Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
WRC: Ott Tänak vence disputa com Elfyn Evans para garantir a segunda vitória consecutiva
Redação Publiracing
21 de ago. de 2022
3 min de leitura
O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N
O piloto estoniano Ott Tänak venceu na visita do WRC na Bélgica após herdar o primeiro lugar no penúltimo dia, quando o companheiro de equipe do Hyundai i20 N e líder até então, Thierry Neuville, saiu da estrada e caiu em uma vala, destruindo as esperanças do belga de uma vitória repetida em casa.
Tänak - vencedor do Rally da Finlândia no início deste mês – começou o último dia com uma vantagem de 8,2 segundos sobre Elfyn Evans na etapa final de domingo, que incluiu quatro especiais curtas na região de Flandres.
A estrela do Toyota GR Yaris, Evans, não estava disposta a desistir sem lutar. Ele voou para os tempos mais rápidos nas duas etapas iniciais, mas ainda não conseguiu recuperar totalmente a diferença sobre o líder, conseguindo diminuir em 2,2 segundos, mas insuficiente para chegar no piloto da Hyundai que consolidou 5,0 segundos de vantagem no final da prova.
O sucesso de Tänak significa que ele agora está atrás do líder do campeonato Kalle Rovanperä - que saiu da disputa pela prova após acidente na manhã de sexta-feira - por 72 pontos. O finlandês de 21 anos acumulou cinco pontos de bônus ao vencer o Wolf Power Stage e continua no caminho para se tornar o mais jovem campeão do WRC da história, a quatro rodadas do final.
A situação do campeonato de fabricantes permanece inalterada, com a equipe Hyundai Motorsport de Tänak ainda 88 pontos atrás da líder Toyota Gazoo Racing.
E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris
Para Evans, era um caso do que poderia ter sido. Ele perdeu segundos valiosos na sexta-feira, quando um furo lento o forçou a usar um pneu de chuva em condições secas. Ele também foi prejudicado com uma penalidade de tempo de 10 segundos por chegar atrasado à SS8. Sem isso, o resultado poderia ter sido diferente.
Esapekka Lappi colocou dois carros GR Yaris no pódio - garantindo um solitário terceiro lugar no final de um fim de semana sem problemas, onde uma má escolha de pneus na sexta-feira foi o único obstáculo real na estrada.
Ele estava atrás de Evans por 1min 36,6s, mas tinha uma enorme vantagem de 1min 46,9s sobre o quarto colocado da Hyundai Oliver Solberg, que obteve o melhor resultado da carreira para banir todas as lembranças do seu abandono precoce na última prova.
Os pilotos estão de volta ao cascalho e terra no próximo mês para o lendário EKO Acropolis Rally da Grécia. O evento será sediado em Lamia e acontece de 8 a 11 de setembro.
O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N
Posições finais:
1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N 2h 25min 38,9seg
2. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +5,0 segundos
3. E Lappi / J Ferm FIN Toyota GR Yaris +1min 41,6seg
4. O Solberg / E Edmondson SWE Hyundai i20 N +3min 28,5seg
5. T Katsuta / A Johnston JAP Toyota GR Yaris +6min 6,1seg
6. S Lefebvre / A Malfoy (FRA) Citroën C3 Rally2 +9min 45,7seg
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários