top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 15 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT

Este ano marca o 50º aniversário do Lamborghini Jarama GT, apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em março de 1970.


O Jarama, cujo nome deriva de uma área ao norte de Madrid famosa pela criação de touros bravos, foi a mais recente evolução do conceito de sedan 2 + 2 grand touring da empresa, com um motor V12 de cilindros e 4 litros dianteiro. Desenvolvido tecnicamente com base no anterior 400 GT e Islero, manteve o mesmo layout mecânico, mas apresentava uma silhueta desenhada por Marcello Gandini para a Carrozzeria Bertone, muito mais em linha com as tendências estilísticas dos anos 70, usando linhas retas e angulares.

Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT

O chassis foi renovado, com sistema de frenagem com quatro grandes discos, dos quais os dianteiros eram ventilados, largura da via aumentada em 10 centímetros para 1.490 mm e rodas de magnésio Campagnolo de 15 ”, para entrar na nova década de uma maneira condizente com um Lamborghini esportivo.

Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT

O motor, movido por seis carburadores Weber 40 DCOE de corpo duplo, era o comprovado Lamborghini V12, com eixos de comando de válvulas duplos por banco, capaz de entregar 350 cv para uma velocidade máxima de 260 km / h (161 mph).


A carroceria das unidades da pré-série foi montada pela Carrozzeria Marazzi de Caronno Pertusella (Varese), que havia acabado de terminar a produção do Islero, enquanto os modelos de série seriam produzidos na fábrica da Carrozzeria Bertone em Grugliasco (Torino). As últimas 100 unidades da Jarama produzidas, em 1972, seriam “híbridas”, com painéis de carroceria produzidos pela Bertone e montados na Marazzi.

Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT
Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT

O interior é muito luxuoso, com estofamento em couro, ar-condicionado e um confortável compartimento de passageiro para um esportivo além de um porta-malas espaçoso.


A produção do Jarama, após o Salão Automóvel de Genebra de 1972, foi expandida com a versão Jarama GTS com 365 HP, apresentando uma entrada de ar transversal no capô e duas saídas de ar atrás dos arcos das rodas dianteiras. Por dentro, apresentava um painel redesenhado com novos instrumentos e um formato diferente dos bancos dianteiros para melhorar o espaço traseiro. Também diferente na versão “S” foram as rodas de liga leve: menos elaboradas e sem a única porca central.


O Jarama, com um total de 328 unidades produzidas, é um modelo importante na história da Lamborghini, não só por sua beleza - que não perdeu seu charme nos últimos 50 anos - mas por ter sido o último grande veículo com motor dianteiro propostas pela empresa. A partir de então, exceto para os Super SUVs LM 002 e Urus, os carros da Lamborghini teriam apenas o layout do motor central traseiro.

Clássicos: Lamborghini celebra o 50º aniversário do Jarama GT

Unidades produzidas

Lamborghini Jarama GT: 1970-1973, 176

Lamborghini Jarama GTS: 1972-1976, 152


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis/Clássicos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

ACESSE #LOJA CLICANDO - Porsche Macan - Ano 2018
ACESSE #LOJA CLICANDO - Porsche Macan - Ano 2018
AJLS Comunicação - Sua melhor estratégia
AJLS Comunicação - Sua melhor estratégia

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Publiracing Portal de Notícias
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

01:46
CX-80, o luxo pela visão Mazda

CX-80, o luxo pela visão Mazda

00:25
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
bottom of page