O modelo da nova geração de jatos da Honda Aircraft Company agora tem nome oficial: HondaJet Echelon
- Redação Brasil
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2023

A principal novidade da fabricante japonesa para um dos principais eventos mundiais da aviação executiva, o NBAA-BACE (National Business Aviation Convention and Exhibition), realizada entre os dias 17 a 19 de outubro, em Las Vegas (EUA), foi divulgar o nome oficial da nova aeronave, HondaJet Echelon (até então chamada de programa HondaJet 2600 Concept), bem como a exposição conjunta, pela primeira vez, da família HondaJet e suas categorias de jato super leve e jato leve.
O HondaJet Echelon marca a entrada da Honda Aircraft Company em uma nova categoria de jatos, com capacidade para acomodar até 11 ocupantes. O modelo permite ainda um voo transcontinental eficiente, sendo o primeiro jato leve do mundo capaz de voar de uma costa a outra nos Estados Unidos (2.625 milhas ou 4.862 km), sem escalas. O nome Echelon traduz o caminho visionário da empresa para a próxima geração de jatos executivos, trazendo novos patamares de eficiência, sem deixar de lado todo o conforto e conveniência, tão presentes no DNA da Honda Aircraft Company.
Em junho deste ano, a fabricante anunciou a comercialização deste modelo, que deve chegar ao mercado a partir de 2028.
“Tivemos um bom termômetro da receptividade deste modelo entre os brasileiros menos de dois meses após a Honda Aircraft Company realizar o lançamento do programa HondaJet 2600 Concept – agora oficialmente chamado de HondaJet Echelon –, quando a Líder já havia acumulado mais de 20 cartas de intenção para essa nova aeronave”,
conta Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação, empresa representante exclusiva da Honda Aircraft Company no Brasil.

O executivo, que acompanhou a NBAA direto de Las Vegas, destacou que as expectativas são bastante otimistas, pois a categoria de jato leve da Honda Aircraft Company, que já têm um histórico positivo no Brasil, agora ganha uma categoria complementar muito importante.
“O HondaJet Echelon poderá atender ainda melhor aqueles clientes que precisam viajar para qualquer destino dentro do Brasil sem paradas. Além disso, também atenderá aos clientes que queiram um jato leve com capacidade de voar do Brasil aos EUA com apenas uma parada”, complementa Anderson.
Com sua cabine adequada para viagens de longo alcance, a aeronave oferece mais conforto para passageiros, bem como nível de ruído bastante reduzido em comparação com jatos leves convencionais. O HondaJet Echelon terá velocidade máxima de cruzeiro de 450 nós, com teto de cruzeiro de 47 mil pés e, além disso, reduzirá drasticamente as emissões de carbono, com a promessa de até 20% melhor eficiência de combustível do que os jatos leves da categoria e 40% mais eficiente em combustível do que um jato de médio porte durante uma missão típica. O modelo havia sido apresentado, ainda como jato conceito, pela Honda Aircraft em 2021, durante a NBAA-BACE.

HondaJet Echelon
Motores Williams International FJ44-4C
Aviônicos Garmin G3000
Número de ocupantes 1 piloto + 10 passageiros
2 pilotos + 9 passageiros
Alcance 2.625 milhas náuticas (4.862 km)
Velocidade máxima de cruzeiro 450 nós (834 km/h)
Teto operacional 47.000 pés
Capacidade do bagageiro 4,40 m3
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments