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Produção e vendas de veículos recuam no terceiro trimestre e ligam alerta no setor automotivo

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    Redação Publiracing
  • 8 de out.
  • 3 min de leitura

Produção e vendas de veículos recuam no terceiro trimestre e ligam alerta no setor automotivo

Depois de um primeiro semestre positivo, o setor automotivo brasileiro encerrou o terceiro trimestre de 2025 com sinais de desaceleração. De acordo com dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a produção caiu 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, puxada principalmente pela retração de 9,4% no segmento de veículos pesados.


Entre os automóveis e comerciais leves, o recuo foi mais moderado, de 0,3%, mas suficiente para interromper a trajetória de alta observada nos dois primeiros trimestres do ano.


Apesar do desempenho mais fraco entre julho e setembro, a produção acumulada de 2025 ainda está 6% acima da registrada no mesmo período do ano passado, superando a marca simbólica de 2 milhões de unidades produzidas.

“Os números do terceiro trimestre nos preocupam por indicarem perda de tração após um primeiro semestre bastante favorável. O desafio agora é manter o ritmo no último trimestre, especialmente porque partimos de uma base muito forte no fim de 2024”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.

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O contraste entre os diferentes segmentos é evidente. Enquanto a produção de caminhões acumula queda de 3,9%, o segmento de ônibus segue em alta, com crescimento de 13,4% frente ao mesmo período do ano anterior.


Nos emplacamentos, o cenário também é de estabilidade com viés negativo: após alta de 7,2% no primeiro trimestre e 2,9% no segundo, o volume de vendas recuou 0,4% entre julho e setembro.


No acumulado do ano, o varejo de veículos nacionais caiu 8,1%, uma queda amenizada pelo Programa Carro Sustentável, que impulsionou em 24% as vendas dos modelos participantes.


Importados desaceleram, mas marcas chinesas batem recorde

Os veículos importados também registraram ritmo mais lento em setembro, embora as marcas chinesas tenham mantido um desempenho expressivo. Foi o terceiro mês consecutivo de recorde, com mais de 18 mil unidades emplacadas no país.


A tendência reforça o rápido avanço das montadoras da China no mercado brasileiro, especialmente nos segmentos de SUVs compactos e veículos elétricos, onde a concorrência com marcas tradicionais se intensifica.


Exportações continuam a sustentar o setor

As exportações seguem como o principal ponto positivo do balanço da Anfavea. De janeiro a setembro, o Brasil exportou 430,8 mil veículos, um aumento de 51,6% em relação ao mesmo período de 2024.


O mercado argentino foi o principal responsável por esse avanço, com embarques que mais que dobraram no período — alta de 130,6%. Esse resultado tem sido essencial para manter o crescimento da produção no ano, compensando o enfraquecimento do consumo doméstico.


Por outro lado, a situação com a Colômbia preocupa o setor. O fim do acordo bilateral e a aplicação de um imposto de importação de 16,1% sobre veículos brasileiros, em vigor desde outubro, coloca em risco o desempenho das exportações para aquele país — atualmente o terceiro maior destino dos automóveis nacionais.


Outro ponto de atenção é o ritmo mais lento da economia mexicana, que também impacta negativamente os embarques para o segundo maior mercado do Brasil no exterior.


Setor prepara agenda na COP30 e o novo Salão do Automóvel

Durante a coletiva, Igor Calvet também destacou a participação da Anfavea na COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro.

“Vamos apresentar um estudo inédito que mostra como a frota brasileira tem a menor pegada de carbono do planeta, considerando todo o ciclo de vida dos veículos, e o potencial que temos para continuar liderando a descarbonização global”, afirmou o presidente.

Calvet aproveitou ainda para anunciar novidades do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi. O evento contará com 27 marcas confirmadas, número recorde, além de uma Arena de Conteúdo voltada a palestras e experiências interativas.


Os ingressos serão limitados por dia para garantir conforto aos visitantes. O primeiro lote esgotou-se antes do previsto, e a expectativa é que o mesmo ocorra com o segundo.

“Além do recorde de expositores e test drives, queremos que o novo Salão proporcione experiências imersivas e diversão para toda a família”, concluiu Calvet.

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