top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Marcopolo entrega primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano no Brasil

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
Marcopolo entrega primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano no Brasil

Modelo Paradiso G8 1050, operado pela Pássaro Marron, marca a estreia da Geração 8 com combustível renovável e amplia o uso de tecnologias de baixa emissão no transporte rodoviário nacional.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

A Marcopolo entregou à operadora Pássaro Marron o primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano/GNV produzido no Brasil. O veículo, um Paradiso G8 1050, representa um marco na estratégia de incorporação de combustíveis alternativos no transporte coletivo de passageiros e sinaliza um avanço concreto no processo de descarbonização do setor rodoviário.


Produzido em Caxias do Sul (RS), o Paradiso G8 1050 utiliza chassi Scania K340 4x2 a gás e tem autonomia de até 450 quilómetros. Equipado com motor ciclo Otto de 340 cv, o conjunto de seis cilindros tipo 1 totaliza 720 litros de capacidade de armazenamento. Quando abastecido com biometano, o modelo permite uma redução de até 90% nas emissões de CO₂ em comparação com equivalentes a diesel, de acordo com dados técnicos do fabricante.


Com 14 metros de comprimento, o ônibus acomoda 46 passageiros em poltronas executivas equipadas com tomadas USB dos tipos A e C. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, sanitário e preparação para sistemas de áudio, vídeo e conectividade Wi-Fi, alinhando eficiência energética com padrões atuais de conforto e conectividade exigidos no transporte rodoviário de média e longa distância.


Marcopolo entrega primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano no Brasil

A entrega do Paradiso G8 1050 a biometano integra um processo mais amplo de renovação da frota da Pássaro Marron em 2025. Ao longo do ano, a Marcopolo forneceu um total de 67 veículos à operadora, incluindo 37 ônibus rodoviários dos modelos Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1050 e Viaggio G8 800, além de 29 ônibus urbanos Torino com chassis Mercedes-Benz OF 1726L. Estes últimos contam com ar-condicionado, piso Taraflex, quatro câmaras de segurança, Wi-Fi e tomadas USB em todas as poltronas, bem como dispositivos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.


A introdução do primeiro Geração 8 movido a biometano reforça a diversificação tecnológica no portfólio da Marcopolo e acompanha uma tendência crescente no mercado brasileiro, que passa a avaliar o biometano como alternativa viável para reduzir emissões sem depender exclusivamente da eletrificação total da frota, especialmente em operações rodoviárias de maior alcance.


👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo



Testes Revista Publiracing

Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

Publiracing Portal de Notícias
Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton
Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

Tunland G7 Diesel ao volante: força, robustez e o que descobrimos no teste da pick-up da Foton

00:25
smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

02:48
Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

02:59
bottom of page