Tudo mudou no novo Nissan Kicks
- Redação Publiracing
- há 1 hora
- 8 min de leitura

O novo Nissan Kicks chega com personalidade num projeto disruptivo e com um novo motor 1.0 turbo com injeção direta e câmbio de dupla embreagem de seis marchas banhado a óleo, que é acionado por seletor de marchas com botões "e-Shifter".
Veículo e motor são produzidos no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
O novo Nissan Kicks, produzido no Brasil, vai chegar nas lojas no dia 3 de julho, mas a versão topo de linha já está disponível, em pré-venda.
"Tenho certeza de que o novo Nissan Kicks trará um grande impulso para a nossa marca no mercado brasileiro, assim como em todos os outros lugares onde foi lançado. Será um verdadeiro sucesso aqui no Brasil. É um SUV super bem projetado, com tecnologia avançada, e tenho certeza de que as pessoas vão adorar!",
afirmou Christian Meunier, Chairman da Nissan Américas, que esteve no país para o lançamento do novo carro da marca.
Para se adequar às necessidades de cada motorista, o modelo é oferecido em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Cada versão surge com seu pacote de equipamentos específicos, mas todas elas trazem como base um conjunto moderno e disruptivo.

Design robusto e impactante
À primeira vista, o novo Nissan Kicks impressiona com seu desenho ousado e expressivo da carroceria. Os designers da marca quiseram transmitir agilidade e robustez com traços implícitos de vitalidade e energia, indo além de buscar referências apenas no segmento automotivo.
Na visão frontal, o desenho é geométrico moderno e ousado. Os faróis dianteiros têm assinatura exclusiva, luzes diurnas em filetes, para criar uma frente distinta, contrastando formas para acentuar o porte robusto. E toda a iluminação usa LEDs.
O design da traseira é igualmente expressivo, mas elegante, com um discreto spoiler no teto, antena tipo tubarão e lanternas de LED aplicadas na moldura preta que se sobressai em toda a parte de trás do carro. Essa peça divide a tampa do porta-malas em dois segmentos, além de harmonizar com o para-choque e caixas de rodas traseiras.
As caixas de rodas salientes, por sinal, emolduram as exclusivas rodas desenvolvidas para o modelo, que tem aro 19 nas versões Exclusive e Platinum, tamanho inédito em um modelo desse segmento. A pitada extra de personalidade é garantida por vários easter eggs que estão espalhados pela carroceria, como na base dos retrovisores externos e colunas C.
Dentro, o novo Nissan Kicks tem visual tão moderno e arejado como o do exterior, tendo sido projetado para ser um contraponto com a robustez externa ao passar sensação de uma proteção envolvente, como se fosse um casulo.
No painel, que forma uma espécie de monolito tecnológico, uma tela para acomodar os instrumentos e outra para o sistema de infoentretenimento, ambas de alta definição, ficam lado a lado. Para as versões Sense e Advance, são de 7 polegadas, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas, totalizando uma área de 24,6 polegadas.

O desenho do painel diferencia-se também ao adotar uma base na parte inferior, como uma prateleira. Com acabamento em tecido, essa área reforça o conforto por ser macia ao toque e ressaltar a alta qualidade do modelo. Uma iluminação discreta em linha contínua, que começa nas laterais das portas dianteiras e está em toda extensão do painel, dá um toque diferenciado à cabine da Platinum.
O teto solar panorâmico, com abertura e fechamento com acionamento elétrico, traz luz e leveza adicionais para o interior. O equipamento, que também confere um toque de esportividade, foi desenvolvido para ser prático e interferir o mínimo possível no espaço do teto do veículo.

Interior espaçoso e funcional
O novo Nissan Kicks foi desenvolvido para otimizar o espaço interior para o conforto dos passageiros e a boa acomodação da carga, mantendo um tamanho exterior compacto que torna a condução e o estacionamento na cidade uma tarefa mais fácil.
Com 470 litros de capacidade, o porta-malas promete entregar a maior capacidade de seu segmento. Ele pode ficar ainda mais versátil com a opção do Flexible Board. Essa placa móvel permite otimizar a distribuição da bagagem com um espaço extra que fica "escondido" sob o equipamento, que deixa o assoalho alinhado com a base do carro, sem degraus. Esse recurso está disponível de série a partir da versão Advance e facilita também o transporte de itens longos quando o encosto do banco traseiro é rebatido.
Entretenimento e comodidade
Nas versões Exclusive e Platinum, cada tela de alta resolução tem 12,3 polegadas – que saúdam os ocupantes na sua abertura – e trazem todas as informações do sistema de áudio e de aplicativos como Apple Car Play e o Android Auto, acessados por conexão sem fio além das informações do veículo. O equipamento permite salvar até três perfis de usuários diferentes com as configurações de volume, brilho, interfaces, etc.
Em um mundo cada vez mais multitelas, para carregar ou conectar outros aparelhos, o interior do carro tem quatro entradas USB Tipo C, sendo duas na frente e duas na traseira. Há, ainda, um carregador sem fio para telefones celulares embutido no console central a partir da versão Advance.
Reforçando o posicionamento topo de linha da versão Platinum, o sistema de som conta com a exclusiva tecnologia de áudio Bose® Personal Plus com dez alto-falantes, que proporciona um som nítido e realista em toda a cabine. A imersão oferecida pelo equipamento atinge um patamar único no segmento graças aos apoios de cabeça dos bancos dianteiros – motorista e carona – com alto-falantes embutidos. Eles garantem a difusão surrounding do som para envolver os usuários.

Como recurso extra para garantir o bem-estar no interior, o novo Nissan Kicks é equipado com acionamento do motor e do ar-condicionado à distância, um item disponível também no sedã Nissan Sentra. Assim, o aparelho de climatização opera com as configurações deixadas na última utilização, permitindo que a cabine esteja em uma temperatura agradável para os ocupantes antes deles entrarem no veículo. O acionamento é feito à distância, pelo botão na chave.
Escudo de segurança
Um dos pilares da vanguarda do novo Nissan Kicks está na segurança. A proteção começa pela estrutura reforçada da sua moderna plataforma, a mesma utilizada pelo Nissan Juke europeu. Versão de topo da família de plataformas CMF-B, por isso denominada High Spec, ela garante alta rigidez torcional, tem suspensão com elevada capacidade de absorção de impacto e circuitos desenvolvidos para atuar com eletrônica avançada.
É exatamente a tecnologia embarcada um dos grandes diferenciais do novo utilitário esportivo brasileiro da Nissan. No total, são 23 equipamentos de segurança e conforto intuitivos e de assistência ao motorista. Fazem parte do "escudo de segurança" Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem.
Como primeira linha de defesa do carro e seus ocupantes, o novo Nissan Kicks vem equipado com um robusto pacote de equipamentos para o monitoramento, que inclui, de acordo com a versão: Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA); Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP); Faróis com Ajuste Inteligente de Altura e Intensidade (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Visão 360° Inteligente e Detector de Objetos em Movimento (AVM + MOD) e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro.
A proliferação de equipamentos avança nos sistemas de resposta (reação). Além dos obrigatórios ABS e controle de estabilidade (VDC), o modelo conta com Monitoramento Inteligente de Ponto Cego com Intervenção (BSWI); Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA); Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem e Detecção de Pedestre (FCW/FEB); Assistente Inteligente de Frenagem Traseira com Detecção de Pedestres (RAEB) e Sistema de Auxílio à Condução Semiautônomo (ProPILOT). O FCW/FE e o RAEB apresentam recursos importantes na segurança com a intervenção no sistema de freio em função do movimento do carro da frente e no caso da detecção de pedestres avançando em direção ao veículo na frente ou atrás.
Pela primeira vez no Brasil, a Nissan disponibiliza o seu sistema de direção ProPILOT, que, no novo Kicks, é posicionado no nível 2 da Norma SAE, o mais avançado regulamentado no Brasil em relação ao apoio à condução. Esse sistema da Nissan foca não somente na prevenção de acidentes, mas também no conforto e na conveniência para o motorista.
Assim, o ProPILOT mantém, de acordo com a estrutura de pavimentação, o novo Nissan Kicks dentro das faixas de rolamento das ruas e rodovias sem intervenção direta do condutor. Ele analisa e compreende as situações de tráfego e executa a direção de forma precisa, permitindo que o veículo trafegue naturalmente entre as faixas de rolamento ao corrigir desvios da rota – funciona a partir dos 32 km/h. Para manter o veículo dentro das faixas, também é acionado o Assistente Inteligente de Centralização em Faixa (LKA), que controla o sistema de direção.
Outra novidade importante desse sistema para o conforto e a segurança é o Controle de Cruzeiro Adaptativo de Velocidade e Distância (ICC), equipamento que mantém uma distância segura do carro à frente. Quando identificada a desaceleração desse veículo, a velocidade do novo Kicks é reduzida automaticamente até uma eventual parada completa e, logo após, a aceleração é retomada novamente (versão Platinum).
Complementando o escudo de segurança, ainda há os itens de proteção, como seis airbags (frontais, cabeça e laterais); sistemas Isofix e Tether de fixação de cadeiras infantis; cintos de três pontos em todos os assentos e com pré-tensionador e limitador de carga atrás também. Além deles, o modelo ainda conta com recursos como Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA) e Freio Eletrônico de Estacionamento com Auto Hold (EPB + Auto Hold).
O novo Nissan Kicks também incorpora uma tecnologia da marca japonesa que ajuda a evitar esquecer animais, crianças e objetos no veículo: o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. O sistema é acionado ao abrir uma das portas de trás. Chegando ao destino, caso o motorista saia e tranque as portas sem abrir uma das traseiras, esse recurso tecnológico, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro. É um item de série em todas as quatro versões.

Powertrain ágil e inovador
O propulsor do novo Nissan Kicks é o novíssimo 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, que é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), onde também é fabricado o novo SUV da marca japonesa. Esse motor desenvolve 125 cv de potência, com etanol, e 120 cv, com gasolina, ambos a 5 mil rpm. O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina.
A agilidade do novo Nissan Kicks é ressaltada pelo trabalho em harmonia do propulsor com a transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, mesmo sistema utilizado pela Nissan em carros como icônico GT-R. Com ela, as mudanças de marchas ficam mais rápidas, com sensação direta e nenhuma interrupção do torque. A dupla embreagem e a dupla caixa de velocidades deixam a próxima engrenagem sempre pronta para o engate, evitando perda de força entre as mudanças. Com o sistema "WET", essas trocas são mais suaves, mais silenciosas e oferecem maior durabilidade do que as embreagens secas.
O modelo conta também com sistema Stop/Start, que liga e desliga o motor em congestionamentos, paradas no sinal e religa automaticamente ao retomar a aceleração, colaborando para a economia de combustível.
O novo Nissan Kicks tem também a possibilidade da troca de marchas por aletas na parte de trás do volante (paddle shift), permitindo a seleção manual da engrenagem - disponível a partir da versao de entrada Sense.
Chegada nas lojas
O novo Nissan Kicks começa a chegar às lojas da marca em todo o Brasil nos próximos dias e suas vendas oficiais começam no dia 3 de julho. Um modelo feito no país e que demonstra toda a sua versatilidade, que extrapola os atributos de segmentos em todas as suas versões. A linha tem preços que vão de R$ 159.990, o modelo de entrada Sense – com valor especial de lançamento –, a R$ 199.000, a topo de linha Platinum.
Comentarios