Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Expressas: BMW iX5 Hydrogen com produção em série
Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
há 1 dia
2 min de leitura
A BMW dá um passo decisivo na diversificação de tecnologias de propulsão ao anunciar a chegada do BMW iX5 Hydrogen, o primeiro modelo da marca a ser produzido em série com célula de combustível a hidrogênio.
Clique AQUI
O lançamento marca também a estreia de um portfólio inédito: pela primeira vez, um mesmo veículo – o novo BMW X5 – estará disponível em cinco variantes de motorização: elétrico a bateria, híbrido plug-in, gasolina, diesel e hidrogênio.
Tecnologia aberta como estratégia
Para a BMW, a chave do sucesso global está na abordagem de tecnologia aberta. Ao oferecer diferentes soluções de propulsão, a marca busca responder às variadas necessidades dos clientes em diferentes regiões do mundo.
A partir de 2028, a gama X5 contará com duas opções 100% elétricas – o tradicional elétrico a bateria e agora a versão movida a hidrogênio.
Segundo Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG:
“Ao lançar o novo BMW X5 com cinco variantes de motorização, demonstramos novamente nossa liderança como pioneiros em tecnologia. O hidrogênio tem um papel essencial na descarbonização global, e por isso estamos comprometidos em avançar com essa solução.”
O novo BMW iX5 Hydrogen
Após a bem-sucedida fase de testes em frota piloto em diferentes países, o iX5 Hydrogen chega ao mercado como o primeiro BMW a hidrogênio produzido em série.
O modelo utiliza a terceira geração da célula de combustível desenvolvida em parceria com a Toyota Motor Corporation, garantindo maior compacidade, mais potência e eficiência, além de ampliar a autonomia e reduzir o consumo de energia.
Para Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group:
“O novo BMW iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW – pioneiro em sua classe e oferecendo o prazer de dirigir característico da marca.”
Vantagens da tecnologia a hidrogênio
O hidrogênio é apontado como uma peça-chave no futuro da mobilidade elétrica, especialmente onde os elétricos a bateria não são a solução mais eficiente. Ele atua como um armazenador de energia renovável, ajudando a equilibrar oferta e demanda na rede elétrica e facilitando a integração de fontes limpas de forma estável.
HyMoS: fortalecendo o ecossistema do hidrogênio
A BMW não se limita ao desenvolvimento do veículo. A marca participa ativamente da expansão da infraestrutura de abastecimento com a iniciativa HyMoS – Hydrogen Mobility at Scale.
Este projeto busca acelerar a viabilidade econômica dos ecossistemas de hidrogênio ao consolidar a demanda de diferentes segmentos (automóveis, caminhões e ônibus), garantindo melhor distribuição das estações de abastecimento.
Atualmente em fase piloto na Alemanha e na França, a iniciativa pretende expandir para outras metrópoles e, futuramente, para mais países.
Um olhar para o futuro
Com o iX5 Hydrogen, a BMW reafirma a sua visão de que a descarbonização precisa de soluções múltiplas, adaptadas a diferentes realidades. O modelo combina tecnologia de ponta, parceria industrial e visão estratégica, reforçando o papel do hidrogênio como complemento essencial à mobilidade elétrica global.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”