top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Chevrolet Spark estreia no Brasil

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 9 de set.
  • 4 min de leitura

Chevrolet Spark estreia no Brasil


A Chevrolet deu um passo histórico no mercado automotivo brasileiro ao apresentar o Spark. O modelo chega com a promessa de democratizar a mobilidade elétrica, unindo a confiança de uma marca centenária no Brasil a soluções de design, tecnologia e eficiência inéditas para o segmento de entrada dos elétricos.


Clique AQUI
Clique AQUI

Um SUV elétrico pensado para o Brasil

Compacto por fora e surpreendentemente espaçoso por dentro, o Spark segue a tendência mundial de veículos urbanos com carroçaria robusta e teto elevado, ampliando a sensação de espaço interno. Desenvolvido em projeto global com participação direta da engenharia sul-americana, o modelo foi testado em mais de 150 mil km de estradas brasileiras e latino-americanas, garantindo robustez estrutural, altura adequada ao solo e desempenho refinado mesmo nos pisos irregulares típicos do país.


O design reforça a modernidade do projeto: rodas de 16 polegadas, iluminação full LED, para-choques com apelo off-road e paleta de cores vibrante, incluindo opções como Amarelo Canário e Azul Atlântico. O interior surpreende pela sofisticação, com mais de 2,2 m² de superfícies macias, painel digital configurável de 8,8” e central multimídia de 10,1” compatível com Android Auto e Apple CarPlay.


Eficiência elétrica com desempenho urbano

O Spark é movido por um motor 100% elétrico de 101 cv e 180 Nm de torque imediato, equivalente ao desempenho de um motor 1.0 turbo flex. Sua bateria LFP de 42 kWh garante 258 km de autonomia média pelo Inmetro, suficientes para quase uma semana de rodagem urbana. O sistema suporta recarga rápida de 30% a 80% em apenas 35 minutos, com garantia de 8 anos ou 160 mil km.


Chevrolet Spark estreia no Brasil

Outro diferencial é a chamada “caixa-preta da bateria”, que registra o histórico de uso e saúde do conjunto, permitindo inspeções oficiais em concessionárias Chevrolet e facilitando a revenda. O modelo traz ainda três níveis de regeneração de energia e o sistema Active ReGen, que devolve carga à bateria durante desacelerações, aumentando a eficiência no trânsito pesado.


Conforto e espaço acima da média

Com apenas quatro metros de comprimento, o Spark EUV aproveita 67% do volume interno para passageiros e bagagens, índice superior ao de hatches tradicionais. O modelo é único na categoria ao oferecer dois porta-malas: 355 litros no compartimento traseiro (916 litros com bancos rebatidos) e mais 35 litros no compartimento dianteiro.

O conforto também foi pensado para longas jornadas urbanas: bancos macios, 28 porta-objetos distribuídos pelo habitáculo, ar-condicionado digital com modos especiais (chuva, eliminação de odores, etc.) e teto elevado que amplia a sensação de bem-estar.


Chevrolet Spark estreia no Brasil

Chevrolet Spark estreia no Brasil

Tecnologia e segurança de segmentos superiores

Entre os itens de série, o Spark EUV traz recursos inéditos no segmento de entrada, como:

  • Seis airbags;

  • Chevrolet Intelligent Driving com controle de cruzeiro adaptativo em curvas e assistentes de permanência e centralização em faixa;

  • Câmera 360°, sensor de chuva e faróis com comutação automática;

  • Freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa e discos nas quatro rodas.

O sistema multimídia oferece ainda o divertido “Modo DJ”, que projeta rádios do mundo inteiro e simula um disco de vinil na tela, unindo nostalgia e tecnologia. Já o Smart Welcome interage com o condutor ao se aproximar, acionando iluminação, retrovisores, telas e preparando o veículo para partida sem botões.


Democratização da mobilidade elétrica

O Spark EUV chega ao Brasil como o quarto dos cinco lançamentos da Chevrolet em 2025, complementando a gama elétrica já formada por modelos como o Equinox EV e o Blazer EV. Mais do que um novo carro, ele representa a consolidação da estratégia da marca de tornar a eletrificação acessível e prática, com a confiança de uma empresa que faz parte da vida dos brasileiros há um século.


Com preço competitivo, conjunto robusto e pacote tecnológico surpreendente, o Chevrolet Spark EUV não apenas entra para a história como o primeiro SUV elétrico acessível do Brasil, mas inaugura uma nova fase da mobilidade no país — mais limpa, mais conectada e mais democrática.


Chevrolet Spark estreia no Brasil

O que a GM confirmou sobre a produção do Spark EUV no Brasil


1. Produção em regime SKD na antiga fábrica da Troller (Ceará)

A GM confirmou que o Chevrolet Spark EUV será produzido no Brasil em regime SKD (Semi Knock Down), ou seja, o veículo será parcialmente montado localmente a partir de kits importados da China. A montagem acontecerá na antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE).


2. Investimento e incentivos fiscais

O investimento inicial anunciado é de R$ 7 bilhões. A GM aproveita os incentivos fiscais vigentes, oriundos da era Ford/Troller, o que permite manter o preço do Spark EUV competitivo e evitar aumento de custo com os impostos que incidem sobre elétricos importados (até 35% a partir de 2027).


3. Produção estimada e cronograma

A produção local está prevista para começar ainda em 2025, com estimativa inicial de 1.800 unidades por ano. A GM informa que o modelo chegará às concessionárias nacionais antes do fim do ano.


4. Nacionalização gradual de componentes

Embora os primeiros veículos usem baterias importadas, a intenção é aumentar a nacionalização de componentes até 2027.


5. Potencial para expansão com outros EVs

Além do Spark, a GM sinalizou que poderá produzir outros veículos elétricos chineses, como o futuro Captiva EV, na mesma unidade do Ceará.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Publiracing Portal de Notícias
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪
Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: design escandinavo, aerodinâmica e potência elétrica ⚡🇸🇪

01:46
CX-80, o luxo pela visão Mazda

CX-80, o luxo pela visão Mazda

00:25
Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

Polestar 3 Performance Pack: potência elétrica e engenharia escandinava em harmonia ⚡🇸🇪

01:35
bottom of page