top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura


Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira

Líder de vendas por 27 anos consecutivos e com mais de oito milhões de unidades comercializadas, o Volkswagen Gol encerra 2025 celebrando 45 anos de uma trajetória que atravessou gerações, inaugurou tecnologias no País e se consolidou como o automóvel mais emblemático já produzido no Brasil.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Apresentado à imprensa em 15 de maio de 1980, o Gol nasceu para ocupar o espaço entre o Brasília e o Passat. As primeiras versões, com motor 1.3 a ar de 42 cv, rapidamente deram lugar a evoluções técnicas e de posicionamento, transformando o hatch num protagonista absoluto do mercado nacional.


Já em 1984 surgia o primeiro Gol esportivo, o GT, que introduziu a refrigeração líquida e deu início à linhagem de versões de alto desempenho. Poucos anos depois, em 1988, o Gol voltaria a fazer história ao estrear a injeção eletrônica no Brasil com o lançamento do GTi 2.0 de 120 cv – marco tecnológico que redefiniu os padrões de performance da indústria nacional.


A liderança comercial veio cedo: com apenas sete anos de mercado, em 1987, o Gol assumia o topo do ranking de vendas, posição que manteria por 27 anos consecutivos, até 2014. Ao longo desse período, atravessou profundas transformações de design, motorização e proposta, acompanhando a evolução do consumidor brasileiro.


Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira
Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira
Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira

Na década de 1990, foi protagonista no surgimento da categoria 1.0 e alcançou, em 1993, a marca simbólica de um milhão de unidades vendidas. Em 2001, superou o Fusca e tornou-se o Volkswagen mais vendido da história do País. Dois anos depois, mais uma vez saiu na frente ao lançar o primeiro carro flex do mundo, abrindo caminho para a popularização do etanol.


Um legado que vai além das ruas

Parte dessa história está preservada na Garagem Volkswagen, em São Bernardo do Campo, onde relíquias como o primeiro Gol 1300 L de 1980 – já com placa preta – e modelos históricos como o GTi 1993, o GII “bolinha” e o Gol Endurance, que quebrou o recorde mundial de 25 mil km rodados em Interlagos, mantêm viva a memória do hatch.


Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira
Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira
Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira

Gol despede-se de 2025 aos 45 anos como símbolo da história automotiva brasileira

Versões icônicas como o Gol Rallye, o Gol Vintage, o Gol GT Concept e a derradeira edição limitada Last Edition mostram como o modelo foi capaz de se reinventar por mais de quatro décadas, sem perder identidade.


Ao despedir-se de 2025, o Gol não é apenas um carro fora de linha: é um capítulo central da industrialização brasileira, um produto que ajudou a formar gerações de motoristas e que simboliza, talvez como nenhum outro, a relação afetiva entre o automóvel e o Brasil.


👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo



Testes Revista Publiracing

Testámos a Foton Tunland G7: motor Cummins, preço agressivo e ambição

Publiracing Portal de Notícias
Testámos a Foton Tunland G7: motor Cummins, preço agressivo e ambição
Testámos a Foton Tunland G7: motor Cummins, preço agressivo e ambição

Testámos a Foton Tunland G7: motor Cummins, preço agressivo e ambição

02:56
Foton Tunland G7 Diesel em análise: design robusto, capacidades reais e foco no custo-benefício

Foton Tunland G7 Diesel em análise: design robusto, capacidades reais e foco no custo-benefício

02:59
smart #1 Brabus: vivemos o elétrico mais potente da marca – notas finais

smart #1 Brabus: vivemos o elétrico mais potente da marca – notas finais

02:58
bottom of page