top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Chevrolet Spark EUV inicia produção no Brasil e GM confirma Captiva EV para 2026

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • há 53 minutos
  • 3 min de leitura
Chevrolet Spark EUV inicia produção no Brasil e GM confirma Captiva EV para 2026

Evento com Presidente Lula e Vice-Presidente Geraldo Alckmin marca avanço da eletrificação e coloca o Ceará entre os novos polos estratégicos da indústria automotiva nacional.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

O Brasil deu nesta semana um passo decisivo rumo à ampliação da produção local de veículos elétricos. A Planta Automotiva do Ceará (PACE), uma planta multimarca, iniciou oficialmente a montagem do Chevrolet Spark EUV, primeiro modelo totalmente elétrico produzido na unidade. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, reforçando o simbolismo político e industrial associado ao anúncio.


No mesmo evento, a General Motors confirmou que o Chevrolet Captiva EV também será fabricado na PACE a partir de 2026, ampliando a estratégia de eletrificação da marca e dando continuidade a um movimento que coincide com o ano em que a GM celebra 100 anos de atuação no Brasil.


Um novo polo automotivo para a eletrificação

Ao iniciar a produção do Spark EUV, a PACE inaugura de forma oficial o seu polo automotivo multimarcas focado em tecnologias avançadas, abrindo a possibilidade de receber diferentes projetos alinhados às demandas da mobilidade elétrica. A parceria com a GM foi estruturada para garantir eficiência, flexibilidade e racionalidade econômica no início da entrada da empresa no segmento de elétricos produzidos no país.


Chevrolet Spark EUV inicia produção no Brasil e GM confirma Captiva EV para 2026

Segundo os executivos presentes na cerimônia, a estratégia permite ajustar volumes à medida que a adoção de veículos elétricos avança no mercado brasileiro, evitando gargalos de produção e mantendo controle sobre custos industriais.


Ceará ganha protagonismo na cadeia produtiva do setor

A fabricação de veículos elétricos na região nordeste representa não apenas uma diversificação geográfica da indústria automotiva, mas a fortalecimento de cadeias de trabalho, formação técnica e atração de novos investimentos.


A operação é vista como um potencial impulsionador da economia local, oferecendo oportunidades diretas e indiretas num setor que atravessa uma transição tecnológica global. A produção de modelos elétricos no Ceará também contribui para espalhar competências ligadas à eletrificação para além dos polos tradicionais do Sudeste.


Chevrolet Spark EUV inicia produção no Brasil e GM confirma Captiva EV para 2026

Declarações reforçam o caráter estratégico da iniciativa

O presidente da COMEXPORT, Alan Goldlust, destacou que a PACE possui condições industriais raras no país para suportar projetos de mobilidade elétrica:

“A planta reúne eficiência, flexibilidade e rigor tecnológico. Estamos preparados para apoiar a GM e outros clientes na introdução de veículos de última geração.”

Já o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, apontou para o alinhamento entre a produção local e o estágio atual do mercado brasileiro de elétricos:

“Trazer Spark EUV e Captiva EV para o Brasil é coerente com a visão de competitividade e tecnologia que defendemos. O país tem talento e escala para avançar, desde que os movimentos acompanhem a maturidade do mercado.”
Chevrolet Spark EUV inicia produção no Brasil e GM confirma Captiva EV para 2026

Captiva EV: segundo passo de uma estratégia de escala

Com previsão de início de produção em 2026, o Captiva EV ocupará um papel estratégico dentro do portfólio da Chevrolet:

  • atua num segmento de SUVs elétricos em acelerada expansão;

  • oferece maior potencial de volumes;

  • serve como base para elevar a participação da marca no segmento elétrico brasileiro.

A produção local do modelo permitirá reduzir dependências de importação, acelerar o desenvolvimento técnico regional e preparar a PACE para futuros projetos.


Um ano simbólico para a GM e um marco para a indústria nacional

A confirmação dos dois modelos elétricos no Brasil ocorre justamente quando a GM celebra um século de presença industrial no país, reforçando a intenção de continuar a integrar a cadeia produtiva local mesmo em um momento de transição tecnológica.


Com Spark EUV em linha e Captiva EV a caminho, o Ceará passa a ocupar um novo espaço no mapa da indústria automotiva — como polo de desenvolvimento e produção de veículos elétricos em um momento em que a mobilidade global se redefine.

👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Publiracing Portal de Notícias
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
bottom of page