top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Dakar 2021: Após penalização, Reinaldo Varela perde vitória nos UTVs

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 3 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Dakar 2021: Após penalização, Reinaldo Varela perde vitória nos UTVs

Depois de um dia de superação, no qual tiveram um pneu furado e perderam várias posições para depois recuperar e chegar em primeiro, a dupla Reinaldo Varela/Maykel Justo sofreu uma penalização de um minuto por entrar em uma zona de radar a 4km/h a mais do que o permitido. “O gráfico mostra que entramos a 54km/h e imediatamente reduzimos para os 50km/h permitidos. Mas está lá registrado que entramos um pouquinho acima nessa área de radar. Acho que isso foi resultado da ansiedade que estávamos passando depois de tanta pressão com as dificuldades do momento”, diz Reinaldo Varela, que compete na categoria UTV.


“No fim das contas, diante da situação que vivemos hoje, terminar em terceiro foi lucro. Continuamos felizes com nossa performance”, completou o piloto, que foi campeão do Dakar em 2018. Com a punição, a vitória passou a ser do norte-americano Justin Jones, que conta com a navegação do brasileiro Gustavo Gugelmin – campeão com Varela em 2018.


O dia


“Em um trecho rochoso pegamos uma pedra que rasgou o pneu traseiro direito e nos obrigou a parar com apenas 10km de corrida. Fizemos a troca bem rápido, mas enquanto isso vimos o pessoal nos ultrapassando. Foi um sufoco, não estávamos acreditando no que estava acontecendo”, conta Varela. “Depois, tivemos que manter a calma e ir passando o pessoal um a um, sempre com cuidado para não furar outro pneu. O Dakar, aqui na Arábia Saudita, tem essa característica, de destruir pneus nos trechos rochosos. Que bom que conseguimos superar isso”, completa o piloto, que compete pela equipe Monster Energy Can-Am.


“Outro ponto importante: eu e o Maykel estamos estreando nossa parceria e acho que não poderíamos ter um teste e um resultado melhor do que o de hoje. Ele está de parabéns pelo trabalho que fez e a nossa equipe está orgulhosa do que alcançamos aqui”, concluiu o piloto, que corre pela primeira com navegação de Maykel Justo.


“Deserto puro” – O trajeto total deste domingo, contando os deslocamentos, foi composto de 622 km em estradas de terra e areia, rumo ao interior saudita. Largando dos arredores de Jedá, maior cidade portuária do país, a caravana do Dakar chegou a Bisha, na beira de uma região mais desértica. Amanhã, a partir dali, a corrida segue para Wadi Ad-Dawasir, no centro-sul da Arábia Saudita.


“Já estamos às portas do deserto puro. Amanhã vamos encarar as primeiras dunas. Um dos destaque é um trecho de 30km formado somente por dunas, com saltos e descidas intermináveis. Vai ser um teste de resistência”, conta Maykel Justo. “Depois disso, teremos um longo trecho de nada mais do que areia para todos os lados, uma vastidão, que é o que assusta quando se está no deserto”, pontua o navegador da equipe Monster Energy Can Am. O clima a partir de amanhã passa a ser típico do deserto. Em Wadi Ad-Dawasir, o calor pode atingir 54°C no verão e chegar a -2°C durante a noite no inverno, atual estação na Arábia Saudita. “Mesmo assim, o calor chega a 35°C ao meio dia nessa época do ano, horário em que estaremos no meio da trilha”, avisa Reinaldo Varela.

ACESSE #LOJAPUBLIRACING CLICANDO - Jeep Renegade Sport NOVO
ACESSE #LOJAPUBLIRACING CLICANDO - Jeep Renegade Sport NOVO

Rally Dakar, Etapa 01

03 de janeiro, Jedá a Bisha (Arábia Saudita)

622 km (277 de especial) UTVs


1º) Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am XRS Turbo

2º) Francisco Lopez Contardo (Chile)/Juan Pablo Latrach Vinagre (Chile), Can-Am XRS Turbo

3º) Reinaldo Varela (Brasil)/Maykel Justo (Brasil), Can-Am XRS Turbo

4º) Gerard Farres Guell (Espanha)/Armand Monleon (Espanha), Can-Am XRS Turbo

5º) Sergei Kariakin (Rússia)/Anton Vlasiuk (Rússia), Can-Am Maverick X3 Turbo

6º) José Antonio Hinojo Lopez (Espanha)/Diego Ortega Gil Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo

7º) Santiago Navarro (Espanha)/Marc Sola Terradellas (Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo

8º) Saleh Alsaif (Arábia Saudita)/Oriol Vidal Montijano (Espanha), Can-Am Maverick X3T3PRO Turbo


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

Publiracing Portal de Notícias
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58
bottom of page