Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Foi apresentado na estação de Berlin a quarta geração do ICE, trem de alta velocidade alemão
Revista Publiracing
16 de set. de 2016
2 min de leitura
Tradicional trem de alta velocidade alemão, após três décadas de muito sucesso, o ICE conhece a quarta geração do famoso trem, que agora é composto por 12 carros, 830 lugares e apto a circular a velocidades de 250 km/h.
Entre as diversas comodidades dos trens ICE 4 estão, wifi gratuito em toda a composição, poltronas ergonômicas, grandes espaços para bagagem, carro restaurante, e um inovador sistema de iluminação que vai se adaptando à iluminação natural externa, criando assim uma perfeita harmonia e bem estar de acordo com o horário do dia em que é realizada a viagem.
Cada composição tem ainda espaço exclusivo para oito bicicletas e quatro cadeiras de rodas, com espaços adaptados e exclusivos para famílias. O ICE4 tem duas gruas que garantem a entrada ou saída de passageiros com mobilidade reduzida, com eficiência, conforto e rapidez e em qualquer estação ao longo do percurso.
O sistema de entretenimento do trem mostra informações em tempo real sobre o trajeto, e trens de conexão em cada estação. O ar-condicionado está preparado para suportar temperaturas exteriores de até 45 graus, mantendo uma temperatura confortável no interior ao longo de toda a composição.
Em relação ao WIFI gratuito, o ICE4 já vem com este sistema instalado, mas a DB promete ter disponível até final do ano, em todas as unidades ICE de gerações anteriores o uma nova tecnologia adquirida pela DB para oferta de internet de qualidade em suas unidades.
A divisão de poltronas na composição ao longo dos 12 carros e 346 metros da composição, é de 205 em primeira classe, e 625 em segunda.
Já tecnicamente o trem da Siemens utiliza a solução de carros que têm instalados os motores de tração, abandonando a solução de unidades exclusivamente motoras nas pontas da composição e que foi utilizada nas primeiras gerações do ICE.
Segundo os fabricantes, além da flexibilidade na utilização das unidades, provocado pelos carros que individualmente incorporam os motores de tração, e também pelo novo desenho aerodinâmico associado ao baixo peso, permitem uma redução de 22% no consumo de energia, em relação à modernização que foi realizada algum tempo atrás na primeira geração do ICE.
O ICE4 será agora submetido a testes reais de utilização, antes de ser oferecido em serviço regular, momento programado para acontecer em dezembro de 2017. Todos os sistemas e componentes técnicos do trem serão testados exaustivamente, mesmo após os mais de 250 000 km já percorridos ao longo do período de desenvolvimento do projeto.
O ICE4 tem a participação em 70% da Siemens e 30% da Bombardier Transportation
Comentários