• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Avaliação: Volvo S60 T8 R-Design, exclusividade e esportividade em nível de excelência


A Volvo é uma das marcas que mantem a nobre missão de manter vivas boas opções no segmento de sedãs, mesmo tendo como seu mercado mais forte a sua vasta linha de SUVs.


E um dos seus fantásticos sedãs é o S60, disponibilizado no país em quatro versões, Momentum, Inscription, R-Desgn, alvo de nosso teste nesta matéria, e ainda a versão topo de linha a Polestar Engineered.


A Volvo vem assumindo um protagonismo global muito importante no grupo das chamadas marcas Premium, com desempenho comercial ainda mais expressivo em nosso mercado, onde em setembro ela teve seu melhor mês internamente, mesmo em ano tão complexo a todos os níveis como este de 2020.

Apesar da linha de SUVs ser a principal fatia deste resultado, o S60 tem ainda assim uma importante representatividade, com 64 unidades no mês de agosto e 78 no mês de setembro, ajudando na soma das 380 unidades do sedã emplacadas em 2020 até ao momento, e fazendo parte do ótimo resultado da marca no país, onde o destaque é o número recorde de 788 unidades comercializadas em setembro (644 em agosto), totalizando 4.813 veículos emplacados até final do mês de setembro, apenas menos 11,8% que em igual período de 2019, sem esquecer que o ano de 2020 tem dois meses de inatividade praticamente total, período em que o mercado e as concessionárias paralisaram por conta das restrições impostas pelo combate ao COVID-19.


E os resultados comerciais antecipam muito do que observamos em cada modelo da marca que recebemos para teste, produtos bem completos e de muita qualidade, com lista de versões igualmente ampla.

Mas vamos falar especificamente do S60 R-Design, um produto que mistura de forma primorosa, elegância e esportividade numa proposta de envergadura considerável, afinal são 4761 (mm) de comprimento, 1850 de largura, 1431 de altura (um carro bem baixo) e 2872 de distância entre eixos, em proposta que tem 2055 kg de peso.


Iniciando nossa observação, a imponência que se pede a qualquer bom sedã está lá, e linhas de contornos fluidos e modernos dão um toque de modernidade incrível, além de detalhes aerodinâmicos e de design exclusivos que lhe conferem uma esportividade bem marcante.


Destacamos os para-choques dianteiros e traseiros exclusivos da versão R-Design, assim como exclusiva é a grade frontal em preto brilhante. Referências ainda para os espelhos retrovisores externos retráteis com capa no chamado Black Stone e harmonizando com a moldura dos vidros laterais com acabamento em Black Piano, entregando um carro de estética arrebatadora. Para completar sua vertente esportiva, a Volvo não esqueceu os escapamentos duplos integrados ao para-choque traseiro.


As rodas (lindíssimas) são de alumínio 19" onde são instalados pneus de medida 235/40 R19 e disponibilizando sistema de monitoramento de pressão no painel de instrumentos.


Em nossa observação externa deixamos para ultimo o fantástico sistema de faróis que além de caracterizar nosso modelo como um legitimo Volvo, ainda entrega um nível de segurança em condução noturna realmente digno de um registro muito especial. Os faróis de LED avançados fornecem uma luz excepcional, ajudam a ver os cantos e otimizar a visão, adaptando constantemente o padrão de luz.

Além disso, podemos usar o feixe alto o tempo todo já que ao encontrar ou alcançar outro carro, os faróis reduzem o feixe, conforme necessário, para não ofuscar outro motorista. A maior área iluminada também beneficia outros usuários da estrada, como pedestres e ciclistas. Os faróis também são inteligentes: o farol alto é desligado quando você entra em uma cidade, mas se passar por uma placa iluminada, ele permanece ligado, e só complementando, de uma forma geral, os modelos da Volvo são uma referência em iluminação, e dirigir de noite com um veículo da marca é sempre bem mais seguro.


Já a caminho do habitáculo, o acesso é realizado através do sistema Keyless de travamento e destravamento das portas e porta-malas sem chave, e através do qual é possível também, dar partida ao veiculo com a chave no bolso. Cabe aqui um pequeno parêntesis para referir que o controle remoto da chave do Volvo S60 R-Design, idêntico a outros modelos da marca, é um dos mais atraentes que conhecemos, sendo uma extensão da elegância do veículo que podemos levar para dentro de casa ou trazer conosco.


Olhando agora para o interior, destaque inicial para o acabamento de painel e portas através de um material semelhante a um metal de tecido. Projetado com folha de alumínio em relevo, envernizado com tinta preta, com corte de diamante para revelar o alumínio e, em seguida, com uma segunda gravação em relevo. Esses pormenores são a porta de entrada para um interior moderno, mas ao mesmo tempo elegante e confortável.


Os assentos dianteiros têm ajuste e suporte lombar elétrico, com memória, e nos deixam perfeitamente integrados, tanto para dirigir como para saborear todo o requinte entregue. Os bancos são de perfeita ergonomia e o espaço disponibilizado é bem expressivo. Já que falamos em espaço, uma nota para o porta-malas, que entrega 442 litros.


Olhando para o painel, imediatamente visíveis as duas fontes de informação, sendo uma o painel de instrumentos digital com 12,3" bem atrás do volante, e ainda o painel central de LCD com 9" touch screen e antirreflexo.

Nesta última tela onde são disponibilizadas as informações da multimídia, é possível conectar o celular através dos sistemas Apple CarPlay® e Android Auto® (via USB). São disponibilizadas também as imagens da câmera de ré e informações dos diversos sensores dianteiros e traseiros para manobras, é também através dela que configuramos o sistema de navegação. Ainda na tela, que nos modelos Volvo tem a aparência de um tablet, é realizado o acesso e configuração de todas as opções do fantástico sistema de áudio, que continua sendo mais uma das referências da marca. Nesta versão ele é Harman Kardon com 13 alto-falantes e Subwoofer com 600 watts, um primor de qualidade e bem estar sonoro, e com algumas opções de acesso fácil através dos comandos iluminados no volante onde é possível, por exemplo, ajustar o volume, mudar as estações do rádio ou trocar a faixa sem tirar as mãos do volante.


Finalizando algumas das funções que realizamos através da tela central, destaque para o ar-condicionado de duas zonas, que inclui ainda o sistema CleanZone que entrega um ar de cabine mais limpo e saudável. Ele monitora o ar que entra na cabine e a fecha se substâncias nocivas forem detectadas. Um filtro reduz os níveis de poeira, pólen, partículas e odores químicos. E para preparar um ambiente fresco na cabine em um dia quente, a função automática do CleanZone ventila a cabine de forma eficiente e automática ao destravar o carro.


Ainda como destaque registramos a tomada de 12V traseira, os espelhos retrovisores interno e externos com escurecimento automático, soleira de porta e Iluminação interna que deixam o ambiente mais agradável através de cores personalizadas, manopla de câmbio esportiva revestida em couro e o apoio de braço traseiro com porta-copos e porta-objetos.

Finalizamos com o destaque para o sempre atraente teto panorâmico de abertura elétrica, envolvido pelo teto de acabamento na cor preta, que entrega a desejada amplitude ao interior através de um item cada vez mais desejado pelo usuário do automóvel em todo o mundo.


Com forte preocupação com os aspectos de segurança e conforto, o Volvo S60 R-Design vem carregado de auxílios para a condução. Destacamos o assistente de partida em subidas, sensor de chuva e crepuscular, controle de cruzeiro adaptativo, o chamado Pilot Assist, além da possibilidade de ajustar a intensidade da direção.


Já especificamente relacionados a questões de segurança, referências para o ótimo pacote de airbags, com bolsas frontais, laterais e cortina, sistema de fixação de cadeirinha infantil – ISOFIX, sistema digital de leitura de placas de sinalização de velocidade além de alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa e de ponto cego com Cross Traffic Alert e assistente de direção, alerta de colisão traseira e de frenagem automática, também com assistente de direção.

Com todo este nível de tecnologia e segurança ao nosso dispor, além de conforto em níveis muito elevados, é hora de dar partida ao sistema de propulsão T8 hibrido de nosso S60. A posição de condução é naturalmente a de um sedã, mais próximo ao solo, reforçado por uma postura mais esportiva da versão R-Design. E ao acionarmos o botão start/stop invariavelmente somos levados a iniciar nosso deslocamento no modo elétrico, no mais absoluto silencio, afinal sempre fica um pouco de energia na bateria, o suficiente para as manobras iniciais como é o caso de sair da garagem de nossa casa.


Aliás, é possível escolher antecipadamente um dos modos de condução para o modelo. O Drive Mode é selecionado através de um elegante controle circular rotativo junto ao freio de estacionamento eletrônico, e permite a adaptação instantânea do trem de força e das características de direção e de outros parâmetros de acordo com suas preferências e as condições da pista, sendo eles, Comfort, Eco ou Dynamic: O modo Comfort otimiza o conforto, enquanto o modo Eco calibra o trem de força e o sistema de climatização para proporcionar o menor consumo de combustível. Já o modo Dynamic é calibrado para direção esportiva, com respostas rápidas do motor, da caixa de transmissão, da direção e dos freios. No modo Individual, é possível adaptá-lo ao seu estilo de condução.

As versões híbridas plug-in T8, como é o nosso caso, contam ainda com outros quatro modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:


PURE: condução econômica para uso urbano

Este modo prioriza o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.


HYBRID: uso cotidiano

É o modo padrão do modelo e responsável por 80% de nosso teste. Programado para utilizar e combinar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível.


POWER: condução esportiva

O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.


AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica.

Nosso modelo é equipado com o conjunto formado pelo potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, trabalhando em conjunto com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh). Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, desempenho que faz o veículo atingir os 100 km/h, saindo da imobilidade, em apenas 4,4 segundos.


Especificamente em relação ao conjunto motriz do modelo testado por nós, fica claro que a Volvo consegue calibrar com louvável capacidade esta mecânica nos diversos modelos em que é aplicada, seja ela, nos SUVs XC60 ou XC90, ou ainda no sedã S90, bem como, e naturalmente, neste S60 R-Design. Já rodamos com todos eles, e em cada um é sentida uma característica única para cada respetiva proposta, obviamente a transmissão, dinâmica da plataforma associada ao tipo de carroceria e sua distribuição de pesos alteram o comportamento das propostas que utilizam a mecânica T8 híbrida, mas uma coisa é comum a todos elas, a enorme capacidade em entregar, tanto esportividade como eficiência energética.

Já que falamos em transmissão, uma nota bastante positiva para a o câmbio automático de oito velocidades, que é responsável por muito do dinamismo do modelo, seja em baixas velocidades, com passagens inteligentes em giros baixos, como em giro alto e aproveitando todos os seus recursos de esportividade. Ai o modelo responde de forma pronta como um verdadeiro esportivo, entregando com isso além de animação para o condutor, altos índices de segurança através de uma disponibilidade imediata através de trocas rápidas.


Associada ao fantástico comportamento dinâmico do modelo, a suspensão, que é independente nas quatro rodas, com braços sobrepostos na dianteira e multibraço na traseira, e que permite uma envolvência nas curvas com um grau de eficiência e segurança elevadíssimos, tornando o Volvo S60 R-Design um dos carros mais incríveis que dirigimos ultimamente em termos de dinâmica. Um automóvel de ótima dirigibilidade e que parece ultrapassar os limites da física para se adequar ao tipo de curva e manobra que efetuamos, mas sempre com muita elegância, capacidade e segurança.


Ainda mais duas ótimas referências, primeiro para os freios, de alta eficiência, sendo de disco ventilado nas quatro rodas, e a outra, para a direção de assistência elétrica, também ela de qualidade irrepreensível, com alta precisão e adaptação inteligente a qualquer velocidade, mais uma positiva referência bem comum em todos os modelos da Volvo.

Como verdadeiro selo de eficiência, os modelos híbridos da Volvo entregam ótimo resultado no consumo. Permitindo 60 litros de gasolina no tanque, a autonomia do modelo supera os 1300 km, tanto em condução urbana como em estrada, terminando o nosso teste com média superior a 20 km/l, sendo necessário referir que por vezes usufruímos de toda a esportividade do modelo, com isso prejudicando a média que poderia facilmente ter chegado a 22 km/l numa condução mais de acordo com os padrões comuns. Utilizando seu sistema hibrido de alto desempenho, frenagens e desacelerações são aproveitadas para carregar nossa bateria o que permite muitos deslocamentos a baixas velocidades no mais absoluto silencio e naturalmente contribuindo para uma atmosfera mais limpa, sendo que, além da regeneração de energia é possível recarregar nossa bateria através do cabo disponibilizado pela Volvo.


Conclusão do editor: Vendido no mercado brasileiro pelo preço de referência de R$ 295.950, o Volvo S60 R-Design é um dos veículos mais completos e entusiasmantes que dirigimos nos últimos tempos, já que em todos os sentidos ele nos leva a descobrir um carro praticamente perfeito. Um design de carroceria que equilibra esportividade e elegância como poucos. Habitáculo moderno, confortável e tecnológico, além de espaço para toda a família sem limitações. Se a tudo isto juntarmos disponibilidade total e imediata e um sistema hibrido de altíssima eficiência, fica claro que estamos diante de um dos melhores modelos da Volvo. Uma estrutura que assenta com perfeição na plataforma do modelo, e que nesta ultima evolução do S60 apresenta um nível de excelência digno de louvor para a engenharia escandinava.


Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Testes/Comparativos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br



Laja Revista Publiracing
Planos.jpg
Reserve seu espaço
XIII Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluídos