Gabriel Bortoleto volta a Monza, palco da corrida mais marcante da sua carreira
- Redação Publiracing
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Após o desafio conturbado em Zandvoort, o brasileiro Gabriel Bortoleto volta às pistas neste fim de semana para a 16ª etapa do Mundial de Fórmula 1, no tradicional Autódromo Nazionale de Monza, na Itália. O jovem piloto da Stake F1 Team KICK Sauber busca retomar a boa forma que vinha mostrando antes da pausa de verão e conquistar pontos importantes para a temporada.
Monza tem um significado especial para Bortoleto. Foi exatamente neste circuito que, há um ano, ele viveu o maior momento da sua carreira até então. Disputando a Fórmula 2, largou da última posição após um erro na classificação e, em uma corrida de superação, avançou sobre os rivais até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. A vitória memorável, considerada decisiva para a sua chegada à F1, é até hoje lembrada pelo piloto como símbolo de resiliência e determinação.
Para homenagear a Itália — país que o acolheu desde os 11 anos, quando se mudou para seguir o sonho da Fórmula 1 —, Bortoleto vai disputar o GP de Monza com um capacete especial inspirado na bandeira italiana, desenvolvido pelos artistas Yan Barbosa e Luciano Cipulo, da ArtInfinity.
Com 5.793 metros e apenas 11 curvas, Monza é conhecido como o circuito mais veloz da temporada. Palco de grandes histórias, mantém até hoje o recorde de volta mais antigo da F1: 1m21s046, registrado pelo brasileiro Rubens Barrichello em 2004, quando corria pela Ferrari.

A programação inclui treinos na sexta e sábado, e a corrida no domingo, encerrando a temporada europeia do Mundial.
“Estou muito motivado. Monza é uma pista que exige velocidade e acredito que nosso conjunto pode se sair bem aqui. Vamos em busca de consistência e de mostrar o verdadeiro momento que vivemos no campeonato”, destacou Bortoleto.
Comentários