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75 anos atrás em Wolfsburg começava a produção do Volkswagen Beetle
joseribeiro754
22 de dez. de 2020
3 min de leitura
Em 27 de dezembro de 1945, a produção em série da Limousine Volkswagen (Tipo 1) começou. Este foi o verdadeiro começo de uma história de sucesso. O modelo foi originalmente planejado como um projeto de prestígio dos nacional-socialistas. Mas de 1939 em diante a fábrica de Wolfsburg apenas viria a produzir armamentos em vez de veículos. Até o final da Segunda Guerra Mundial, apenas 630 unidades do modelo, que havia sido rebatizado de “KdF-Wagen” em 1938, deixaram a fábrica da Volkswagen. Foi somente sob a tutela britânica que a história de sucesso do Fusca começou em Wolfsburg, graças à visão estratégica do Major Ivan Hirst.
A produção em série do Volkswagen civil, referido internamente como "Tipo 1", que mais tarde se tornou mundialmente famoso como "Fusca", só começou após o fim da Segunda Guerra Mundial em 27 de dezembro de 1945 sob a tutela da Volkswagenwerk GmbH, que tinha foi assumido pelo governo militar britânico em junho de 1945. Os britânicos pretendiam usar o Volkswagen Tipo 1 para realizar tarefas de transporte urgentemente necessárias dentro de sua zona de ocupação. Foi esse pragmatismo britânico que finalmente protegeu a fábrica contra a demolição iminente. O oficial residente sênior, o major Ivan Hirst, desempenhou um papel fundamental neste desenvolvimento. Foi a sua clarividência e o talento para a improvisação que possibilitaram o início da produção automóvel nos anos de racionamento em condições dominadas pela escassez. Com seu entusiasmo por tecnologia e carros, sua determinação e atitude distinta, ele conseguiu transformar uma antiga fábrica de armamentos em uma empresa industrial civil em um espaço de tempo impressionantemente curto.
O Governo Militar Britânico já havia expedido uma encomenda de 20.000 veículos em agosto de 1945. O início da produção foi um sinal visível de um novo começo e esperança na fábrica que havia sido amplamente destruída no final da Segunda Guerra Mundial. Essa solução estava de acordo com a política britânica posterior para a Alemanha, que via a segurança financeira e as perspectivas futuras para a população como elementos-chave no desenvolvimento de estruturas democráticas. Finalmente, a democracia encontra seu caminho na Volkswagenwerk: em 27 de novembro de 1945, o Conselho de Trabalhadores eleito em uma votação democrática realizou sua reunião constituinte.
No entanto, houve problemas consideráveis no fornecimento de alimentos e espaço vital para a força de trabalho, e a produção foi prejudicada por gargalos no fornecimento de matéria-prima e energia. Apesar dessas condições difíceis, o primeiro Volkswagen saiu da linha de produção logo após o Natal. Wolfsburg e Volkswagenwerk GmbH receberam um presente de Natal atrasado apenas oito meses após o fim da guerra. No final de 1945, 55 veículos haviam sido produzidos.
De 1946 até a reforma monetária, cerca de 1.000 veículos foram produzidos por mês, e só não foi possível produzir mais veículos devido à escassez de materiais e ao racionamento e à falta de pessoal. Os responsáveis lançaram as bases para um maior crescimento da empresa no outono de 1949. Eles estabeleceram um sistema de vendas e serviço pós-venda e começaram a exportar o sedã Volkswagen em 1947.
Volkswagen Tipo 1, o “Fusca”.
A decisão de desenvolver uma fábrica civil e iniciar a produção em série do Volkswagen Tipo 1 foi o ponto de partida de uma história de sucesso única. Graças ao reinício precoce, a Volkswagenwerk GmbH obteve uma excelente posição inicial para a recuperação econômica após a introdução do D-Mark. Sob a designação não oficial de “VW Beetle”, o carro se tornou mais popular do que quase qualquer outro modelo de automóvel em todo o mundo. Também bateu o recorde em termos de duração e volume de produção. A Volkswagen apenas interrompeu a produção do VW Beetle no México em 2003, após 21.529.464 veículos terem sido fabricados, incluindo cerca de 15,8 milhões na Alemanha.
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