Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Vídeo: A equipe X44 lidera a classificação do Extreme E na Groenlândia
Redação Publiracing
28 de ago. de 2021
3 min de leitura
Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb, pilotos da equipe X44 de Lewis Hamilton, foram os mais rápidos depois das duas classificações da Extreme E disputadas em Kangerlussuaq, a oeste da Groenlândia.
Após o “Shakedown” e uma sessão de treinos na sexta-feira, os competidores da Extreme E passaram pela primeira prova de fogo do X Prix do Ártico neste sábado, com as duas sessões de classificação.
Na Classificação 1, a dupla da X44 parou o cronômetro com um tempo de 5m46s155 ao finalizar as duas voltas, incluindo a troca obrigatória de piloto, mas ficou somente 3s712 à frente da ABT CUPRA XE, pilotada por Mattias Ekstrom e Jutta Kleinschmidt.
Enquanto Gutierrez e Loeb tiveram uma sessão sem problemas, a classificação foi dramática para grande parte dos competidores, incluindo a equipe líder do campeonato, a Rosberg X Racing.
Johan Kristoffersson, quinto na sessão, enfrentou problemas, e teve que reiniciar o carro três vezes, perdendo quase um minuto. Ao assumir a direção na segunda volta, a australiana Molly Taylor inacreditavelmente capotou o ODYSSEY 21 E-SUV, mas seguiu em frente para cruzar a linha de chegada, alcançando apenas a oitava posição, a 1:44.403 da liderança.
A única equipe que se saiu pior do que a RXR foi a JBXE que, após uma parada no segundo setor da primeira volta, quebrou o braço de direção em um trecho rochoso do circuito quando Mikaela Ahlin-Kottulinsky comandava o carro, o que obrigou a equipe de Jenson Button a se retirar durante a sessão.
Antes do início da Classificação 2, a equipe RXR trabalhou duro para consertar o ODYSSEY 21 E-SUV depois da capotagem, e Taylor e Kristoffersson retribuíram os esforços dos mecânicos com um melhor tempo de 14:26.647.
Foi uma pilotagem consistente, já que a dupla não marcou o melhor em nenhuma das parciais, mas Kristoffersson conseguiu um grande impulso na segunda volta após a troca de piloto, e o esforço combinado levou a equipe ao terceiro lugar geral na classificação.
Gutiérrez e Loeb, por sua vez, continuaram seu desempenho impressionante na classificação ao obter o segundo melhor tempo na Q2, 10s951 atrás da RXR, mantendo a posição de primeira classificada na ordem geral.
Os pilotos da Andretti United, Timmy Hansen e Catie Munnings, também se recuperaram dos problemas na Q1 e terminaram em terceiro na Q2, à frente de outra equipe em recuperação, a JBXE de Hansen e Ahlin-Kottulinsky.
Depois do sexto melhor tempo na Q1, a dupla da ACCIONA Sainz XE, Carlos Sainz e Laia Sanz, ficou em quinto lugar na Q2, com Sainz marcando o melhor tempo do setor um da sessão.
A Veloce Racing terminou em sexto, apesar de ter sofrido uma quebra da direção assistida nas primeiras curvas da primeira volta com Stéphane Sarrazin ao volante, graças ao esforço da estreante Emma Gilmour, que completou a sessão com determinação, marcando inclusive o melhor tempo do setor quatro da Q2.
Ekstrom, piloto da ABT CUPRA XE, sofreu dois furos na parte traseira do ODYSSEY 21 E-SUV da equipe e, apesar dos esforços do próprio sueco e de um mecânico enquanto sua companheira Kleinschmidt assumia a direção, só foi possível trocar uma das rodas, o que obrigou a equipe a deixar a Q2.
O ODYSSEY 21 da Xite Energy Racing passou a ter duas rodas motrizes com Oliver Bennett no comando na primeira volta da Q2 para a equipe, que voltou ao paddock para se retirar depois de ficar preso na pista. A má sorte também voltou a rondar a equipe Segi TV Chip Ganassi Racing, já que Kyle Leduc foi forçado a desistir na primeira volta da Q2 com a suspensão traseira esquerda quebrada.
Em uma decisão de última hora, o circuito da competição de amanhã foi encurtado, em parte para evitar o local onde ocorreram os acidentes durante as sessões de classificação. O setor será substituído por uma longa reta no começo do traçado para gerar mais oportunidades de ultrapassagem.
Jeep Compass Longitude 2.0 Flex
Comprar
As duas semifinais e a corrida final do X Prix do Ártico acontecerão no domingo, encerrando a terceira rodada da temporada inaugural da Extreme E após as visitas a AlUla, na Arábia Saudita, e Dakar, no Senegal.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários