Redação Publiracing
19 de out.


Artur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br
12 de out.


Redação Publiracing
4 de out.



Em um sábado marcado por calor extremo, forte desgaste dos carros e estreia oficial do Autódromo Internacional de Mato Grosso, Ricardo Maurício escreveu mais um capítulo importante da BRB Stock Car ao vencer a primeira prova disputada no novo circuito. A vitória na corrida sprint levou o tricampeão ao 38º triunfo na categoria e consolidou sua posição entre os maiores nomes da história recente do automobilismo brasileiro.

O piloto da Valda Cavaleiro Sports largou da pole após a inversão dos 12 primeiros e dominou praticamente toda a prova com o Chevrolet Tracker #90. Em seu rastro, Arthur Leist — um dos nomes de ascensão mais rápida na temporada — pressionou durante o período de pit-stops e teve a volta mais rápida da corrida, mas cruzou em segundo com o Toyota Corolla Cross da Crown Racing. O pódio foi completado por Nelson Piquet Jr., que manteve a boa fase ao também competir simultaneamente no TCR South America/TCR Brasil Banco BRB.
A prova fez de Cuiabá, sob temperatura ambiente de 34ºC e sensação térmica de 37ºC, o palco da mais nova peça de infraestrutura do automobilismo nacional: os 4.450 metros do autódromo recém-inaugurado mostraram potencial técnico e físico ao exigir precisão, ritmo e desgaste controlado de todos os pilotos.
Maurício liderou as primeiras nove voltas até fazer o pit obrigatório. Nesse momento, Leist buscou uma volta rápida com pista livre, tentando retornar à frente. O plano falhou por detalhes: o tricampeão voltou adiante após o pit do gaúcho e controlou a corrida até a bandeirada.
No pódio, a diversidade técnica do grid ficou evidente — Chevrolet, Toyota e Mitsubishi representaram a trinca que compõe a Stock Car em 2025. O campeão Gabriel Casagrande terminou em quarto, enquanto Gaetano Di Mauro, vice-líder do campeonato, fechou o top-5 e somou pontos importantes.
Felipe Massa, que largou da 12ª posição, escalou seis postos e terminou em sexto, um desempenho sólido antes de largar da pole na corrida principal à noite.

Ricardo Maurício destacou a importância das últimas etapas para recuperar competitividade após um início difícil. “Tive um carro muito confortável nessas duas provas. Quem larga na frente na sprint precisa usar tudo o que tem”, avaliou.

Arthur Leist enfatizou o peso de conquistar mais um pódio em uma temporada que confirma sua evolução. “Sabemos o quanto é difícil. Seguimos na luta pelo título.”
Nelson Piquet Jr. reconheceu que ainda havia margem para ajustes no carro visando a corrida principal. “A estratégia funcionou, mas temos o que melhorar.”
Com o resultado, a tabela segue com Felipe Fraga na liderança do campeonato, seguido de Gaetano Di Mauro e Arthur Leist, que mantém ritmo forte no pelotão principal. Maurício, com a vitória, sobe para 405 pontos, ainda distante da ponta, mas com margem para avançar nas etapas finais.
A corrida principal está agendada para 21h40 (22h40 de Brasília), com transmissão em múltiplas plataformas — YouTube, Band, SporTV e BandSports.
A etapa mato-grossense marca um passo relevante para a Stock Car: a chegada de um circuito moderno ao calendário promete impulsionar o automobilismo nacional e fortalecer o eixo de competições para o Centro-Oeste.

Pos. | Piloto | Equipa / Carro | Tempo / Diferença |
1º | Ricardo Maurício | Cavaleiro Valda / Chevrolet Tracker | 32min46s321 |
2º | Arthur Leist | Crown Racing / Toyota Corolla Cross | +2s336 |
3º | Nelson Piquet Jr. | Scuderia Bandeiras Sports / Mitsubishi Eclipse Cross | +4s074 |
4º | Gabriel Casagrande | A.Mattheis Vogel / Chevrolet Tracker | +4s597 |
5º | Gaetano Di Mauro | Eurofarma RC / Mitsubishi Eclipse Cross | +6s106 |
6º | Felipe Massa | TMG Racing / Chevrolet Tracker | +7s396 |
7º | Felipe Fraga | Eurofarma RC / Mitsubishi Eclipse Cross | +8s354 |
8º | João Paulo de Oliveira | Full Time Gazoo Racing / Toyota Corolla Cross | +8s870 |
9º | Allam Khodair | Blau Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross | +10s112 |
10º | Cesar Ramos | Ipiranga Racing / Toyota Corolla Cross | +12s904 |
11º | Julio Campos | Crown Racing / Toyota Corolla Cross | +14s951 |
12º | Arthur Gama | Full Time Gazoo Racing / Toyota Corolla Cross | +16s331 |
13º | Zezinho Muggiati | CAR Racing Sterling / Toyota Corolla Cross | +16s856 |
14º | Átila Abreu | Scuderia Bandeiras / Chevrolet Tracker | +18s973 |
15º | Ricardo Zonta | RCM Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross | +20s642 |
16º | Denis Navarro | Full Time Cavaleiro / Toyota Corolla Cross | +20s669 |
17º | Cacá Bueno | Scuderia Chiarelli / Chevrolet Tracker | +20s960 |
18º | Guilherme Salas | Cavaleiro Valda / Chevrolet Tracker | +21s361 |
19º | Bruno Baptista | RCM Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross | +22s995 |
20º | Rafael Suzuki | TMG Racing / Chevrolet Tracker | +28s182 |
21º | Rafael Reis | CAR Racing Sterling / Toyota Corolla Cross | +29s323 |
22º | Rubens Barrichello | Full Time Cavaleiro / Toyota Corolla Cross | +30s188 |
23º | Daniel Serra | Blau Motorsport / Mitsubishi Eclipse Cross | +30s572 |
24º | Lucas Kohl | Scuderia Chiarelli / Chevrolet Tracker | +31s073 |
25º | Lucas Foresti | A.Mattheis Vogel / Chevrolet Tracker | +31s945 |
26º | Felipe Baptista | CAR Racing KTF / Mitsubishi Eclipse Cross | +31s995 |
27º | Thiago Camilo | Ipiranga Racing / Toyota Corolla Cross | +32s164 |
28º | Gianluca Petecof | CAR Racing KTF / Mitsubishi Eclipse Cross | +32s562 |
29º | Vicente Orige | Scuderia Bandeiras Sports / Mitsubishi Eclipse Cross | +32s817 |
30º | Helio Castroneves | A.Mattheis Motorsport / Chevrolet Tracker | +42s281 |
— | Enzo Elias | Scuderia Bandeiras / Chevrolet Tracker | Não completou (−11 voltas) |
👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo

















