Ford F-150 Lightning SuperTruck quebra recorde em Nürburgring e torna-se a picape mais rápida do lendário circuito
- Redação Publiracing
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Protótipo elétrico da Ford completa volta no “Inferno Verde” em 6min43s e mostra a força da eletrificação também nas pistas
A Ford acaba de escrever mais um capítulo histórico no automobilismo ao estabelecer um novo recorde no icônico circuito de Nürburgring com a Ford F-150 Lightning SuperTruck. A picape elétrica completou uma volta no desafiador traçado de 21 km e 73 curvas em apenas 6 minutos e 43,482 segundos, tornando-se a picape mais rápida a rodar no circuito alemão e o quinto protótipo mais veloz da história da pista.
Com esse desempenho impressionante, a SuperTruck superou inclusive o feito recente da Ford SuperVan, que havia se tornado a van mais rápida do traçado com 6min48s, agora ocupando a sétima posição no ranking geral de protótipos.
Potência bruta e engenharia de ponta
Pilotada pelo experiente Romain Dumas, a SuperTruck foi equipada com três motores elétricos, alimentados por um conjunto de baterias de 50 kWh com sistema de arrefecimento líquido, entregando mais de 1.600 cv de potência. Para suportar as forças extremas do “Inferno Verde”, o protótipo conta com freios de carbono-cerâmica, carroceria leve com fibra de carbono e magnésio e um kit aerodinâmico capaz de gerar 2.700 kg de downforce a 241 km/h.
A performance foi complementada por pneus slicks especiais, permitindo curvas agressivas e aceleração impressionante em todos os setores do traçado alemão.
Laboratório sobre rodas
“O que acontece com a picape no circuito de Nürburgring é brutal, por isso ele é chamado de ‘Inferno Verde’. Com 21 quilômetros e 73 curvas, ele destrói qualquer coisa que não seja à prova de balas. Quando os nossos sistemas sobrevivem a essa punição, eles estão prontos para o que quer que venha pela frente”, afirma Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.


Segundo o executivo, cada avanço obtido nas pistas é aplicado diretamente no desenvolvimento dos veículos de produção da marca, trazendo ganhos em aerodinâmica, durabilidade e gestão térmica das baterias — aspectos críticos para os futuros modelos elétricos da Ford.
“Enquanto outras empresas ainda estão definindo a sua estratégia elétrica, nós estamos aqui provando que a nossa funciona. Essas voltas incrivelmente rápidas nos ensinam coisas que você não aprende em nenhum outro lugar, com dados reais em condições extremas”, destaca Rushbrook.
Caminho para a próxima geração elétrica
O sucesso da SuperTruck em Nürburgring reforça o compromisso da Ford em manter sua liderança em picapes e veículos comerciais também na era elétrica. Os aprendizados obtidos nesse programa de desenvolvimento já estão sendo aplicados na criação de uma nova plataforma elétrica acessível de próxima geração, prevista para equipar os futuros modelos da marca.

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários