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Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT
Redação Publiracing
15 de nov. de 2020
2 min de leitura
Este ano marca o 50º aniversário do Lamborghini Jarama GT, apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em março de 1970.
O Jarama, cujo nome deriva de uma área ao norte de Madrid famosa pela criação de touros bravos, foi a mais recente evolução do conceito de sedan 2 + 2 grand touring da empresa, com um motor V12 de cilindros e 4 litros dianteiro. Desenvolvido tecnicamente com base no anterior 400 GT e Islero, manteve o mesmo layout mecânico, mas apresentava uma silhueta desenhada por Marcello Gandini para a Carrozzeria Bertone, muito mais em linha com as tendências estilísticas dos anos 70, usando linhas retas e angulares.
O chassis foi renovado, com sistema de frenagem com quatro grandes discos, dos quais os dianteiros eram ventilados, largura da via aumentada em 10 centímetros para 1.490 mm e rodas de magnésio Campagnolo de 15 ”, para entrar na nova década de uma maneira condizente com um Lamborghini esportivo.
O motor, movido por seis carburadores Weber 40 DCOE de corpo duplo, era o comprovado Lamborghini V12, com eixos de comando de válvulas duplos por banco, capaz de entregar 350 cv para uma velocidade máxima de 260 km / h (161 mph).
A carroceria das unidades da pré-série foi montada pela Carrozzeria Marazzi de Caronno Pertusella (Varese), que havia acabado de terminar a produção do Islero, enquanto os modelos de série seriam produzidos na fábrica da Carrozzeria Bertone em Grugliasco (Torino). As últimas 100 unidades da Jarama produzidas, em 1972, seriam “híbridas”, com painéis de carroceria produzidos pela Bertone e montados na Marazzi.
O interior é muito luxuoso, com estofamento em couro, ar-condicionado e um confortável compartimento de passageiro para um esportivo além de um porta-malas espaçoso.
A produção do Jarama, após o Salão Automóvel de Genebra de 1972, foi expandida com a versão Jarama GTS com 365 HP, apresentando uma entrada de ar transversal no capô e duas saídas de ar atrás dos arcos das rodas dianteiras. Por dentro, apresentava um painel redesenhado com novos instrumentos e um formato diferente dos bancos dianteiros para melhorar o espaço traseiro. Também diferente na versão “S” foram as rodas de liga leve: menos elaboradas e sem a única porca central.
O Jarama, com um total de 328 unidades produzidas, é um modelo importante na história da Lamborghini, não só por sua beleza - que não perdeu seu charme nos últimos 50 anos - mas por ter sido o último grande veículo com motor dianteiro propostas pela empresa. A partir de então, exceto para os Super SUVs LM 002 e Urus, os carros da Lamborghini teriam apenas o layout do motor central traseiro.
Unidades produzidas
Lamborghini Jarama GT: 1970-1973, 176
Lamborghini Jarama GTS: 1972-1976, 152
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