top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Stock Car: Ricardo Maurício vence a primeira corrida no novo autódromo de Cuiabá e entra novamente para a história

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • há 2 horas
  • 4 min de leitura
Stock Car: Ricardo Maurício vence a primeira corrida no novo autódromo de Cuiabá e entra novamente para a história

Em um sábado marcado por calor extremo, forte desgaste dos carros e estreia oficial do Autódromo Internacional de Mato Grosso, Ricardo Maurício escreveu mais um capítulo importante da BRB Stock Car ao vencer a primeira prova disputada no novo circuito. A vitória na corrida sprint levou o tricampeão ao 38º triunfo na categoria e consolidou sua posição entre os maiores nomes da história recente do automobilismo brasileiro.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

O piloto da Valda Cavaleiro Sports largou da pole após a inversão dos 12 primeiros e dominou praticamente toda a prova com o Chevrolet Tracker #90. Em seu rastro, Arthur Leist — um dos nomes de ascensão mais rápida na temporada — pressionou durante o período de pit-stops e teve a volta mais rápida da corrida, mas cruzou em segundo com o Toyota Corolla Cross da Crown Racing. O pódio foi completado por Nelson Piquet Jr., que manteve a boa fase ao também competir simultaneamente no TCR South America/TCR Brasil Banco BRB.


A prova fez de Cuiabá, sob temperatura ambiente de 34ºC e sensação térmica de 37ºC, o palco da mais nova peça de infraestrutura do automobilismo nacional: os 4.450 metros do autódromo recém-inaugurado mostraram potencial técnico e físico ao exigir precisão, ritmo e desgaste controlado de todos os pilotos.


Uma corrida marcada por estratégia e desgaste

Maurício liderou as primeiras nove voltas até fazer o pit obrigatório. Nesse momento, Leist buscou uma volta rápida com pista livre, tentando retornar à frente. O plano falhou por detalhes: o tricampeão voltou adiante após o pit do gaúcho e controlou a corrida até a bandeirada.


No pódio, a diversidade técnica do grid ficou evidente — Chevrolet, Toyota e Mitsubishi representaram a trinca que compõe a Stock Car em 2025. O campeão Gabriel Casagrande terminou em quarto, enquanto Gaetano Di Mauro, vice-líder do campeonato, fechou o top-5 e somou pontos importantes.


Felipe Massa, que largou da 12ª posição, escalou seis postos e terminou em sexto, um desempenho sólido antes de largar da pole na corrida principal à noite.


Stock Car: Ricardo Maurício vence a primeira corrida no novo autódromo de Cuiabá e entra novamente para a história

Leituras dos protagonistas

Ricardo Maurício destacou a importância das últimas etapas para recuperar competitividade após um início difícil. “Tive um carro muito confortável nessas duas provas. Quem larga na frente na sprint precisa usar tudo o que tem”, avaliou.


Ricardo Maurício
Ricardo Maurício

Arthur Leist enfatizou o peso de conquistar mais um pódio em uma temporada que confirma sua evolução. “Sabemos o quanto é difícil. Seguimos na luta pelo título.”


Nelson Piquet Jr. reconheceu que ainda havia margem para ajustes no carro visando a corrida principal. “A estratégia funcionou, mas temos o que melhorar.”



Contexto do campeonato

Com o resultado, a tabela segue com Felipe Fraga na liderança do campeonato, seguido de Gaetano Di Mauro e Arthur Leist, que mantém ritmo forte no pelotão principal. Maurício, com a vitória, sobe para 405 pontos, ainda distante da ponta, mas com margem para avançar nas etapas finais.


A corrida principal está agendada para 21h40 (22h40 de Brasília), com transmissão em múltiplas plataformas — YouTube, Band, SporTV e BandSports.


A etapa mato-grossense marca um passo relevante para a Stock Car: a chegada de um circuito moderno ao calendário promete impulsionar o automobilismo nacional e fortalecer o eixo de competições para o Centro-Oeste.


Stock Car: Ricardo Maurício vence a primeira corrida no novo autódromo de Cuiabá e entra novamente para a história

Classificação – Corrida Sprint

BRB Stock Car Pro Series – Etapa de Cuiabá (MT)

Pos.

Piloto

Equipa / Carro

Tempo / Diferença

Ricardo Maurício

Cavaleiro Valda / Chevrolet Tracker

32min46s321

Arthur Leist

Crown Racing / Toyota Corolla Cross

+2s336

Nelson Piquet Jr.

Scuderia Bandeiras Sports / Mitsubishi Eclipse Cross

+4s074

Gabriel Casagrande

A.Mattheis Vogel / Chevrolet Tracker

+4s597

Gaetano Di Mauro

Eurofarma RC / Mitsubishi Eclipse Cross

+6s106

Felipe Massa

TMG Racing / Chevrolet Tracker

+7s396

Felipe Fraga

Eurofarma RC / Mitsubishi Eclipse Cross

+8s354

João Paulo de Oliveira

Full Time Gazoo Racing / Toyota Corolla Cross

+8s870

Allam Khodair

Blau Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross

+10s112

10º

Cesar Ramos

Ipiranga Racing / Toyota Corolla Cross

+12s904

11º

Julio Campos

Crown Racing / Toyota Corolla Cross

+14s951

12º

Arthur Gama

Full Time Gazoo Racing / Toyota Corolla Cross

+16s331

13º

Zezinho Muggiati

CAR Racing Sterling / Toyota Corolla Cross

+16s856

14º

Átila Abreu

Scuderia Bandeiras / Chevrolet Tracker

+18s973

15º

Ricardo Zonta

RCM Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross

+20s642

16º

Denis Navarro

Full Time Cavaleiro / Toyota Corolla Cross

+20s669

17º

Cacá Bueno

Scuderia Chiarelli / Chevrolet Tracker

+20s960

18º

Guilherme Salas

Cavaleiro Valda / Chevrolet Tracker

+21s361

19º

Bruno Baptista

RCM Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross

+22s995

20º

Rafael Suzuki

TMG Racing / Chevrolet Tracker

+28s182

21º

Rafael Reis

CAR Racing Sterling / Toyota Corolla Cross

+29s323

22º

Rubens Barrichello

Full Time Cavaleiro / Toyota Corolla Cross

+30s188

23º

Daniel Serra

Blau Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross

+30s572

24º

Lucas Kohl

Scuderia Chiarelli / Chevrolet Tracker

+31s073

25º

Lucas Foresti

A.Mattheis Vogel / Chevrolet Tracker

+31s945

26º

Felipe Baptista

CAR Racing KTF / Mitsubishi Eclipse Cross

+31s995

27º

Thiago Camilo

Ipiranga Racing / Toyota Corolla Cross

+32s164

28º

Gianluca Petecof

CAR Racing KTF / Mitsubishi Eclipse Cross

+32s562

29º

Vicente Orige

Scuderia Bandeiras Sports / Mitsubishi Eclipse Cross

+32s817

30º

Helio Castroneves

A.Mattheis Motorsport / Chevrolet Tracker

+42s281

Enzo Elias

Scuderia Bandeiras / Chevrolet Tracker

Não completou (−11 voltas)


👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo




Testes Revista Publiracing

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Publiracing Portal de Notícias
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
bottom of page