top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Estudo da Anfavea revela: veículos brasileiros têm a menor pegada de carbono do mundo

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

Estudo da Anfavea revela: veículos brasileiros têm a menor pegada de carbono do mundo

Pesquisa inédita calcula as emissões de CO₂ em todo o ciclo de vida dos automóveis e reforça o papel estratégico dos biocombustíveis na descarbonização do país


Clique AQUI
Clique AQUI

O Brasil é líder mundial em baixas emissões de carbono na produção e uso de veículos, segundo o novo estudo “Caminhos da Descarbonização: a pegada de carbono no ciclo de vida do veículo”, realizado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em parceria com o Boston Consulting Group (BCG).


Pela primeira vez, a pesquisa calculou de forma completa as emissões de CO₂ de veículos fabricados no país — desde a extração de matérias-primas até o descarte — e comparou os resultados com dados da União Europeia, Estados Unidos e China.


Os números confirmam que os automóveis, caminhões e ônibus produzidos e utilizados no Brasil apresentam a menor pegada de carbono do mundo, superando inclusive países mais avançados na eletrificação da frota. O resultado é atribuído principalmente à matriz elétrica brasileira, composta por 90% de fontes renováveis (hidrelétrica, eólica, solar e biomassa), e à larga utilização de biocombustíveis — um diferencial nacional consolidado há décadas com a tecnologia flex.

“Os combustíveis renováveis são uma estratégia eficaz para reduzir emissões de forma imediata. O estudo mostra que, mesmo antes da eletrificação ganhar escala, o Brasil já possui uma das frotas mais limpas do planeta”,

afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.


Brasil na frente da corrida global pela descarbonização

O levantamento avaliou o ciclo de vida completo dos veículos, conceito conhecido como do berço ao túmulo, que considera todas as fases: extração, produção, uso e descarte. Os resultados colocam o Brasil em posição de destaque, principalmente por dois motivos estruturais:

  • Matriz elétrica 90% renovável, o que reduz emissões na produção e na recarga de veículos elétricos.

  • Matriz energética 50% renovável, impulsionada por etanol e biodiesel.


Com isso, veículos flex movidos a etanol — híbridos ou a combustão — apresentam as menores emissões do mundo, ficando atrás apenas dos elétricos produzidos e carregados no Brasil com baterias de origem ocidental.

“O Brasil tem um ecossistema único para liderar a descarbonização automotiva e exportar tecnologia em biocombustíveis e motores flex”,

destacou Masao Ukon, diretor executivo e sócio-sênior do BCG.


Comparativo global da pegada de carbono no ciclo de vida

Tipo de Veículo / Região

Pegada de Carbono (emissão total relativa)

Principais Fatores

Flex movido a etanol (Brasil)

Menor do mundo

Matriz elétrica e energética renovável; uso de biocombustíveis

Elétrico produzido e carregado no Brasil

Muito baixa

Energia 100% renovável na recarga e menor impacto na produção

Elétrico europeu

Moderada

Baterias limpas, mas energia parcialmente fóssil

Elétrico chinês

Alta

Produção intensiva em carvão e matriz elétrica poluente

A combustão (gasolina/diesel – Brasil)

Inferior à média mundial

Mistura de biocombustíveis e maior eficiência

A combustão (gasolina/diesel – China)

Maior do mundo

Energia fóssil dominante e baixa eficiência veicular

Onde as emissões mais ocorrem

O estudo também mapeou em que fase da vida útil do veículo as emissões se concentram:

  • Automóveis a combustão: entre 87% e 91% das emissões ocorrem durante o uso.

  • Veículos elétricos: o uso representa 53% a 57% das emissões, e a produção das baterias quase metade.

  • Caminhões e ônibus a diesel: mais de 94% das emissões acontecem no uso — o que reforça a importância do biodiesel.

  • Caminhões urbanos elétricos (Brasil): apenas 33% das emissões no uso, contra mais de 70% em outros países.


Potenciais de avanço e próximos passos

O relatório destaca que o Brasil parte de uma base limpa, mas pode reduzir ainda mais suas emissões com:

  1. Maior uso e qualidade dos biocombustíveis, especialmente no transporte pesado.

  2. Ganho de eficiência energética nos motores a combustão e híbridos.

  3. Produção de baterias com menor impacto ambiental e maior durabilidade.

  4. Expansão do reaproveitamento e reciclagem de materiais na cadeia automotiva.

“A descarbonização depende de toda a cadeia — da produção dos insumos ao descarte. Esse será o grande tema da contribuição da Anfavea nas discussões da COP30, em Belém”, concluiu Igor Calvet.

👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Publiracing Portal de Notícias
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

01:46
CX-80, o luxo pela visão Mazda

CX-80, o luxo pela visão Mazda

00:25
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
bottom of page