Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Sertões: Marcelo Medeiros chega em primeiro entre os quadriciclos na etapa de abertura
Redação Publiracing
27 de jul.
3 min de leitura
O maranhense e sua Yamaha YFM 700R #61 completaram os 283,4 quilômetros da especial cronometrada do dia, entre Goiânia (GO) e Unaí (MG), em 04h40m16s33. Foco do piloto é conquistar o heptacampeonato na maior competição off-road das Américas que acontece de 26 de julho a 03 de agosto.
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Neste domingo, 27 de julho, Marcelo Medeiros largou na quarta posição e concluiu a primeira das oito etapas da 33ª edição dos Sertões em primeiro lugar, entre os quadriciclos.
O maranhense, hexacampeão do maior rally das Américas, que compete com sua Yamaha YFM 700R #61 pelo Campeonato Brasileiro de Raid, completou os 283 quilômetros da especial do dia e um total de 536 quilômetros percorridos, entre Goiânia (GO) e Unaí (MG), em 04h40m16s33, em uma escalada de posições na categoria.
O percurso especial deste domingo exigiu perspicácia e experiência dos competidores já nos primeiros quilômetros.
O início com deslocamento curto, mas depois foi um roteiro duro, em travessia de estradas vicinais entre pequenas fazendas com trechos sinuosos, com piso de muita pedra, cascalhos, mata-burros e buracos, setores de média e baixa velocidade, terminando a passagem por Goiás. Já no final adentram Minas Gerais. Uma etapa que resume o desafio que virá pela frente, que abusará do conhecimento e da percepção afiada de todos.
“Hoje foi um dia muito travado. Com trecho que exigiu muita atenção na pilotagem. Outro ponto que dificultou nesta etapa foi o calor. O dia foi extremamente quente. O importante é que nosso quadri terminou inteiro, sem nenhum problema e pronto para os próximos desafios, em busca do hepta”,
pontuou Medeiros, que faz sua 15ª participação nos Sertões.
Para esta segunda-feira, 28, o piloto da Taguatur Racing terá pela frente outro duro desafio. A segunda etapa será entre Unaí (MG) e Januária (MG) com trecho especial, com 301 quilômetros e promete ser bem completo, totalizando 416 quilômetros.
A mais extensa especial do Sertões 2025 começa rápida em estradas de fazenda com uma passagem por serra - serão cerca de 100 quilômetros neste tipo de piso. Após o reabastecimento, o cenário se modifica: entram as estradas estreitas de areia, técnicas, além de muitas curvas. Nos últimos quilômetros os caminhos se estreitam ainda mais por entre pequenos sítios, com alguns trechos de trial.
O rali passará ainda por cinco estados e pelas cidades de Bom Jesus da Lapa (BA), Xique-Xique (BA), Petrolina (PE), Delmiro Gouveia (AL), Marechal Deodoro (AL), onde será a chegada no dia 03 de agosto na Praia do Francês, e sediará a cerimônia de premiação.
Histórico – Marcelo Medeiros, natural de São Luís (MA), 36 anos, após a conquista do título de hexacampeão do Sertões está de volta à sua 15ª participação na maior competição nacional do gênero e é o maior vencedor na categoria quadriciclos. No Sertões, o maranhense coleciona títulos conquistados em 2012, 2015 e como vice em 2013, 2019, 2020, 2022 e 2024.
No Dakar 2024, Marcelo Medeiros completou seis etapas, com três vitórias, dois terceiros lugares e uma quarta posição. Mas quando liderava a sétima etapa, sofreu uma queda e precisou abandonar. Ano passado, garantiu um nono lugar, após vencer quatro das 14 etapas. Em 2022, sua estreia na Arábia Saudita, ficou em sexto. O piloto de São Luís (MA) também possui em seu currículo outras três participações no principal rally do planeta, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte, o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.
Comentários