top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Clássicos: Alfa Romeo marca presença na 39ª corrida histórica 1000 Miglia

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 14 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura

ree

Faltam apenas 2 dias para o início da 39ª edição da reconstituição da “Freccia Rossa” (“Red Arrow”) - famosa e descrita por Enzo Ferrari como a “corrida mais bonita do mundo” - que deve começar em Brescia no dia 16 de junho, para retornar 3 dias depois, após visitar alguns dos locais mais emblemáticos da Itália. Como sempre parte corrida e parte aventura, os 1000 Miglia deste ano verão cerca de 400 carros antigos de valor inestimável participando, sendo 121 pertencentes às marcas Alfa Romeo, Fiat e Lancia, tornando-se a maior equipe oficial com seus diversos modelos ícones indiscutíveis da indústria automotiva italiana.


Como sempre, a marca Alfa Romeo participa no evento, tanto como Global Automotive Partner como em competição, alinhando 4 carros clássicos: o 6C 1500 Super Sport (1928), o 1900 Sport Spider (1954), o 2000 Sportiva ( 1954) e o 1900 Sport Spider (1956). As quatro joias da coleção vintage serão conduzidas por equipes excepcionais, entre os quais estão o presidente da Stellantis John Elkann com sua esposa Lavinia Borromeo, a bordo do 1900 Super Sprint. Na linha de partida estarão também os múltiplos titulares de títulos Giovanni Moceri e Daniele Bonetti no Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport, que venceram a edição de 2019 no mesmo carro. No raro Sportiva de 2000, completam o line-up Alberto Vassallo e Giovanni Bianco da plataforma digital Car & Vintage, junto com a equipe formada por Roberto Giolito, Head of Heritage, e a apresentadora de TV Camila Raznovich, no Sport 1900 Barchetta. Os 4 modelos extraordinários, todos verdadeiras obras de arte em movimento, pertencem ao acervo Heritage, parte de um departamento voltado para a salvaguarda e promoção do patrimônio histórico das marcas Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth.


Jeep Compass Limited 2.0 Diesel
Comprar

Todos os olhos estarão voltados para o impressionante Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport 1928, com carroceria das oficinas Farina: uma versão semelhante venceu o 1000 Miglia em 1928 com Giuseppe Campari e Giulio Ramponi. O modelo na corrida visa replicar seu triunfo de 2019 na reconstituição histórica do 1000 Miglia, sem mencionar o fato de que este carro deslumbrante do Museo Storico Alfa Romeo também venceu as edições de 2005, 2007 e 2008. Em 2007, também conquistou a vitória no “1000 Millas Sport” na Argentina, sucesso repetido em 2008. O sensacional 6C 1500 Super Sport apresenta um motor de 6 cilindros de 1487 cc, com potência máxima de 76 cv a 4.800 rpm e atingindo uma velocidade máxima de 140 km/h.

ree

Trinta e um desses carros foram construídos entre 1928 e 1929. Participando da prova sob o número “37”, o 6C 1500 Super Sport será pilotado por Giovanni Moceri, ex-campeão italiano no Grandi Eventi ACI Sport e vencedor de provas de regularidade histórica corridas na Itália, com Daniele Bonetti ao lado.


O presidente da Stellantis John Elkann e sua esposa Lavinia Borromeo conduzirão na corrida, o número “300”, um encantador Super Sprint 1900 (1956), elegante coupé com carroceria Touring que representa a classe “gran turismo” do século XX , “O carro da família que vence corridas”, nas palavras de quem fez sua fama nos anos 1950. Indo para os detalhes, o Alfa Romeo 1900 Super Sprint, baseado na versão curta do chassi do sedã 1900, está equipado com um motor de 4 cilindros de 2 litros com a árvore de cames dupla característica da marca e uma potência de 115 cv a 5.500 rpm, resultando em desempenho que permanece notável até hoje. Na década de 1950, era costume dos grandes designers italianos comprarem chassis mecanizados da Alfa Romeo, complementando-os com carrocerias projetadas e produzidas internamente. O modelo de maior sucesso foi o Milan Touring’s, cuja versão do Alfa Romeo 1900C Super Sprint ainda é considerado um dos cupês mais equilibrados e sofisticados já produzidos para a marca Biscione. De 1954 a 1955, quase 300 modelos foram produzidos.

Muito espaço também deve ir para o 1900 Sport Spider (1954), uma carro de corrida muito raro - apenas 2 modelos dos quais foram produzidos - equipado com o motor de cárter seco de 4 cilindros twin-cam “1900”, superalimentado para 138 hp de potencia máxima, permitindo 220 km/h, muito evido ao baixo peso de 880 kg e sua aerodinâmica altamente eficiente. Apresentando o design inovador de Franco Scaglione para a oficina de Bertone, o 1900 Sport Spider está equipado com transmissão de 5 marchas e eixo traseiro De Dion: seu desempenho e dirigibilidade são os de um carro mais recente. Sob o número “1000”, será dirigido por Roberto Giolito, Chefe do Patrimônio, e pela renomada apresentadora local de TV, Camila Raznovich.

ree

O alinhamento oficial da Alfa Romeo é completado pelo extraordinário 2000 Sportiva (1954), sob o número “301”, conduzido por por Alberto Vassallo e Giovanni Bianco. Esta é outra peça muito rara - existem apenas duas no mundo, ela apresenta uma pintura cinza metálico radiante. O Sportiva 2000 - que pode ser considerado o carro irmão do Sport Spider 1900 - foi projetado em 1954, com os técnicos da Alfa Romeo com o objetivo de produzir uma edição limitada de carros de alto desempenho adequados para serem dirigidos tanto na estrada como em competições da classe Sport. O motor twin-cam de 2 litros e 4 cilindros com uma potência de 138 cv a 6.500 rpm é estritamente derivado do motor “1900”, permitindo-lhe atingir 220 km/h, uma velocidade muito alta para a sua época. O carro também inclui transmissão de 5 marchas, suspensão traseira “De Dion” e carroceria de alumínio. Suas linhas são esguias e muito elegantes: o Sportiva também foi feito com um design Bertone por Franco Scaglione, que também criou o seu quase contemporâneo Giulietta Sprint, bem como o Giulietta SS e o 33 Stradale. No final dos anos 1960, a suspensão traseira “De Dion” serviria de referência para desenvolver a solução similar empregada no sedã Alfetta 1972.


Além de seu valor histórico, a presença neste tipo de evento histórico representa uma ponte entre passado e futuro da Alfa Romeo: não é por acaso que a edição do 1000 Miglia em 2021 tem como tema “Crossing the Future”, palavras destinadas a celebrar a importância da inovação tecnológica no campo automotivo, um dos valores dos fundadores da competição. Além disso, em poucos dias a Alfa Romeo estará celebrando seu 111º aniversário - a marca foi fundada em 24 de junho de 1910.


Nesta ponte entre o passado e o futuro, a presença do supercarro Alfa Romeo Giulia GTA, derivado do Giulia Quadrifoglio, que apresenta uma versão superalimentada do motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo de 540 cv.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Clássicos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Publiracing Portal de Notícias
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

01:46
CX-80, o luxo pela visão Mazda

CX-80, o luxo pela visão Mazda

00:25
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
bottom of page