A partir de hoje, uma das principais instalações destinadas ao projeto e desenvolvimento de veículos no Polo Automotivo de Betim passa a denominar-se DEVELOPMENT CENTER CLAUDIO DEMARIA. Esta é uma homenagem que a Stellantis presta ao engenheiro italiano que, em duas oportunidades, entre 2005 e 2008 e de 2011 a 2018, dirigiu a área de Engenharia em Betim. Ele faleceu na Itália, no dia 22 de outubro passado, aos 68 anos.
Durante sua carreira inspiradora na Itália e no Brasil, Claudio Demaria chefiou o desenvolvimento de modelos ícones da indústria automobilística, como os Fiat Punto, Panda, Novo Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Strada, Dobló e Ducato, além de outros modelos consagrados como Fiat Argo, Cronos e Toro. Ele dirigiu a Engenharia da América Latina até 2018, quando retornou à Itália para coordenar a Engenharia na Europa. Ali se aposentou.
O Development Center que recebe seu nome é uma área estratégica para o projeto e desenvolvimento de novos modelos na América Latina. Trata-se de um amplo espaço integrado, com mais de 500 postos de trabalho e completa infraestrutura tecnológica. Nesta área, todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos de novos veículos encontram sua viabilidade econômica e de manufatura. É um espaço interativo e multifuncional no qual trabalham profissionais de todas as áreas envolvidas, como Design, Projeto, Engenharia, Compras, Manufatura, Finanças, entre outras, para o desenvolvimento do projeto desde o momento zero até sua entrada em produção.
“Esta é uma justa homenagem ao maestro Claudio Demaria. Ele trouxe para o Brasil a capacidade de projetar e desenvolver veículos e, sobretudo, criou as equipes e competências necessárias para vencer este desafio. E fez isto da melhor maneira possível, criando entre nós uma verdadeira cultura de engenharia automotiva”, destacou o presidente da Stellantis para a América do sul, Antonio Filosa, durante a cerimônia de homenagem realizada hoje no Polo Automotivo Stellantis de Betim.
Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul, conviveu com Claudio Demaria por 25 anos, desde que trabalharam juntos em 1996 no desenvolvimento da primeira picape Fiat Strada.
“Com Demaria aprendemos a materializar ideias a partir do zero e transformá-las em modelos de sucesso. Seu maior legado, porém, foi preparar e capacitar toda uma geração de técnicos e engenheiros brasileiros, dotando-os de competências que antes só encontrávamos nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão”, destacou Tonani.
Na cerimônia de homenagem foi inaugurada uma placa com seu retrato estilizado em aço e o seguinte memorial, gravado em português e italiano
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Komentarze