A Porsche celebra uma extraordinária estreia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles: O novo Porsche 911 Dakar. O modelo exclusivo, limitado a 2.500 unidades, relembra a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar de 1984, que ocorreu em simultâneo com o nascimento da tração integral no Porsche 911. É por isso que o novo 911 Dakar também é disponibilizado com o opcional Pacote Rallye Design, inspirado no icônico carro vencedor.
O primeiro detalhe marcante do Porsche 911 Dakar é sua altura livre do solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva. E o sistema de elevação, item de série, pode subir a dianteira e a traseira em mais 30 milímetros. Sua altura livre do solo e ângulo de rampa rivalizam com os dos SUVs convencionais. O sistema de elevação não é utilizado apenas para cruzar obstáculos em baixas velocidades, mas é também um componente essencial do chassi. A configuração de "nível alto" possibilita aventuras fora de estrada em velocidades de até 170 km/h. Acima desta velocidade, o carro abaixa automaticamente para o nível normal.
Para complementar os atributos esportivos off-road do carro, temos os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos (tamanho 245/45 ZR 19 na dianteira e 295/40 ZR 20 na traseira). O padrão do desenho robusto das bandas de rodagem tem nove milímetros de profundidade, paredes laterais reforçadas e as bandas de rodagem consistem em duas camadas de carcaça. Tudo isto torna os pneus do Porsche 911 Dakar altamente resistentes e ideais para condução em terrenos desafiadores. Contudo, estes pneus também são capazes de oferecer a dinâmica típica de carros esportivos em estrada.
Potência e controle em todas as superfícies
O motor seis cilindros biturbo de três litros com 480 cv (353 kW) e um torque máximo de 570 Newton-metro oferece desempenho superior com um som boxer convincente. O novo carro esportivo atinge 100 km/h em 3,4 segundos; devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.
O modelo é equipado com a transmissão PDK de oito velocidades e tração integral Porsche. Os itens de série também incluem eixo traseiro direcional, coxins vindos do 911 GT3 e sistema de estabilização anti-rolagem PDCC (Porsche Dynamic Chassi Control). A interação de todos os componentes faz com que o 911 Dakar seja tão dinâmico na areia quanto em Nürburgring Nordschleife. O máximo desempenho em off-road também é assegurado pelos dois novos modos de condução, que podem ser acionados através de um seletor no volante. O modo Rallye é ideal para superfícies soltas e irregulares e, apresenta tração total com foco na traseira. No modo off-road, a altura livre do solo elevada é ativada automaticamente. Este modo foi projetado para máxima tração em terrenos difíceis e na areia. Ambos os novos modos de condução apresentam também o novo Rallye Launch Control, que permite uma aceleração impressionante em superfícies lisas e deslizamento das rodas de cerca de 20%.
Disponível opcionalmente com bagageiro de teto ou barraca de teto, bem como cronógrafo da Porsche Design
Outras características do 911 Dakar incluem o novo spoiler traseiro leve e fixo, que é feito de plástico reforçado com fibra de carbono, assim como a tampa do porta-malas. Há também detalhes de off-road, como as alças de reboque de alumínio em vermelho na dianteira e na traseira, as caixas e saias das rodas alargadas e os elementos de proteção de aço inoxidável nas saias dianteiras, traseiras e laterais. As entradas de ar laterais, na dianteira remodelada, também são protegidas com grades de aço inoxidável contra pedras que possam atingi-las.
O teto do Porsche 911 Dakar possui uma tomada de 12 volts para os faróis do bagageiro de teto opcional. Com capacidade para 42 quilos, o rack pode acomodar, sem nenhum problema, equipamentos de Rally como galões de combustível e água, pás dobráveis e pranchas para tração. Também é disponibilizada uma barraca de teto para o 911 Dakar.
No interior, o 911 Dakar reforça as suas ambições esportivas com bancos concha completos de série e a remoção dos bancos traseiros. Os vidros leves e a bateria leve reduzem ainda mais seu peso, permitindo que o Porsche 911 Dakar pese apenas 1.605 kg, apenas 10 kg mais pesado que o 911 Carrera 4 GTS com PDK.
Um aspecto que define o interior do Dakar, são as superfícies Race-Tex padrão com costura decorativa em verde, que também é disponibilizada exclusivamente como acabamento externo metálico para o 911 Dakar. O Pacote Rallye Sport é opcional e inclui barras de proteção anticapotamento, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio.
Pacote Rallye Design com estilização que transmite o visual do carro de Rally vencedor do Paris-Dakar de 1984
No centro do Pacote Rallye Design opcional da Porsche Exclusive Manufaktur, está o acabamento de pintura em dois tons em Branco/Azul Enzian Metálico. Esta é a primeira vez que a Porsche implementa a combinação de tinta bicolor e película decorativa em sua produção em série. Na lateral do veículo, o cliente pode optar por um número de corrida entre 0 e 999. O 911 Dakar com o Pacote Rallye Design, cuja aparência é baseada no veículo vencedor do Rally Paris-Dakar de 1984, possui faixas em vermelho e dourado e também exibe a inscrição "Roughroads" nas portas. O termo é uma marca registrada e reflete o conceito do 911 Dakar e sua aptidão para condução em condições off-road. Em contraste com a configuração padrão, os aros das rodas pintados em branco e a faixa vermelha da lanterna traseira comple-mentam sua aparência inconfundível. Outros destaques podem ser encontrados em seu interior: Mais elementos revestidos em Race-Tex e em couro, bem como cintos de segurança e detalhes na cor Sharkblue.
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