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Expressas: Com 7 cm, miniatura de Datsun 510 ganha motor, aerofólio, rodas e pintura e vence concurso de customização da Nissan
Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
17 de ago.
3 min de leitura
Modelinho superou 26 concorrentes na disputa no Salão Diecast 2025
Se fossem de verdade, os 27 carros que disputaram a categoria Nissan do Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2025, precisariam de um amplo espaço para estacionarem. Contudo, como eram réplicas na escala 1/64 – cerca de 7 cm –, eles ficaram bem acomodados sobre uma mesa grande. O efeito que despertaram em quem foi conferir o evento, o maior encontro de miniaturas do Brasil, porém, não deixou nada a desejar a automóveis em tamanho real. Na verdade, surpreenderam até mais, pelo nível de detalhismo apresentado em veículos tão pequenos. O resultado foi uma disputa acirrada para a definição do vencedor, que foi um Datsun 510 Wagon, feito pelo paulistano Eduardo Kenji.
A Datsun foi uma tradicional marca da Nissan, que, inclusive, era usada em vários países no esportivo Z e costuma ter vários de seus modelos reproduzidos em miniatura, como o 510 Wagon, fabricado entre o fim dos anos 1960 e o início da década de 1970. Foi a réplica desse veículo que serviu de base para a transformação realizada por Kenji, um veterano da customização de modelos em escala reduzida. Com essa vitória, ele passa a ser tricampeão da competição, tendo vencido a primeira edição, realizada em 2019, e em 2022.
O modelo impressionou o júri da categoria Nissan, formado por jornalistas automotivos e influenciadores convidados pela empresa, pela criatividade, detalhes e esmero no acabamento. Um dos pontos que chama a atenção é o minúsculo motor, feito por Kenji em resina. Ele criou até mesmo a bomba d´água. Como originalmente a miniatura não tinha compartimento para acomodar um propulsor, o customizador teve de cortá-la e abrir um espaço para fazer a instalação.
A lista de transformações, porém, é ampla. O carrinho, por exemplo, recebeu faróis de acrílico, foram instaladas rodas de metal com pneus de borracha, um aerofólio foi criado especialmente para o modelo e o interior recebeu acabamento detalhado. Nem mesmo a parte de baixo da miniatura foi esquecida, com destaque para a pintura para realçar os dutos do escapamento.
Para completar, a réplica do Datsun 510 Wagon, que foi batizada por seu criador de "Datsun Speed Hunter", recebeu uma cor icônica da Nissan mundial, a Midnight Purple, usada em várias versões históricas de esportivos da marca. Trata-se de uma tinta roxo metálica, mas que muda de tom de acordo com a incidência de luz, por isso também é conhecida como "camaleão". Para completar, a miniatura recebeu vários adesivos para deixá-la com um visual ainda mais esportivo.
Datsun 510 Wagon, feito pelo paulistano Eduardo Kenji.
"Busquei fazer muitos detalhes e, por isso, demorei dois meses para customizar esse modelo partindo de uma miniatura básica",
conta Kenji, que também é colecionador e tem cerca de 2 mil miniaturas de carros da Nissan. Como vencedor, além do troféu, ele vai visitar o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde são produzidos o novo Nissan Kicks e o Nissan Kicks Play, na verdade ele já conhece, por ter conquistado o primeiro lugar do concurso em outros anos.
Em sua sexta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 10 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposição de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas.
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