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Stadler vai entregar a primeira ferrovia de cremalheira totalmente automatizada do mundo


Stadler vai entregar a primeira ferrovia de cremalheira totalmente automatizada do mundo

A Appenzeller Bahnen (AB) e a Stadler assinaram um contrato para a fabricação e entrega de um veículo de roda dentada (cremalheira) para a ligação ferroviária Rheineck-Walzenhausen. O contrato inclui equipar o veículo com a solução CBTC da Stadler (Communications-based Train Control). O novo veículo da linha Rheineck-Walzenhausen é a primeira operação ferroviária interurbana de cremalheira totalmente automatizada do mundo.


O veículo usado hoje pela Appenzeller Bahn (AB) na linha Rheineck-Walzenhausen está em uso há mais de 64 anos e deve ser substituído devido à sua idade.


Esta é a primeira vez que a Stadler equipou uma ferrovia de montanha com a solução CBTC (Communications-based Train Control), permitindo que as operações dos trens sejam totalmente automáticas e sem maquinista, podendo os funcionários da AB no centro de operações intervir nas operações dos trens por controle remoto.

Stadler vai entregar a primeira ferrovia de cremalheira totalmente automatizada do mundo

Primeira ferrovia de cremalheira totalmente automática em campo aberto

Já existem trens totalmente automatizados em túneis ou em sistemas de via fechados, onde os obstáculos na rota podem ser excluídos com segurança como o caso do metrô da linha 4 amarela em São Paulo. O Metrô de Lausanne na Suíça é outro que operara de forma automatizada assim como dezenas de sistemas ferroviários ao redor do mundo já são operados com sucesso no chamado sistema fechado, no qual a rota deve ser monitorada em relação aos obstáculos. No entanto, o novo trem da linha Rheineck-Walzenhausen será um trem totalmente automático que funciona em sistema aberto em campo aberto. A solução CBTC deve, portanto, também monitorar a rota e detectar eventuais obstáculos e o início das operações está previsto para 2026.


“A implementação da operação automatizada e sem maquinista na linha Rheineck-Walzenhausen é um marco na digitalização das operações ferroviárias. O projeto fará um trabalho pioneiro valioso em termos de tráfego ferroviário automatizado em rotas interurbanas. Projetos de digitalização relacionados a ferrovias em todo o mundo se beneficiarão disso. Estamos orgulhosos de ser pioneiros junto com a Appenzeller Bahn e estamos ansiosos para trabalhar juntos", diz Marc Trippel, chefe da divisão de sinalização da Stadler.



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