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19 de out.



Artur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br
12 de out.



Redação Publiracing
4 de out.




Com V8 biturbo de 10.000 rpm, três motores elétricos e 920 cv combinados, novo HPEV da marca combina engenharia de competição, eletrificação e performance extrema em um pacote mais utilizável no dia a dia.
O Lamborghini Temerario chega para ocupar um espaço próprio dentro do já exclusivo universo dos superesportivos. Segundo modelo da linha High Performance Electrified Vehicle (HPEV), depois do Revuelto e ao lado do SUV Urus SE, ele completa o processo de hibridização da marca ao estrear um conjunto motriz que mistura um novo V8 biturbo 4.0 de até 10.000 rpm com três motores elétricos, totalizando 920 cv. Mais do que números, o projeto revela a estratégia de Sant’Agata Bolognese para conciliar emissões menores com a tradição de motores giradores, respostas imediatas e envolvimento máximo ao volante.
Apresentado em São Paulo, o Temerario assume explicitamente a missão de substituir o lugar ocupado pelo Huracán na gama, mas com uma solução técnica bem mais complexa. O novo spaceframe de alumínio, com ligas de altíssima resistência e menos soldas, aumenta em mais de 20% a rigidez torcional em relação à geração anterior e, ao mesmo tempo, reduz peso e complexidade construtiva.
O resultado é um superesportivo que mantém a vocação para pista, mas melhora espaço interno, ergonomia e capacidade de bagagem, aproximando o carro de um uso menos esporádico — ainda que o foco siga claramente voltado à condução esportiva.
O ponto central do Temerario é o novo V8 biturbo 4.0 L, desenvolvido do zero para este modelo. Ele entrega:
800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm,
730 Nm de torque entre 4.000 e 7.000 rpm,
funcionamento com virabrequim flat-plane, típico de competição,
bielas de titânio, bloco em liga A357+Cu e componentes tratados com DLC para suportar regimes de até 11.000 rpm.
O motor a combustão trabalha com dois grandes turbocompressores em configuração hot-V, pressão de até 2,5 bar (abs) e injeção direta a 350 bar, combinando potência específica de 200 cv/litro com respostas rápidas para um propulsor turbo.

Acoplado a ele está um motor elétrico em posição P1, alojado entre o V8 e a nova transmissão de dupla embreagem de 8 marchas. Esse motor funciona como “preenchedor de torque”, eliminando o atraso dos turbos em baixas rotações, suavizando trocas de marcha e atuando ainda como motor de partida e gerador trifásico.
No eixo dianteiro, dois motores elétricos de fluxo axial (110 kW cada, 220 kW no total, até 2.150 Nm de torque) permitem tração integral sob demanda e, em modo totalmente elétrico, transformação do Temerario em um superesportivo zero emissões, reduzindo em até 50% as emissões de CO₂ em comparação com o Huracán.
No conjunto, a combinação V8 + três motores elétricos chega aos 920 cv e viabiliza aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 s e velocidade máxima de 343 km/h.
A bateria de íons de lítio de alta potência (4.500 W/kg) fica no túnel central, ajudando a baixar o centro de gravidade e a equilibrar a distribuição de massas.
Com esse arranjo, o Temerario estreia uma evolução do Lamborghini Dinamica Veicolo (LDV) 2.0, que utiliza o eixo elétrico dianteiro para vetorização de torque: mais agilidade em curvas lentas, mais estabilidade em alta e intervenção mínima nos freios, privilegiando eficiência e naturalidade de comportamento.
Na frenagem, tanto o eixo elétrico dianteiro quanto o motor elétrico traseiro trabalham em regeneração, reduzindo a carga sobre os freios e recuperando energia.

A caixa de dupla embreagem de 8 marchas, compacta e instalada atrás do motor, foi desenhada especificamente para o Temerario. O arranjo libera espaço para a bateria no túnel central e contribui para entre-eixos compacto e melhor distribuição de peso.
Recursos como a redução sequencial ao manter a borboleta esquerda pressionada intensificam a interação em pista, enquanto a 8ª marcha longa reduz rotações em cruzeiro, ajudando no consumo e no conforto em viagens.
O Temerario segue a tradição de proporções baixas e angulosas, mas com uma linguagem renovada. A nova assinatura luminosa em DRLs hexagonais, o “nariz de tubarão” na dianteira, os volumes musculosos e o escapamento hexagonal evidenciam a identidade Lamborghini, enquanto cada superfície tem papel aerodinâmico definido.
O trabalho de aerodinâmica levou a:
até +158% de downforce traseira com o pacote Alleggerita em comparação ao Huracán EVO,
assoalho com geradores de vórtice,
difusor 70% maior e com ângulo ampliado,
canais otimizados para resfriamento de radiadores e freios.

O pacote Alleggerita vai além de estética: reduz mais de 25 kg com uso intensivo de fibra de carbono e alianças com materiais reciclados, além de aumentar significativamente a carga aerodinâmica.
Por dentro, o Temerario aprofunda o conceito “Feel like a pilot” com posição de condução baixa, painel fino, volante inspirado em carros de corrida e três telas:
painel digital de 12,3”,
central multimídia de 8,4”,
display de 9,1” para o passageiro.
A interface permite arrastar conteúdos entre os monitores, personalizar layouts e alternar rapidamente entre visões focadas em dinâmica, navegação ou informações essenciais.
A ergonomia foi revista com mais espaço para cabeça e pernas, além de uma área frontal com 112 litros de capacidade, tornando o carro marginalmente mais prático que seu antecessor.
Novos bancos esportivos elétricos, aquecidos e ventilados são de série; os opcionais em casca dupla de fibra de carbono aproximam o ambiente interno de um carro de competição.

A lógica de uso do sistema híbrido é complexa mas estruturada:
Modos principais de condução: Città, Strada, Sport, Corsa, Corsa Plus (ESC Off);
Modos de gestão do powertrain: Recharge, Hybrid e Performance, combináveis entre si.
Com isso, o carro pode ir de um uso urbano totalmente elétrico (até 140 kW/190 cv) a um modo Corsa/Performance com 920 cv, vetorização máxima de torque e som do V8 em seu auge.
O modo Drift, ajustável em três níveis, ajuda o motorista a explorar sobre-esterço de forma controlada — recurso claramente voltado a entusiastas de pista e track days.
O Temerario é também o Lamborghini mais avançado em conectividade:
sistema Lamborghini Vision Unit (LAVU) com três câmeras HD,
Telemetry 2.0 com mais de 150 circuitos, integração com Apple Watch e análise combinada de dados do carro e batimentos cardíacos,
recursos Memories Recorder e Dashcam, gravando sessões de pista, passeios e até situações de emergência.
O som é assinado pela Sonus faber, reforçando a parceria com outra marca italiana de alto prestígio, enquanto o sistema Lamborghini Connect Vehicle Tracking System acrescenta funções de segurança e rastreamento.

A Bridgestone desenvolveu uma família completa de pneus específicos para o Temerario:
Potenza Sport sob medida para uso esportivo em piso seco e molhado;
versão Potenza Sport Run-Flat, com capacidade de rodar até 80 km após perda de pressão;
Potenza Race para uso em pista homologado para rua;
Blizzak LM005 para uso em condições severas de inverno.
Todos nas bitolas 20” (dianteira) e 21” (traseira), reforçando o foco em performance com alguma dose de versatilidade sazonal.
Item | Especificação |
Sistema de propulsão | Híbrido V8 biturbo + 3 motores elétricos |
Motor a combustão | V8 Bi-Turbo 4.0 L |
Cilindrada | 3.995,2 cm³ |
Diâmetro x curso | 90 mm x 78,5 mm |
Taxa de compressão | 9,3:1 |
Potência máxima (ICE) | 800 cv @ 9.000–9.750 rpm |
Potência máxima combinada | 920 cv (ICE + motores elétricos) |
Torque máximo (ICE) | 730 Nm @ 4.000–7.000 rpm |
Sistema de arrefecimento | Líquido, com circuito específico para componentes de alta voltagem |
Gerenciamento do motor | Central DI – Bosch |
Lubrificação | Cárter seco |
Transmissão | Automática, dupla embreagem (DCT) |
Caixa de câmbio | 8 marchas |
Sistema híbrido – bateria | Íons de lítio de alta potência específica, células tipo “pouch” |
Sistema híbrido – gerador | eMotor P1 |
Motores elétricos | Eixo elétrico dianteiro, 220 kW @ 3.500 rpm |
Velocidade máxima | 343 km/h |
Aceleração 0–100 km/h | 2,7 s |
Frenagem 100–0 km/h | 32 m |
Chassi | Spaceframe totalmente em alumínio |
Carroceria | Alumínio |
Pneus dianteiros | Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20 |
Pneus traseiros | Bridgestone Potenza Sport 325/30 ZR21 |
Rodas dianteiras | 9J x 20” |
Rodas traseiras | 11,5J x 21” |
Freios | CCB Plus (carbono-cerâmicos), pinças monobloco em alumínio |
Pinças dianteiras | 10 pistões |
Pinças traseiras | 4 pistões |
Discos dianteiros | 410 x 38 mm |
Discos traseiros | 390 x 32 mm |
Entre-eixos | 2.658 mm |
Comprimento | 4.706 mm |
Largura (sem espelhos) | 1.996 mm |
Largura (com espelhos) | 2.246 mm |
Altura | 1.201 mm |
Peso em ordem de marcha | 1.690 kg |
Relação peso/potência | 1,84 kg/cv |
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