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Honda comemora 25 anos do Civic Type R


Honda comemora 25 anos do Civic Type R

O icônico Civic da Honda está comemorando dois aniversários este ano: 50 anos de produção contínua e 25 anos da variante Type R de alto desempenho, derivada das pistas, e que foi lançada para colocar nas ruas o que na interpretação da marca japonesa deveria ser um hot hatch acessível, mas incorporando ao máximo a filosofia Type R graças à engenharia requintada e dinâmica envolvente. Ao longo de seis gerações, a fórmula evoluiu para oferecer aos clientes ,mais desempenho numa proposta de motor dianteiro e tração dianteira. Um veículo que pode lidar confortavelmente com a rotina diária de segunda a sexta-feira, antes de enfrentar o circuito nos finais de semana.


EK9 (1997-2000): Um Tipo R acessível para todos

A placa de identificação do Type R pode ser rastreada desde o Honda NSX Type R de 1992, que elevou o nível de desempenho e capacidade dinâmica, mas estava disponível apenas em números extremamente limitados. A aplicação da filosofia Type R ao Civic seguiu uma ética de engenharia semelhante ao Integra e ao NSX para oferecer uma condução envolvente. O EK9 foi oferecido apenas ao mercado japonês e tinha uma especificação de ponta; incluindo um motor DOHC VTEC de 1,6 litro com que produzia impressionantes 116 cv por litro, uma estrutura leve que contribuiu para um peso total do veículo de apenas 1050 kg, emparelhado com um diferencial de deslizamento limitado helicoidal (LSD), e componentes de suspensão exclusivos para transformar completamente a experiência de condução. Lançado com excelentes críticas na altura, o EK9 colocou em movimento a busca pelo melhor hatchback com motor dianteiro e tração dianteira.



EP3 (2001 – 2005) Uma versão europeia do Type R

Como resultado do enorme sucesso do carro de primeira geração, a segunda geração foi oferecida em toda a Europa; graças, em parte, ao fato de agora ser fabricado no Reino Unido. O novo carro introduziu um novo motor DOHC i-VTEC 'K' de 2,0 litros que redefiniu o que um motor de dois litros normalmente aspirado poderia fazer. Ele também apresentava freios aprimorados, uma transmissão de seis velocidades precisa e de relação curta e um chassi que fazia uso extensivo de aço de alta resistência para aumentar a rigidez estática de torção em 80% em relação ao EK9. Suspensão de braço articulado na frente e suspensão de braço duplo reativo na traseira combinado com a nova direção hidráulica (EPS) e relação de transmissão variável (VGR) proporcionava uma sensação de condução altamente gratificante.

Honda comemora 25 anos do Civic Type R
Honda comemora 25 anos do Civic Type R

FN2/ FD2 (2007-2011) Tipo R – duas vias

A terceira geração do Civic Type R foi única, pois os modelos europeus e japoneses seguiram caminhos drasticamente diferentes. A Europa recebeu o hatchback baseado no FN2, que manteve o comprovado motor de 2,0 litros, mas introduziu um novo chassi que moveu o tanque de combustível sob os bancos dianteiros para melhorar o espaço interno e a flexibilidade. Em vez disso, os clientes japoneses receberam o sedã FD2, que ofereceu uma experiência de direção ainda mais focada, graças a itens adicionais, como um motor mais potente, além de sistema de suspensão e freios Brembo mais potentes. O aumento de peso do sedã foi compensado pelo uso extensivo de adesivos estruturais em vez de soldagem e alumínio no chassi e nos painéis.



FK2 (2015-2017) Apresentado o VTEC Turbo

À medida que as expectativas regulatórias e de mercado mudavam, a mudança para a turboalimentação era inevitável. Os engenheiros da Honda trabalharam meticulosamente para desenvolver o motor turbo de 2,0 litros K20C1 que oferecia um desempenho explosivo graças a uma potência de 310 cv. A fim de controlar melhor esse aumento significativo na potência, a Honda introduziu sua suspensão de eixo duplo combinada com um diferencial de deslizamento limitado para combater as reações da direção em relação ao torque encontrada em carros de tração dianteira de alto rendimento. O Civic Type-R 2015 acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e vinha equipado com discos dianteiros de grande diâmetro (351 mm) que faziam parte do sistema de freios Brembo de alto desempenho. O FK2 provou ser uma base formidável para um carro de competição, ganhando diversos títulos em categorias de carros de turismo TCR em todo o mundo.

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FK8 (2017-2022) O hatchback Ultimate Sports

Chegando em 2017, o FK8 foi a evolução final do Civic Type R. Uma evolução significativa do FK2, o novo carro ganhou uma série de novos recursos mecânicos, como amortecedores adaptativos e novos ajustes no motor para aumentar a potência para 320 cv. O modelo também introduziu downforce na equação para uma condução ainda mais intensa; o pacote aerodinâmico externo trabalhou em conjunto com um piso inferior avançado, quase plano, para contribuir ativamente para a sustentação negativa. O modelo também fez sua estreia nos Estados Unidos.


FL5 (2022-) Ultimate Sports 2.0

Com lançamento ainda este ano, o carro de nova geração evolui, amadurece e refina ainda mais as tecnologias que foram desenvolvidas ao longo de várias gerações. Embora as novas tecnologias e a aerodinâmica refinada tenham ajudado a elevar o nível, mais uma vez, uma linhagem clara pode ser rastreada até a geração FD2 com ajustes incrementais resultando no Civic Type R mais rápido, recompensador e viciante já construído. Já detentor do recorde de pista em Suzuka, o Civic Type R 2022 é, segundo a marca, uma maneira adequada de comemorar o aniversário da identificação Type R.

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