top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Sertões 2023: Prova promete disputa de altíssimo nível entre os carros

  • Foto do escritor: Redação Brasil
    Redação Brasil
  • 6 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Sertões 2023: Prova promete disputa de altíssimo nível entre os carros
Lucas Moraes busca terceira vitória no Sertões

A edição 2023 do Sertões BRB se aproxima com a expectativa de uma disputa de altíssimo nível técnico entre as supermáquinas e os competidores envolvidos. Em boa parte, pela experiência dos principais candidatos à vitória, todos com resultados de destaque em ralis cross-country internacionais. Mas também pela briga entre as marcas e suas máquinas de última geração.


São nada menos que quatro campeões dispostos a ampliar seu número de conquistas ao fim dos 3.800 quilômetros de percurso (2.027 deles cronometrados) que levarão pilotos e navegadores de Petrolina (PE) ao Preá (CE), em um prólogo e oito etapas, de 11 a 19 deste mês. Começando pelos atuais: Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio, que também venceram em 2019, retornam com a Toyota GR Hilux DKR T1+ assistida pela Overdrive e alinhada pela MEM Motorsport. Desde a vitória do ano passado, no Sertões BRB 30 anos, muita coisa mudou.

Sertões 2023: Prova promete disputa de altíssimo nível entre os carros
Guiga Spinelli e a Mitsubishi estão de volta ao Sertões

Lucas passou contar com suporte da Toyota Gazoo Racing Latin America; foi a sensação do último Dakar com a terceira posição final em sua estreia e, ao lado de Kaíque, foi o vice-campeão da Baja Aragón, na Espanha. O que o deixa ainda mais credenciado a buscar o tri.

Mesmo caso dos irmãos Baumgart e da equipe X Rally. Cristian (quatro títulos) e Marcos (um) competirão com os Prodrive Hunter T1+, protótipo desenvolvido por uma das mais tradicionais estruturas dos ralis, com design de Ian Callum (ex-desenhista da Jaguar) e motor Ford V6 3.5 biturbo. Os dois tiveram a chance de conhecer o novo equipamento no Sonora Rally (etapa mexicana do Mundial) e no Rally do Jalapão, vencido por Marcos. Se Cristian vencer vai se igualar ao maior campeão entre os Carros.

Sertões 2023: Prova promete disputa de altíssimo nível entre os carros
Ambos campeões, Marcos e Cristiam Baumgart estreiam o Prodrive Hunter

E para esquentar ainda mais a briga de nomes acostumados a vencer, o recordista do Sertões BRB está de volta, após dois anos de ausência. Único penta sobre quatro rodas, Guiga Spinelli alinha para sua 20ª participação no Sertões com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing T1 FIA, no que também será o retorno da marca japonesa, com direito à logo da Ralliart, sua lendária divisão esportiva. Ainda que com menor curso de suspensão e largura que os modelos do regulamento T1+, Guiga e o igualmente experiente navegador português Paulo Fiúza prometem integrar a luta pelas primeiras posições.


Também é o objetivo de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, com a versão mais recente do buggy sul-africano Century CR6 T, equipada com motorização Audi turbo. E de Sylvio de Barros, Rodrigo Aché, Glauber Fontoura, Julio Capua e Mauro Guedes, com outros exemplares da Toyota Hilux T1.


Os inscritos com as Mitsubishi Triton Sport R farão duas competições em uma: além de inscritos na categoria T2 (Production), participarão de uma disputa à parte que dará, ao vencedor, uma estadia de três dias em Alter do Chão (PA). Entre eles está Youssef Haddad, engenheiro, navegador e desde o ano passado piloto. Depois de fazer história ano passado como o primeiro a completar o Sertões correndo solo nos carros, ele terá agora a seu lado Igor Quirrenbach.


Na classe T4 (para os UTVs com homologação FIA), um dos destaques é a estreia de Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, organizadora do Sertões BRB. Ao lado do navegador Rodrigo Mello, a ideia é viver a realidade dos competidores por dentro e tirar aspectos importantes para o desenvolvimento da prova. Experiência realizada também por Marcos Moraes, o MEM, que esteve à frente do evento e garantiu sua consolidação a partir dos anos 1990 até 2019.


Sertões 2023: Prova promete disputa de altíssimo nível entre os carros
O buggy sul-africano Century CR6 T volta com nova versão

Lucas Moraes: "É sempre muito bom correr o Sertões, especialmente defendendo o título. Espero que consigamos fazer uma prova limpa, que é o mais importante. Acredito que essa edição será bem mais técnica que a do ano passado; mais travada, e por isso a parte de acerto do carro será bem mais importante. Fizemos o shakedown e o carro está muito bom. Temos um grid excelente, um formato diferente, e a lição de casa foi feita.”.


Guilherme Spinelli: "É um ano muito especial para mim, já que será meu vigésimo Sertões e um retorno após dois anos sem disputá-lo, tendo a honra de vestir o macacão da equipe oficial Mitsubishi, que também está de volta. E com a participação da minha empresa, a Spinelli Racing, o que é uma responsabilidade e uma motivação extra. Como a decisão foi tomada pouco tempo antes da prova, vamos com o carro na categoria T1 FIA, de 2019. A expectativa é sermos os melhores da categoria e andar bem também na classificação geral".


Marcos Baumgart: "Será nosso 25° Sertões, sempre cercado de grandes expectativas. Já tivemos o gostinho de correr com o carro novo, fizemos toda a adaptação para as características brasileiras e vamos trabalhar com foco na vitória. O Sertões é único, tem várias armadilhas, mas, com a união de todos na equipe, vamos procurar superar os obstáculos do trajeto".

ree
Roteiro do Sertões BRB 2023

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio


HARLEY-DAVIDSON ULTRA LIMITED
Comprar

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Publiracing Portal de Notícias
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
bottom of page