top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Expressas: Zenos antecipa o novo E10 RZ: esportivo britânico chega em 2026 com até 500 cv por tonelada

  • Foto do escritor: Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
    Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura
ree

A Zenos Cars revelou os primeiros detalhes do E10 RZ, versão retrabalhada de seu icônico esportivo de pista e rua, que entrará em produção no início de 2026. Mantendo os princípios de leveza e inovação da marca britânica, o novo modelo estreia com motor turbo de 380 cv e uma impressionante relação peso-potência de 500 cv por tonelada, credenciais que o colocam entre os esportivos mais radicais do mercado.


Clique AQUI
Clique AQUI

Evolução de um ícone leve

Lançado originalmente em 2014, o Zenos E10 conquistou admiradores por reinterpretar a tradição britânica de carros leves e acessíveis para entusiastas. Agora, o E10 RZ inaugura uma nova geração, com chassi de alumínio e célula central em fibra de carbono, mantendo baixo peso (790 kg) e alta rigidez estrutural.


O motor é um 2.0 turbo de quatro cilindros, revisado com nova eletrônica, intercooler e gerenciamento CAN bus, acoplado a uma caixa manual de seis marchas. O conjunto garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e velocidade máxima estimada em 241 km/h.


Design funcional e corpo em fibra de carbono

A carroceria em fibra de carbono é feita à mão no Reino Unido, podendo ser pintada, com trama de carbono exposta ou acabamento sob medida. Além do impacto visual, o material reduz significativamente o peso e contribui para o centro de gravidade mais baixo.


O esportivo adota suspensão dianteira com pushrods e amortecedores montados internamente, solução típica de protótipos de competição, que melhora resposta e reduz massa não suspensa. Atrás, amortecedores coil-over se ligam ao subchassi tubular que aloja motor e transmissão.


ree

ree

Expansão da linha

O E10 RZ será acompanhado em meados de 2026 pelo E10 R2, equipado com motor 2.3 turbo de 325 cv e peso similar, alcançando relação peso-potência de 400 cv/tonelada. A marca prevê entregar menos de 50 unidades no primeiro ano.


Os preços estimados no Reino Unido são de £140.000 (E10 RZ) e £120.000 (E10 R2).


Um puro-sangue britânico

O retorno da Zenos com o E10 RZ mostra como a marca segue a filosofia de “fazer mais com menos”, equilibrando engenharia inteligente, materiais leves e desempenho brutal.


Para os entusiastas que buscam um carro de pista homologado para as ruas, este esportivo promete entregar experiências únicas — em aceleração, controle e exclusividade.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Publiracing Portal de Notícias
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
bottom of page