top of page

O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca


O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

A Porsche apresenta um espetacular carro de corrida para entusiastas de carros esportivos e colecionadores na sétima edição do Rennsport Reunion, que é realizada no WeatherTech Raceway Laguna Seca. O 911 GT3 R rennsport, com uma potência de até 456 kW (620 CV), é baseado no novo 911 GT3 R da atual geração 992. Esta edição limitada para pistas é o resultado de uma abordagem orientada para o design e se beneficia tecnicamente das liberdades que vão além dos regulamentos de competições automobilísticas. O encontro internacional da Porsche ocorre na pista de corrida da Califórnia até 1º de outubro. Mais de 80.000 visitantes são esperados para o evento de quatro dias.


Uma das características especiais deste item de colecionador único, limitado a 77 unidades, é o design distintamente concebido. O Porsche 911 GT3 R rennsport combina a aparência potente de um carro de competição de alto desempenho com elementos de design modernos. Ao mesmo tempo, ele presta homenagem à história do esporte a motor do fabricante de carros esportivos sem adotar um visual retrô. Fatores fundamentais de desempenho do modelo GT3 original, como aerodinâmica, permanecem praticamente intocados. Como um carro de corrida puro-sangue, a forma do 911 GT3 R rennsport continua a seguir a função - mas o faz de uma maneira extremamente emocional e atraente.


"O novo Porsche 911 GT3 R rennsport oferece a experiência de dirigir um carro de corrida baseado no 911 naquilo que provavelmente é a forma mais primordial," enfatiza Thomas Laudenbach, Vice-Presidente de Motorsport. "Ele dá arrepios sempre que você olha para ele e combina a mais refinada tecnologia de competição com uma linguagem de design típica da Porsche. Com seu desempenho excepcional, o 911 GT3 R rennsport torna a história de nossa marca tangível e audível. É apenas apropriado que ele seja apresentado à grande comunidade de fãs da Porsche na sétima edição do Rennsport Reunion em Laguna Seca."
O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

Este extraordinário carro esportivo foi projetado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipe Style Porsche. "O 911 GT3 R rennsport é o sucessor lógico do moderno Porsche 935. Enquanto o 935 foi tecnicamente baseado no 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport utiliza o atual 911 GT3 R da geração 992 como sua base. Sob a carroceria de fibra de carbono extensivamente redesenhada está um carro de corrida puro-sangue," enfatiza Larson. O americano foi Diretor de Projetos Especiais na Style Porsche por 14 anos. Junto com Thorsten Klein, ele é responsável pelos veículos individuais e exclusivos da Porsche Exclusive Manufaktur. Thorsten Klein acrescenta: "Demos ao modelo de edição limitada um pouco mais de largura e visualmente alongamos o comprimento, ao mesmo tempo em que fica muito baixo sobre rodas lindamente desenhadas. Isso lhe confere proporções perfeitas e o torna ainda mais espetacular."


Design distintivo com carisma poderoso e traseira larga

Em termos gerais, apenas o capô e o teto foram mantidos do GT3 R padrão. Todos os outros elementos da carroceria foram alterados. Larson e sua equipe adotaram a maior parte da geometria aerodinamicamente otimizada da frente do veículo, incluindo suas entradas de ar de resfriamento e dutos. Os designers também adicionaram detalhes visuais na área em torno das barbatanas laterais. Agora, elas são enquadradas por uma cobertura lateral e protegidas contra danos causados por impactos externos. A forma radicalmente modificada dos painéis de entrada e saída de ar nos arcos das rodas dianteiras destaca a aparência mais autoconfiante. Os espelhos retrovisores convencionais foram eliminados e substituídos por um equivalente digital. Um sistema composto por três câmeras integradas na superfície externa do veículo e monitores no cockpit agora desempenha essa função.

O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

As modificações na traseira do carro de corrida têm um caráter particularmente distintivo. O enorme aerofólio traseiro é o componente dominante que enfrenta o fluxo de ar. Seu design lembra o do lendário Brumos Porsche 935/77, com o qual o americano Peter Gregg, junto com o holandês Toine Hezemans e o alemão Rolf Stommelen, conquistou a sétima vitória geral para um Porsche nas 24 Horas de Daytona em 1978.


A audaciosa interpretação na parte traseira gera um impacto visual que também se reflete nos números de downforce: para garantir que a carga nos elementos horizontais permaneça dentro dos limites definidos no padrão, foram adicionados dois suportes verticais adicionais. Em termos de função, eles lembram o carro de corrida Porsche 962 Le Mans e, assim, preenchem a lacuna entre passado e presente. Uma barra de luz composta por finas tiras de LED, que agora incorporam letras iluminadas da marca Porsche, caracteriza a seção traseira mais larga em geral. Um nível abaixo, o para-choque traseiro, em grande parte aberto, dispensa as coberturas de grade e revestimento por questões de peso. Isso proporciona uma visão clara dos componentes técnicos por trás e, portanto, também do sistema de escape com suas ponteiras duplas posicionadas centralmente.


A reivindicação de design específica do 911 GT3 R rennsport também é refletida no interior ligeiramente modificado. Os monitores das duas câmeras exteriores montadas nos para-lamas se integram harmoniosamente ao interior em cada lado. Gráficos especiais para a tela inicial do display central e o número da edição limitada no painel de instrumentos foram moldados de acordo com o formato do carro de corrida, enquanto a iluminação ambiente adota o tema dos faróis principais de cor ajustável para o interior. Todos os recursos de segurança estão em conformidade com os padrões aplicáveis da FIA. O design particularmente rígido da gaiola de proteção permite apenas a instalação do banco do motorista.

O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

Com seu visual marcante, as rodas de 18 polegadas da BBS em seu exclusivo design "racing" também são um chamariz. Elas atendem a todos os requisitos técnicos que uma roda de competição com travamento central deve ter, incluindo um alto padrão de design.


Novo conceito de cores com opções de personalização estendidas

Em termos de seu conceito de cores, o 911 GT3 R rennsport está abrindo novos caminhos. A Porsche está oferecendo o novo item de colecionador com sua carroceria em carbono em pintada em Cinza Ágata Metálico. O carro de corrida estará disponível de fábrica pela primeira vez em sete cores, incluindo Star Ruby e Signal Orange, por exemplo. Além disso, há três designs exclusivos de pintura disponíveis que permitem uma personalização adicional. Thorsten Klein, Gerente de Projeto da Style Porsche para o GT3 R rennsport:

"A Porsche foi moldada por sua rica história, especialmente no automobilismo. Isso posteriormente nos inspirou, é claro, mas de forma alguma queríamos produzir uma cópia ou um trabalho de pintura retrô óbvio. As três opções que selecionamos são novas interpretações que são realistas e não apenas um aceno descarado à história da marca."

O "Design Rennsport Reunion" é baseado em cores tradicionais do automobilismo e lança uma onda pelas incríveis curvas das superfícies exteriores da carroceria. Flui de uma maneira que lembra a lendária combinação de curvas Corkscrew em Laguna Seca, o local escolhido para a estreia mundial do 911 GT3 R rennsport.

O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

Esta homenagem destaca as proporções do veículo e seu aerofólio traseiro, que é ainda mais acentuado pelas superfícies de carbono ainda visíveis. Juntamente com uma escolha de esquemas de pintura opcionais, geralmente são cobertos com um revestimento claro semi-brilhante. Com seu esquema de cores vermelho e branco, o "Design Flacht" apresenta as cores tradicionalmente usadas pela Porsche Motorsport. Ele brinca visualmente com os para-lamas alargados em particular. O termo "Flacht" é dedicado ao distrito dentro do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, onde está localizado o departamento de automobilismo. A terceira opção é o "Design Ícone de Velocidade". Ele se baseia em diferentes tons de azul, que se concentram principalmente na largura pronunciada do veículo.


Motor de corrida ainda mais potente

O 911 GT3 R rennsport é baseado no atual carro de corrida GT3 da Porsche. No entanto, em comparação com o 911 GT3 R da geração 992, o modelo de edição limitada vai além dos rigorosos requisitos de homologação para corridas ou restrições impostas pelo "Balance of Performance" (BoP). A equipe de desenvolvimento liderada pelo Dr.-Ing. Andreas Singer converteu essas liberdades adicionais em um carro de corrida de circuito ainda mais emocional, com grande refinamento técnico. Ele combina mais potência de motor com redução de peso e um design espetacular com um som impressionante semelhante ao do 911 RSR. O resultado é provavelmente a ferramenta de pista mais quente que a Porsche já disponibilizou como um item de colecionador.

O novo PO novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Secaorsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca
O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

O motor boxer de seis cilindros e 4.2 litros do 911 GT3 R, uma unidade de potência que atinge até 9.400 rpm, beneficia-se especialmente da remoção das restrições impostas pelos regulamentos: ele alcança um pico de potência de até 456 kW (620 cv). Isso corresponde a uma potência de até 148 cv por litro de deslocamento - muito provavelmente um recorde para um motor naturalmente aspirado de um carro de corrida GT. É, portanto, significativamente mais potente do que a unidade de potência original, que pode desenvolver até 416 kW (565 cv) no 911 GT3 R, dependendo da classificação BoP. O motor de quatro válvulas refrigerado a água com injeção direta de gasolina foi projetado para funcionar com combustíveis E25. Isso inclui biocombustíveis de etanol e os chamados reFuel, além de e-combustíveis produzidos de forma regenerativa, que permitem uma operação praticamente neutra em carbono. As seis câmaras de combustão trabalham com maior compressão. Os pistões e os eixos de comando desenvolvidos especificamente para o motor GT3 R rennsport proporcionam um aumento de desempenho, especialmente quando funcionam com combustíveis E25. No entanto, o motor também pode funcionar com combustíveis convencionais.


A transmissão de potência para as rodas traseiras, incluindo a caixa de câmbio sequencial de seis velocidades, provém do 911 GT3 R com apenas pequenas modificações. As trocas de marcha são feitas através de borboletas no volante que controlam um atuador eletrônico de troca de marcha. A relação de transmissão da quarta, quinta e sexta marchas à frente corresponde à configuração de Daytona do carro de corrida GT3. Na sexta marcha, a uma rotação do motor de 9.000 rpm, o carro atinge uma velocidade máxima cerca de 20 km/h mais alta do que a relação de marcha homologada pela FIA do GT3 R.


Na versão sem silenciador, o sistema de escape de corrida com dois tubos de escape gêmeos posicionados centralmente oferece um som autêntico e extremamente emocional do motor. Duas versões mais silenciosas equipadas com abafadores e conversores catalíticos estão disponíveis para circuitos de corrida com restrições de ruído.

O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

O chassi também é basicamente idêntico ao do carro de corrida GT3. No eixo dianteiro, ainda é utilizada uma moderna configuração de suspensão com duplo braço com uma suspensão multilink incorporada na traseira. A Porsche Motorsport entrega o 911 GT3 R rennsport com um set-up específico. Ajustes adicionais na suspensão podem ser feitos usando calços. O benefício deles: eles permitem ajustes finos sem a necessidade de medições demoradas da suspensão.


Outro destaque são os pneus de corrida oferecidos pela Michelin exclusivamente para os clientes do GT3 R rennsport. Esses pneus se beneficiam de uma nova construção associada a uma nova banda de rodagem, resultando em um melhor aquecimento e dirigibilidade em comparação com o Michelin Pilot Sport M S9 (S9M). Além disso, o design do pneu especialmente desenvolvido na lateral se integra perfeitamente com a aparência do veículo.

O novo Porsche 911 GT3 R rennsport apresentado no WeatherTech Raceway Laguna Seca

O sistema de freio de competição monobloco de alumínio da AP recebeu pastilhas de freio com placas de apoio de titânio. Elas reduzem a massa não suspensa total em aproximadamente um quilograma. O novo tanque de segurança FT3.5, com capacidade de 117 litros, também é uma característica de economia de peso, sendo um quilo mais leve que a versão anterior e, no futuro, também poderá ser usado no 911 GT3 R de competição. Outra característica de economia de peso é a eliminação do sistema de ar condicionado. A ventilação para o motorista é fornecida pelo conceito de resfriamento do assento do 911 GT3 R. No geral, os desenvolvedores têm como objetivo alcançar um peso em ordem de marcha de 1.240 quilogramas para o 911 GT3 R rennsport. Isso equivaleria a uma relação peso-potência de 2,0 kg/cv.


A Porsche Motorsport está oferecendo o 911 GT3 R rennsport de edição limitada diretamente da fábrica por um preço de 951.000 euros (1.046.000 USD), mais os impostos específicos do país e os itens opcionais.


Para mais informações, registre-se em http://motorsport-community.porsche.com/GT3Rrennsport.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Commentaires


350x250.gif
300.250.png
bottom of page