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Marcopolo entrega primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano no Brasil
Redação Publiracing
há 2 horas
2 min de leitura
Modelo Paradiso G8 1050, operado pela Pássaro Marron, marca a estreia da Geração 8 com combustível renovável e amplia o uso de tecnologias de baixa emissão no transporte rodoviário nacional.
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A Marcopolo entregou à operadora Pássaro Marron o primeiro ônibus rodoviário da Geração 8 movido a biometano/GNV produzido no Brasil. O veículo, um Paradiso G8 1050, representa um marco na estratégia de incorporação de combustíveis alternativos no transporte coletivo de passageiros e sinaliza um avanço concreto no processo de descarbonização do setor rodoviário.
Produzido em Caxias do Sul (RS), o Paradiso G8 1050 utiliza chassi Scania K340 4x2 a gás e tem autonomia de até 450 quilómetros. Equipado com motor ciclo Otto de 340 cv, o conjunto de seis cilindros tipo 1 totaliza 720 litros de capacidade de armazenamento. Quando abastecido com biometano, o modelo permite uma redução de até 90% nas emissões de CO₂ em comparação com equivalentes a diesel, de acordo com dados técnicos do fabricante.
Com 14 metros de comprimento, o ônibus acomoda 46 passageiros em poltronas executivas equipadas com tomadas USB dos tipos A e C. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, sanitário e preparação para sistemas de áudio, vídeo e conectividade Wi-Fi, alinhando eficiência energética com padrões atuais de conforto e conectividade exigidos no transporte rodoviário de média e longa distância.
A entrega do Paradiso G8 1050 a biometano integra um processo mais amplo de renovação da frota da Pássaro Marron em 2025. Ao longo do ano, a Marcopolo forneceu um total de 67 veículos à operadora, incluindo 37 ônibus rodoviários dos modelos Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1050 e Viaggio G8 800, além de 29 ônibus urbanos Torino com chassis Mercedes-Benz OF 1726L. Estes últimos contam com ar-condicionado, piso Taraflex, quatro câmaras de segurança, Wi-Fi e tomadas USB em todas as poltronas, bem como dispositivos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
A introdução do primeiro Geração 8 movido a biometano reforça a diversificação tecnológica no portfólio da Marcopolo e acompanha uma tendência crescente no mercado brasileiro, que passa a avaliar o biometano como alternativa viável para reduzir emissões sem depender exclusivamente da eletrificação total da frota, especialmente em operações rodoviárias de maior alcance.
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