Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Estação Morumbi entra na fase final e aproxima abertura da Linha 17-Ouro em São Paulo
Redação Publiracing
há 5 horas
3 min de leitura
Com 99% das obras civis concluídas, estação será elo estratégico entre o monotrilho, a Linha 9-Esmeralda e o Aeroporto de Congonhas.
Posicione a Sua Marca Aqui
A futura estação Morumbi, uma das principais da Linha 17-Ouro, está praticamente pronta e marca a reta final de implantação do novo monotrilho da capital paulista. Localizada na zona sul de São Paulo, a estação atingiu 99% de conclusão das obras civis e deve estar apta para operação até o fim de março, quando está prevista a abertura da linha ao público.
As estruturas principais já estão finalizadas, incluindo cobertura, acessos, áreas de circulação, portas de plataforma, escadas rolantes, elevadores e todos os dispositivos de acessibilidade. Os trabalhos atuais concentram-se nos acabamentos internos e externos, com aplicação da identidade visual, sinalização, piso tátil e paisagismo, além das vias de acesso direto à ciclovia do rio Pinheiros.
Segundo o Metrô, o elevado grau de avanço é perceptível em diversos detalhes já instalados.
“A estação Morumbi comprova o avanço em função de vários elementos já concluídos, como lixeiras, bancos de plataforma, caixilharias, guarda-corpos e fechamentos. A estação está realmente bastante avançada”,
afirma Luiz Henrique Altopiedi, coordenador de Obras da Linha 17-Ouro.
Sistemas em implantação e início dos testes
Paralelamente às obras civis, o Metrô intensificou a implantação dos sistemas operacionais da estação. Em janeiro, teve início a instalação das catracas, que deverá ser concluída ainda neste mês, permitindo o começo da fase de testes. Os sistemas de alimentação elétrica estão praticamente finalizados, enquanto os trabalhos agora se concentram nos sistemas auxiliares e de telecomunicações.
“Estamos na fase de conclusão de todos os sistemas da estação. O foco agora são os sistemas auxiliares, como escadas rolantes, elevadores, iluminação, tomadas e bombas, além da comunicação e sinalização”,
explica Fernando Sapia, coordenador de Implantação de Sistemas da Linha 17-Ouro. Esses testes também preparam o trecho para receber os trens do monotrilho.
Integração, mobilidade e sustentabilidade
Com 8 mil metros quadrados de área construída, a estação Morumbi contará com plataforma de embarque, mezanino, acessos, área de conexão e passarelas. Ao todo, serão oito escadas rolantes, quatro elevadores e dez bloqueios, projetados para atender uma demanda superior a 25 mil passageiros por dia útil. A estação terá ainda bicicletário com 120 vagas e acesso direto à ciclovia da Marginal Pinheiros, incentivando a integração com o transporte por bicicleta.
O entorno contará com baias para linhas de ônibus, ampliando as opções de deslocamento. A Morumbi será um elo estratégico entre a Linha 17-Ouro e a Linha 9-Esmeralda, facilitando o acesso a regiões como Pinheiros, Santo Amaro e Osasco, além de viabilizar a conexão direta do Aeroporto de Congonhas à malha metroferroviária da cidade.
Outro destaque do projeto é o foco em soluções sustentáveis. As estações da Linha 17-Ouro priorizam ventilação e iluminação natural, além de sistemas de captação de água da chuva para irrigação e limpeza. Com operação prevista para março de 2026, a linha terá 6,7 km de extensão, oito estações e frota exclusiva, com expectativa de beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia, reduzindo tempos de deslocamento e fortalecendo a mobilidade urbana em São Paulo.
👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.
header.all-comments