Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Mortara vence em Marrakech e é o novo líder da Fórmula E
Redação Publiracing
3 de jul. de 2022
3 min de leitura
Edoardo Mortara da ROKit Venturi Racing venceu o E-Prix de Marrakech neste sábado, seguido por António Félix da Costa e Mitch Evans, e com a vitória saltou para a liderança do campeonato da ABB FIA Fórmula E.
Da Costa conquistou sua primeira pole position da temporada e se manteve na liderança no início, seguido por Mortara e Jean-Eric Vergne, o companheiro de equipe do português na DS Techeetah.
Tanto Da Costa quanto Vergne procuraram usar o modo de ataque no início da corrida, com Mortara assumindo a liderança em ambas ocasiões.
Após as primeiras ativações dos pilotos da DS Techeetah na volta 5, Mortara também ativou seu modo de ataque uma volta depois, na curva 3, devolvendo a liderança a Da Costa, que usou seu segundo modo de ataque na volta 8.
Consultoria na Compra do seu Veículo
60
Agendar
No entanto, desta vez, Mortara esperou mais uma volta antes de ativar seu segundo modo de ataque, o que lhe deu vantagem suficiente sobre Da Costa para sair da linha de corrida, usar novamente o modo de ataque e retomar a liderança.
Em seguida Da Costa se aproximaria de Mortara, mas o campeão da sexta temporada não conseguiu ultrapassar o piloto da Venturi, que se mostrou imperturbável em seu caminho rumo ao degrau mais alto do pódio e sua terceira vitória de 2022. Mortara também se tornou o líder do campeonato, já que Stoffel Vandoorne terminou em oitavo lugar, depois de largar em 20º devido a um problema com os freios durante a classificação.
Vergne estava na segunda posição nos momentos finais da corrida, com 2% de energia utilizável, mas acabou ficando para trás e terminando em quarto. Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), por sua vez, subiu da sexta posição do grid para o pódio, com uma volta final em que superou Vergne para conquistar o terceiro lugar e alguns pontos cruciais na disputa pelo campeonato mundial.
A corrida foi disputada em um calor escaldante de 33 graus, razão pela qual os pilotos e engenheiros decidiram ativar seus dois modos de ataque obrigatórios no início da corrida, apostando que esta seria a estratégia mais eficiente e eficaz a longo prazo para a bateria e o trem de força.
Lucas di Grassi (ROKiT Venturi Racing) garantiu uma disputada quinta posição, marcando pontos muito importantes para a Venturi no campeonato de equipes.
O atual campeão Nyck de Vries (Mercedes-EQ) ficou em sexto e Jake Dennis (Avalanche Andretti) teve que se contentar com o sétimo lugar. Vandoorne recuperou impressionantes 12 posições para terminar em oitavo após sua decepção na classificação. Sam Bird terminou em nono com o outro carro da Jaguar TCS Racing, e Oliver Rowland, que chegou a estar na segunda posição no início, completou as dez primeiras posições.
PORSCHE MACAN 2.0 TURBO
Comprar
Mortara passou a liderar o campeonato de pilotos com 139 pontos, 11 a mais que Vergne, enquanto Vandoorne caiu para o terceiro lugar com 125 pontos, um a mais que Evans.
Entre as equipes, a Venturi lidera com 205 pontos, seguida pela DS Techeetah com 203 e pela Mercedes-EQ, com 198.
A temporada da Fórmula E continuará em duas semanas com uma rodada dupla em Nova York nos dias 16 e 17 de julho.
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários