O Peugeot 205 completa 40 anos
- Redação Publiracing
- 23 de fev. de 2023
- 4 min de leitura

Em 24 de Fevereiro de 1983, a Peugeot fez história ao lançar o 205. Este modelo consolidou a marca na era moderna, tanto em termos de produto, marketing como automobilismo.
A história de um carro é muitas vezes, em primeiro lugar, a história dos homens e mulheres que o projetaram. A história do 205 é inseparável de Jean Boillot, membro do conselho de administração da marca no final da década de 1970. Foi ele quem, em um momento difícil para a empresa, surgiu com o ambicioso projeto de um novo carro pequeno que seria muito mais do que um carro urbano, um carro multiuso, tão confortável na cidade quanto nas estradas rurais, capaz de transportar uma pequena família, e acessível.
Em termos de design, bem como de tecnologia e marketing, o Peugeot 205 mudou o jogo. Embora a maioria dos modelos anteriores tivessem sido desenhados pela Pininfarina, foram os estilistas que venceram o concurso interno, com um design muito mais moderno e fluido (a Pininfarina consolidou-se ao projetar o cabriolet 205). Foi um projeto que inaugurou alguns sinais distintivos que seriam encontrados em futuros modelos, por exemplo, a grade com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras.

O Primeiro Compacto Movido a Diesel de Alta Performance
Tecnicamente, o 205 assinalou a entrada da Peugeot na era moderna: compacto mas espaçoso, prático com o seu hatchback, eficiente e económico ao mesmo tempo, adaptado a todas as utilizações. Em particular, é o primeiro carro da marca a adotar barras de torção na traseira, a fim de liberar mais espaço no compartimento de passageiros. É também o primeiro carro a receber a nova família de motores XU, nomeadamente o XUD7, um motor de quatro cilindros de 1.769 cm3 com 60 cv, que fez do 205 o primeiro pequeno automóvel francês a diesel e sobretudo o primeiro pequeno modelo a diesel a oferecer uma performance equivalente à dos seus homólogos a gasolina, mas com consumos muito inferiores (3,9l/100km em média).
De 45 a 200 Cavalos de Potência!
O Peugeot 205 foi o primeiro pequeno carro da marca a receber uma gama ampla e variada de motores - de 45 a 200 cavalos de potência! - e uma caixa de velocidades automática, uma opção rara no mercado na época. Desde o seu lançamento em 1983, ele veio com quatro motores a gasolina e um diesel.
No ano seguinte, a gama foi aumentada para incluir os lendários GTI e Turbo 16, assim como uma carroçaria de 3 portas. Seguiu-se uma gama de versões, desde as mais acessíveis, como a Junior de 1986 com assentos em jeans, até às mais chiques, como a Lacoste ou a Gentry.

Quando a Publicidade Inventou o "Número Sagrado"
A partir de 1983, o 205 teve uma estratégia de marketing condizente com os seus atributos. Assim que foi lançado, o apelido de "número sagrado" fez sucesso. Os anúncios de TV foram eficazes e muito atuais, como o famoso filme em que o 205 é perseguido e bombardeado num lago congelado por um avião militar, com um ar muito "James Bond”.
O Verdadeiro Campeão
O esporte motorizado foi uma ferramenta poderosa para promover não só o modelo, mas também marca. Em 1984, a marca entrou na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Ralis, o famoso "Grupo B", com o impressionante 205 Turbo 16.

Em 1985 e 1986, o carro conquistou o título mundial de construtores e Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986) conquistaram o título de pilotos. Com a não existência de mais categorias no "Grupo B", no final de 1986 a Peugeot entrou como o 205 T16 no duríssimo Paris-Dakar. Desafio ganho em 1987 e 1988, onde o 205 T16 foi especialmente adaptado e venceu o famoso rally-raid, primeiro nas mãos de Ari Vatanen, depois conduzido por Juha Kankkunen.
Em 1998, após uma longa e rica carreira de 15 anos e 5.278.050 unidades produzidas, o 205 saiu de linha. Na mente dos entusiastas de automóveis, continuará a ser para sempre o "número sagrado" da marca do leão.
Datas-Chave para o 205
24 de fevereiro de 1983: Lançamento da versão de 5 portas do 205
1984: lançamento do 205 de 3 portas e do 205 GTI 1.6 105bhp, comercialização do 205 Turbo 16, primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis (Finlândia)
1985: o PEUGEOT 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Timo Salonen), o milionésimo PEUGEOT 205 sai da fábrica de Mulhouse
1986: lançamento do PEUGEOT 205 Cabriolet, do GTI 115 e 130bhp, o PEUGEOT 205 Turbo 16 é Campeão do Mundo de Ralis (com Juha Kankkunen)
1987: o 205 recebe um novo painel, e o Turbo 16 vence o Paris-Dakar
1988: lançamento do 205 Rallye, segunda vitória do 205 Turbo 16 no Paris-Dakar
1989: lançamento do 205 Roland Garros
1990: ligeira reestilização (indicadores e luzes traseiras), lançamento do 205 Diesel Turbo (78bcv)
1993: Fim da produção do icônico 205 GTI
1995: Fim da produção do 205 Cabriolet
1998: o 205 é substituído pelo 206
Os fãs do 205 podem encomendar miniaturas em escala 1/18 e 1/43 na loja online: https://boutique.peugeot.fr/miniatures.html
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