top of page
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing AutoQRO.png
Publiracing VTM.png

WEC: As máquinas que são protagonistas do mundial de Endurance e que viram história no automobilismo

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 9 de jul.
  • 7 min de leitura
WEC: As máquinas que são protagonistas do mundial de Endurance e que viram história no automobilismo
LMGT3 (esq) e Hypercar (dir): as classes do FIA WEC no Rolex 6 Horas de SP

Carisma e rivalidade cresceram ao longo dos anos nas corridas de longa duração. Batalhas tecnológicas e corrida por inovação colocaram as marcas em evidência e no papel de protagonistas no endurance mundial. Serão elas a dar o tom no Rolex 6 Horas de São Paulo em Interlagos, neste final de semana.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

O palco do FIA WEC (World Endurance Championship) possui diversas estrelas ao volante de seus 36 carros fixos, que marcarão presença no Rolex 6 Horas de São Paulo – única etapa no continente sul-americano do campeonato mundial, que será disputada neste final de semana - dias 11, 12 e 13 - no Autódromo de Interlagos.


Entretanto, para a maior parte dos fãs das corridas de longa duração, é o carro o personagem principal: o piloto está em segundo plano frente às máquinas alinhadas nos grids do FIA WEC. Não são poucos os que escolhem para qual carro ou trio irão torcer com base na tradição da montadora por trás da participação, ou até mesmo por conta da motorização que um carro específico possui. Por exemplo, o Aston Martin Valkyrie ganhou a simpatia de muitos em 2025 por chegar ao FIA WEC utilizando um motor aspirado V12, cujo som acelera o coração dos fãs de automobilismo.


As preferências de cada torcedor e as dinastias de vencedores nas 24 Horas de Le Mans – prova centenária que originou o campeonato – criaram um culto ao carro e às marcas sem igual frente a outros campeonatos do automobilismo. É uma tradição: no universo do Endurance, o carro sempre vem primeiro.


Das pistas para as ruas: Aston Martin Valkryrie já tem versão urbana
Das pistas para as ruas: Aston Martin Valkryrie já tem versão urbana

O vencedor de Le Mans que virou música

Atualmente tricampeã de Le Mans, a Ferrari retornou com um time de fábrica na classe principal do evento em 2023 e desde então não sabe o que é perder a prova francesa. Porém, sua tradição vem desde 1949, quando o comendador Enzo Ferrari viu sua Ferrari 166 MM Barchetta cruzar a linha de chegada na frente em Le Mans. O triunfo fez o modelo tão famoso que até mesmo a banda canadense Rush dedicou uma música ao carro: Red Barchetta, no aclamado álbum “Moving Pictures” de 1981. O modelo, que estabeleceu a Ferrari como um ícone das corridas, é um dos mais importantes de sua história.


O filme que celebra um dos grandes duelos de Le Mans

A histórica edição de 1966 de Le Mans, imortalizada no filme “Ford vs. Ferrari” (2019), traz o duelo da fabricante de Maranello – dona da vitória nas seis edições anteriores – com a norte-americana, que naquele ano derrotou os italianos em um “Davi vs. Golias” moderno, que rapidamente tornou-se popular entre os fãs. A disputa de Ford contra Ferrari, inclusive, será muito em breve reeditada no FIA WEC, com a marca oval azul anunciando sua entrada na Hypercar para 2027.


Além de “Ford vs Ferrari”, outro filme que celebra a tradição da mais tradicional das 24 horas é a película homônima “Le Mans”. Estrelado por Steve McQueen e lançado no ano de 1971, a produção é também amada por gerações dos fãs de automobilismo e considerada até hoje uma das melhores sobre o tema já produzidas na história do cinema. Um clássico bem ao estilo de Le Mans que leva o espectador a uma verdadeira viagem no tempo.


Os bravos alemães

Porém, os maiores vencedores das corridas de longa duração vêm da Alemanha. A Porsche tem 19 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, a última delas em 2017. A marca de Stuttgart é uma das mais amadas pelos ‘gearheads’, não só pelo modelo atual – o Porsche 963 – mas também pelo clássico 956, responsável por quatro vitórias em sequência em Le Mans (1982 a 1985). A mais imponente delas em 1983, na qual a marca fez os sete primeiros lugares da prova e nove dos 10 primeiros. Feito imortalizado em uma aula de marketing: a marca alemã estampou em publicações da época um anúncio com os dizeres “Nobody’s Perfect” (ninguém é perfeito) junto do resultado da corrida, algo até hoje relembrado pelos fãs.


A Porsche lançou recentemente o 963 de rua
A Porsche lançou recentemente o 963 de rua

Entre Porsche com 19 e Ferrari com 12 vitórias em Le Mans, o segundo lugar na estatística pertence a uma fabricante que também marcou época e causava temor na concorrência: a Audi, com 13 triunfos – entre os anos 2000 e 2016, só não venceu em quatro edições. Contudo, quando o assunto é o FIA WEC (o campeonato), a Porsche é a segunda maior campeã, com quatro títulos (2015, 2016, 2017 e 2024). A Toyota, com seis (2014, 2018-19, 2019-20, 2021, 2022 e 2023), lidera o ranking. Além das duas, apenas a Audi foi campeã, em 2012 e 2013 – primeiros anos do campeonato.


Grid consagrado

Além de Porsche e Ferrari, outras cinco marcas presentes no grid já venceram as 24 Horas de Le Mans: a Toyota com cinco vitórias (2018 a 2022), a Peugeot com três (1992, 1993 e 2009) e Aston Martin (1959), Alpine (1978) e BMW (1999) com uma cada.


Já no Rolex 6 Horas de São Paulo, a atual vencedora e única a repetir triunfo é a Toyota. Inclusive, a marca garantiu sua primeira vitória no FIA WEC na primeira edição da prova brasileira, em 2012. A Audi venceu o evento em 2013, com a Porsche faturando em 2014 – também a primeira vitória da marca no FIA WEC.


Carros que são (e que podem ser) de rua

São duas as categorias, ou classes de carros, dentro do FIA WEC: Hypercar e LMGT3. Nas duas, a proximidade dos carros com modelos de rua é a receita que faz da fase atual do FIA WEC ser considerada pelos amantes do automobilismo a ‘era de ouro do endurance’. Isso ocorre pelo fato de os regulamentos do campeonato terem aproximado mais os carros de versões que podem chegar às ruas. Anteriormente, os modelos primavam por serem protótipos.

Das ruas para as pistas: LMGT3 traz filosofia diferenciada. Ford Mustang
Das ruas para as pistas: LMGT3 traz filosofia diferenciada. Ford Mustang

Na antiga LMP1, sem limite de custos e de desenvolvimento, os carros eram pensados especialmente para competição. Já na Hypercar, as regras permitem que uma montadora – se quiser – consiga legalizar seu carro para as ruas para vender no mercado. Algo que a Aston Martin, antes mesmo de entrar no campeonato neste 2025, já fez com seu Valkyrie e agora ganhou companhia: no último mês, a Porsche anunciou uma versão de rua de seu campeão 963, enquanto a Ferrari também já trouxe ao mercado uma versão de seu carro, a 499P Modificata, que pode apenas ser utilizada em pistas.


Entre os modelos GT, a mão de direção é praticamente a contrária, principalmente desde 2024 – com os GT3 substituindo os GTE, que possuíam mais peças exclusivas de carros de competição e que atualmente são substituídas por componentes comuns a carros de rua. Nesta classe, os carros GT – sigla para Gran Turismo – nascem para as ruas, mas com vocação para as pistas.


Com isso, o FIA WEC vem cada vez mais entrando no coração dos fãs de esporte a motor e criando a cada dia uma rivalidade sadia entre marcas dentro e fora da pista. Isso certamente incentiva pilotos e engenheiros a irem atrás dos últimos décimos atrás da glória oferecida pelo FIA WEC, um campeonato onde a máquina está em primeiro plano.


O BMW M4 que também faz sucesso na LMGT3 dentro do FIA WEC
O BMW M4 que também faz sucesso na LMGT3 dentro do FIA WEC

Confira a classificação do campeonato de construtores do FIA WEC na categoria Hypercar após 4 etapas em 2025:


Ferrari - 172 pontos

Toyota - 95

Porsche - 84

Cadillac - 76

BMW - 64

Alpine - 54

Peugeot - 14

Aston Martin - 2

Classificação LMGT3 após 4 etapas*:


*Na LMGT3 a disputa é limitada entre as equipes


#92 Manthey 1st Phorm (Porsche 911) - 81 pontos

#21 Vista AF Corse (Ferrari 296) - 76

#33 TF Sport (Chevrolet Corvette) - 60

#27 Heart of Racing Team (Aston Martin Vantage) - 47

#78 Akkodis ASP Team (Lexus RC F) - 38

#81 TF Sport (Chevrolet Corvette) - 38

#87 Akkodis ASP Team (Lexus RC F) - 32

#54 Vista AF Corse (Ferrari 296) - 31

#59 United Autosports (McLaren 720S)  - 27

#77 Proton Competition (Ford Mustang) - 25

#31 The Bend Team WRT (BMW M4) - 23

#46 Team WRT (BMW M4) - 21

#88 Proton Competition (Ford Mustang) - 20

#10 Racing Spirit of Léman (Aston Martin Vantage) - 15

#95 United Autosports (McLaren 720S)  - 12

#61 Iron Lynx (Mercedes-AMG) - 8

#85 Iron Dames (Porsche 911) - 7

#60 Iron Lynx (Mercedes-AMG) - 0

Programação do Rolex 6 Horas de São Paulo:


11 de julho, sexta-feira

8h: Abertura dos portões

9h20-10h05: GT Series - Treino Livre 1

10h: Coletiva de imprensa com o Prefeito de São Paulo

11h-12h30: FIA WEC - Treino Livre 1

13h-13h45: GT Series - Treino Livre 2

13h30-14h: FIA WEC - Coletiva pré-evento

15h45-17h15: FIA WEC - Treino Livre 2

17h30-19h: Pit Walk

19h: Fim das atividades


12 de julho, sábado

8h: Abertura dos Portões

9h30-9h50: GT Series - Classificação

10h10-11h10: FIA WEC - Treino Livre 3

12h-13h30: Pit Walk/Hot laps/Sessão de autógrafos

13h15-13h35: Desfile de Ferraris

14h10-14h25: Desfile de carros clássicos

14h10-14h17: Desfile Harley-Davidson

14h45-14h57: FIA WEC - Classificação LMGT3

15h05-15h15: FIA WEC - Hyperpole LMGT3

15h25-15h37: FIA WEC - Classificação Hypercar

15h45-15h55: FIA WEC - Hyperpole Hypercar

16h15-16h35: Coletiva de imprensa pós-classificação

16h45-17h: Zona mista LMGT3

16h45-17h25: GT Series - Corrida 1

17h-17h15: Zona mista Hypercar

17h55: Reunião do top 4 do grid – Hypercar e LMGT3

19h: Fim das atividades


13 de julho, domingo

7h: Abertura dos Portões

8h05-8h45: GT Series - Corrida 2

9h-10h: Pit Walk/Sessão de autógrafos

9h05-9h25: Desfile Porsche

9h30-10h: Rolex Hot Laps

10h04-10h10: Volta de honra

10h20-10h30: Box aberto

10h35: Grid Walk aberto

10h55-11h13: Grid Show

11h13: Hino nacional

11h25: Volta de apresentação

11h30: Largada Rolex 6 Horas de São Paulo

17h30: Chegada Rolex 6 Horas de São Paulo

18h-18h20: Coletiva de imprensa

18h30-18h45: Zona mista LMGT3

18h45-19h: Zona mista Hypercar

20h: Fim do evento

      

Calendário FIA WEC 2025

13 de julho de 2025 Rolex 6 Horas de São Paulo (BRA)

7 de setembro de 2025 Lone Star Le Mans (COTA) (EUA)

28 de setembro de 2025 6 Horas de Fuji (JPN)

8 de novembro de 2025 Bapco Energies 8 Horas do Bahrein (BAH)

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page