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Porsche apresenta evolução do 911 GT3 R para competição e pacote de atualizações

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    Redação Publiracing
  • há 3 dias
  • 5 min de leitura
Porsche apresenta novo 911 GT3 R para competição além de pacote de atualizações


A Porsche está prestes a lançar uma versão ainda mais refinada do bem-sucedido 911 GT3 R para a temporada 2026. O novo carro de corrida da categoria GT3 incorpora uma série de otimizações detalhadas, incluindo uma aerodinâmica reprojetada. A Porsche Motorsport oferecerá o 911 GT3 R de próxima geração às equipes-cliente pelo valor de 573.000 euros, excluindo impostos locais e opcionais.

 

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Desde sua estreia no início de 2023, o atual Porsche 911 GT3 R construiu um histórico de desempenho impressionante, com inúmeras vitórias e títulos em mais de 500 largadas ao redor do mundo.


Apenas na última temporada, as equipes-cliente conquistaram o título não oficial do Campeonato Mundial de Fabricantes da categoria GT3 no Intercontinental GT Challenge e asseguraram o primeiro lugar em todas as três classificações GTD Pro do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Na Nürburgring Langstrecken-Serie (NLS), o atual GT3 R – do qual a Porsche Motorsport já entregou 106 unidades a equipes-cliente até o momento – cruzou a linha de chegada em primeiro lugar em seis das oito provas realizadas no lendário traçado Nordschleife.


Porsche apresenta novo 911 GT3 R para competição além de pacote de atualizações

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O modelo também venceu a edição inaugural do Endurance Trophy para equipes e pilotos da categoria LMGT3 no FIA World Endurance Championship (WEC), incluindo uma vitória de classe nas 24 Horas de Le Mans, superando oito fabricantes rivais de carros esportivos. Nesta temporada, o Porsche 911 GT3 R, com potência de até 416 kW (565 cv), manteve-se invicto novamente na clássica prova francesa. No DTM, o campeão de 2023 Thomas Preining reacendeu sua campanha pelo título de 2025 com uma vitória recente em Norisring.


O carro de corrida recém-evoluído, aprimorado pela Porsche Motorsport em diversos aspectos-chave, segue agora os passos de seu antecessor altamente bem-sucedido. O foco principal da evolução foi a otimização da suspensão e da aerodinâmica, com o objetivo de alcançar um comportamento dinâmico ainda mais equilibrado e uma dirigibilidade aprimorada, mesmo sob condições variáveis.


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“Nosso foco nesta atualização foi a otimização. Pequenas mudanças podem gerar grandes resultados quando partem de uma base sólida e comprovada”,

afirma Sebastian Golz, gerente de projeto do Porsche 911 GT3 R.

“O feedback dos pilotos após a primeira participação em corrida durante a fase de desenvolvimento, em Abril, confirmou que estávamos no caminho certo. Estamos confiantes de que essa evolução permitirá que nossas equipes-cliente continuem competindo com sucesso ao redor do mundo.”
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Michael Dreiser, Diretor de Vendas da Porsche Motorsport, acrescenta:

“O histórico do Porsche 911 GT3 R, com mais de 420 pódios, fala por si. Ele representa o auge da nossa linha de carros de corrida para clientes na categoria GT. Junto com o 718 GT4 RS Clubsport, que é a porta de entrada ideal para as competições internacionais de GT, essa nova evolução oferece um pacote completo e competitivo para a temporada 2026. A possibilidade de atualizar os modelos 911 GT3 R existentes por meio de um kit de atualização também representa uma solução atrativa para os nossos clientes."

Otimizações no chassi e na aerodinâmica para maior estabilidade em frenagens

A característica visual mais marcante do novo 911 GT3 R é a adição de dutos de ventilação na parte superior dos para-lamas dianteiros. Esses chamados “louvres” contribuem de forma significativa para a melhoria da aerodinâmica. Em combinação com a cinemática otimizada da suspensão dianteira de duplo braço triangular, que proporciona um efeito anti-mergulho ao aumentar a resistência às forças de frenagem, os louvres ajudam a conter a compressão do eixo dianteiro durante a desaceleração, mantendo o equilíbrio aerodinâmico. Isso reduz a tendência de inclinação do carro para a frente durante as frenagens — fenômeno conhecido como sensibilidade ao mergulho (pitch sensitivity). Como resultado, o novo 911 GT3 R oferece um comportamento de frenagem mais preciso e previsível, melhorando o controle geral.


Na traseira, a asa com suportes tipo “pescoço de cisne” (swan-neck) está equipada com uma aba Gurney de quatro milímetros. Esse elemento gera força aerodinâmica adicional e amplia as possibilidades de ajuste do equilíbrio aerodinâmico. O assoalho é totalmente fechado e reforçado na parte traseira. Paralelamente, a cinemática modificada da suspensão traseira multibraço aumenta o efeito anti-afundamento (anti-squat), reduzindo a compressão do eixo traseiro durante acelerações intensas. Isso melhora a distribuição dinâmica de carga entre os eixos. Em combinação com o sistema de ABS de competição da quinta geração da Bosch, ajustado para essa aplicação, essas melhorias resultam em um comportamento dinâmico mais equilibrado.


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Outras melhorias detalhadas têm como base o amplo feedback das equipes-cliente da Porsche Motorsport em uma grande variedade de competições ao redor do mundo. Por exemplo, o sistema de direção eletro-hidráulico agora conta com refrigeração adicional do fluido, otimizando seu desempenho térmico e garantindo forças de direção consistentes, mesmo em circuitos exigentes como o Nürburgring Nordschleife. Novos rolamentos de roda em cerâmica aumentam a robustez e a durabilidade, enquanto pinos de centralização modificados facilitam a instalação dos semieixos.


Estes agora são resfriados diretamente por um fluxo de ar dedicado, conduzido por dutos NACA nas saias laterais, de forma independente do sistema de refrigeração dos freios. Isso melhora sua estabilidade em pistas de alta velocidade como Monza ou Le Castellet, onde a altura mínima do solo é um fator crítico. Ao mesmo tempo, o sistema de refrigeração dos freios traseiros pode ser ajustado com maior precisão — um recurso importante para circuitos como Daytona.


Uma saída de ar do cockpit modificada garante uma circulação de ar consistente no interior da cabine, mesmo durante provas de longa duração. O dispositivo USB da RLU agora oferece vantagens práticas: esta Remote Logger Unit armazena os dados de pilotagem do novo 911 GT3 R diretamente em um pen drive, que pode ser rapidamente substituído — mesmo durante uma parada rápida nos boxes. Isso elimina a necessidade demorada de conexão por cabo a um laptop.


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Diversos pacotes de opcionais agora fazem parte do equipamento de série

A Porsche Motorsport passa a oferecer diversos pacotes opcionais anteriormente não incluídos como itens de série no novo 911 GT3 R saído de fábrica: o pacote de sensores, o pacote de endurance, o pacote de conectividade para pit lane e o pacote de câmeras. Esses kits incluem quatro sensores a laser de altura do solo, dois potenciômetros nos cilindros-mestres dos freios, um sensor de temperatura da pista, uma câmera de ré e suportes para o sistema de garrafa de hidratação. Um sensor de detecção de reabastecimento registra a inserção do bico de abastecimento. Em conjunto com um LED adicional de reabastecimento, esse sistema desempenha um papel fundamental em campeonatos como o IMSA, o FIA World Endurance Championship e nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, assegurando o cumprimento dos tempos mínimos de reabastecimento e das quantidades de energia permitidas.


As equipes-cliente ainda podem escolher entre uma variedade de opcionais específicos, adaptados às exigências de diferentes categorias GT3. Para a classe FIA LMGT3 e o IMSA, por exemplo, estão disponíveis semieixos especiais; já na NLS, há a opção de um pré-silenciador modificado, semelhante ao utilizado na LMGT3, além de suportes de asa com faixa de ajuste ampliada.

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