top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Sertões: Rali começa duro e já fez as primeiras vítimas - Vídeo

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 28 de jul.
  • 5 min de leitura
Sertões:  Rali começa duro e já fez as primeiras vítimas - Vídeo
Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs começaram à frente nos carros

Percurso entre Goiânia e Unaí desafiou pilotos e navegadores com características variadas. Especial cronometrada que os levará até Januária tem tudo para ser uma das mais desafiadoras da história


Primeira das oito etapas superadas no Sertões Petrobras 2025. Neste domingo (27), pilotos e navegadores partiram de Goiânia rumo a Unaí (MG), deixando para trás uma especial cronometrada de 283 km que já mostrou como será a 33ª edição do maior rally das Américas: dura, exigente e variada, como prometido pela organização.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

Os primeiros quilômetros do dia foram de chão batido, mais sinuosos, seguidos por trechos  mais velozes e de trial (nome dado aos pontos mais danificados), com direito a pedras. Como se não bastasse, a navegação já foi bastante testada. A adaptação ao novo sistema de monitoramento, o Trux, que sinaliza zonas de radar e controla os pedidos de ultrapassagem, trouxe um desafio extra.


Nos carros, Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Century CR7) levaram a melhor sobre os irmãos Baumgart. Cristian Baumgart (Toyota GR Hilux DKR / X Rally), de volta após a ausência na edição 2024, ficou com a segunda posição, ao lado Luís Felipe Eckel, mesmo com um pneu furado no começo da especial. Marcos Baumgart / Kleber Cincea (Toyota GR Hilux DKR / Sizmic) fecharam a etapa em terceiro.

Domingo complicado para o pentacampeão Guiga Spinelli (Mitsubishi Triton Ultimate Racing), que volta a formar dupla com Youssef Haddad e foram as primeiras vítimas do rali. Um problema na transmissão os levou a abandonar a especial. Eles seguirão no rally, mas já sem chances de ampliar a sequência vitoriosa.


Grande atração nas motos, o espanhol Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally / HRC) precisou fazer uma etapa de recuperação e já confirmou todo o seu talento. Penalizado no Prólogo de sábado, ele foi o 38° a largar e teve de lidar com a poeira e as ultrapassagens constantes. Ainda assim, foi o segundo mais rápido. Superado por outro piloto estrangeiro, mais acostumado ao Sertões Petrobras (vice em 2022): o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing). A marca japonesa colocou quatro pilotos entre os cinco primeiros - o "intruso" foi o líder do Brasileiro de Rally Raid Gabriel Soares, o Tomate (Yamaha WR 450F/IMS Yamaha).


Argentino Martin Duplessis venceu a primeira etapa nas Motos
Argentino Martin Duplessis venceu a primeira etapa nas Motos

Entre os UTVs, a parceria entre Zé Hélio e Ramon Sacilotti (Can-Am Maverick R / HPS) estreou como a mais rápida. O piloto pentacampeão do Sertões Petrobras nas motos conseguiu uma vantagem incomum para uma modalidade marcada pelo equilíbrio. Superou Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am Maverick R / Varela Rally) por 2min54. Terceira posição para os atuais bicampeões Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am Maverick R / Bompack Racing).


Vitória de etapa de Zé Hélio / Ramon Sacilotti entre os UTVs
Vitória de etapa de Zé Hélio / Ramon Sacilotti entre os UTVs

Cardápio completo

Os 301 quilômetros cronometrados desta segunda-feira (28), entre Unaí e Januária (MG), prometem entrar para história do Sertões Petrobras. A organização da prova qualificou a especial como uma das três mais difíceis de todos os 33 anos do rally. Ela começará rápida com piso bom e caminhos mais largos, que se afunilam em sequência. Pedras; a travessia de uma serra; piso arenoso (e prazeroso para os pilotos) após o abastecimento e uma parte final bastante dura, de trial, compõem um cardápio completo, com direito a muita navegação.


Martin Duplessis, vencedor e líder Motos

"Gostei da etapa apesar de sofrer um pouco com a poeira nos primeiros quilômetros. Enfrentamos um pouco de tudo ao longo do dia, consegui desenvolver um bom ritmo e comecei bem o rally, mas é apenas a primeira etapa".

Ramon Sacilotti, vencedor e líder UTVs

"Foi um dia bem interessante, conseguimos andar forte, sem erros. O Trux nos ajudou muito nas ultrapassagens, perdemos pouco tempo com elas.

Cristian Baumgart, segundo colocado Carros

"A etapa me surpreendeu, foi bem ao estilo do que encontramos andando pelo Sertão, com estradas de fazenda, trechos de chão batido, sem grandes retas, muitos trechos sinuosos em que o trabalho da dupla podia fazer a diferença. Tivemos um pneu furado logo de início, mas nos recuperamos e conseguimos uma navegação muito redonda. O carro também esteve perfeito. Sei que a segunda etapa será bastante dura, minha ideia para o rally é, acima de tudo, me divertir".


ree

 

Resultado extraoficial / Classificação acumulada


Moto

1. Martin Duplessis (ARG) #3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT1, 4h10min56

2. Tosha Schareina (ESP), #68, Honda CRF 450 Rally, (2)MT1, 4h13min01

3. Bruno Crivilin #11, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT2, 4h13min47

4. Gabriel Soares #4, Yamaha WR 450F, IMS Yamaha, (3)MT1, 4h13min47

5. Romain Dumontier (FRA) #23, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (4)MT1, 4h15min24


Quadriciclo

1. Marcelo Medeiros #61, Yamaha Raptor 700R, Taguatur Racing, (1)QDA, 4h40min16

2. Hélio Pessoa #63, Yamaha Raptor 700R, Fifth Avenue Racing, (2)QDA, 5h01min49

3. Wescley Dutra #64, Yamaha Raptor 700R, Quadri Racing, (3)QDA, 5h04min43


UTV

1. Zé Hélio / Ramon Sacilotti #106, Can-Am Maverick R, HPS, (1)ULT, 4h04min05

2. Bruno Varela / Ari Fiúza #103, Can-Am Maverick R, Varela Rally (2)ULT, 4h07min00

3. Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101, Can-Am Maverick R, Bompack Racing, (3)ULT, 4h07min29

4. Fabio Pirondi / Enio Bozzano, #112, Can-Am Maverick R, EMS Racing, (4)ULT, 4h08min32

5. Marcos Moraes / Fábio Pedroso #145, Can-Am Maverick R, MEM Motorsport, (1)UOP, 4h10min36

 

Carro

1. Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs #302, Century CR7, Baja Tek, (1)T1M, 4h02min26

2. Cristian Baumgart / Luís Felipe Eckel, #301, Toyota GR Hilux DKR T1+, X Rally, (2)T1M, 4h03min30

3. Marcos Baumgart /Kleber Cincea #303, Toyota GR Hilux DKR T1+, Sizmic Racing, (3)T1M, 4h03min35

4. Pedro Queirolo / Lauro Sobreira #304, Buggy Giaffone V8, (1)UBR, 4h09min53

5. Mauro Guedes / Edu Bampi #314, Toyota GR Hilux DKR T1+, RMattheis, (4)T1M, 4h10min31


Roteiro


28/7 - Segunda etapa: Unaí (MG) / Januária (MG)

DI: 40 km / SS: 301 km / DF: 75 km – Total: 416 km

A mais extensa especial do Sertões 2025 começa rápida em estradas de fazenda com uma passagem por serra – serão cerca de 100km neste tipo de piso. Após o reabastecimento, o cenário se modifica: entram as estradas estreitas de areia, técnicas e com muitas curvas. Nos últimos quilômetros os caminhos se estreitam ainda mais por entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial.


29/7 - Terceira etapa: Januária (MG) / Bom Jesus da Lapa (BA)

30/7 - Quarta etapa: Bom Jesus da Lapa (BA) / Xique-Xique (BA) (Maratona)

31/7 - Quinta etapa: Xique-Xique (BA)/ Petrolina (PE) (Maratona)

1/8 - Sexta etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

2/8 - Sétima etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Marechal Deodoro (AL)

3/8 - Oitava etapa: Marechal Deodoro (AL) / Marechal Deodoro (AL)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Publiracing Portal de Notícias
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
bottom of page