Ao apresentar o novíssimo Jeep Avenger 100% eléctrico, Eric Laforge, Diretor da marca Jeep na Europa, afirmou: "O Avenger é a escolha certa para quem procura um automóvel compacto, robusto e jovial que oferece tecnologia de ponta, espaço e conforto, enquanto proporciona muita diversão. Ideal para deslocações pendulares, bem como para ir de férias, para fazer compras, para se aventurar por novos caminhos, para se ir divertir e para partilhar. Com o Avenger pode fazer qualquer coisa e ir a qualquer lugar".
Com preços anunciados a partir de 39.700 euros a introdução do Jeep Avenger na Europa marca o início da próxima fase de eletrificação da marca Jeep - a onda BEV - que verá quatro veículos totalmente elétricos chegarem ao mercado até 2025. No final de 2030, as vendas europeias da marca Jeep serão 100% elétricas. É desta forma que a Jeep apoiará o objetivo de zero emissões de carbono da Stellantis.
Desenvolvido tendo em mente as necessidades específicas dos clientes Europeus
O Avenger é totalmente produzido na Europa e foi concebido para se adaptar perfeitamente às necessidades dos clientes europeus com características que incluem:
Estilo funcional: O Avenger foi concebido para oferecer uma proteção de 360° e total liberdade de movimento. A sua proteção de 360 graus contra embates, com luzes protegidas e placas de proteção moldadas com cor, tornam-no o companheiro de viagem ideal na condução urbana e todo-o-terreno.
Dimensões compactas: com 4,08 metros de comprimento, é o Jeep mais compacto, mas pode acolher, confortavelmente, cinco pessoas e os seus pertences.
Interior espaçoso e versátil: o interior do Jeep Avenger continua a premissa do "’design’ funcional" e tem muito espaço para objetos do dia-a-dia. Oferece 34 litros de armazenamento interior, o equivalente a uma mala de mão. A bagageira com 1 metro de largura, com formato regular, é também espaçosa e extremamente versátil. Cada compartimento foi concebido com a flexibilidade e a modularidade em mente: o túnel central pode ser organizado em múltiplas bolsas de armazenamento modulares por meio de uma divisória que pode ser deslocada - ou mesmo removida. Graças a soluções originais como a divisória porta-copos flexível e a cobertura magnética dobrável, todo o conteúdo de uma bagagem de cabina pode ser armazenado nestas bolsas.
Grupo propulsor sustentável: O Avenger oferece zero emissões e 100% de aventura e paixão com uma autonomia de até 400 km (WLTP) e até 550 km na cidade* para ir realmente a qualquer lugar. O modo de carregamento rápido padrão permite recarregar energia para percorrer 30 km em 3 minutos e ir de 20 a 80% da carga da bateria em 24 minutos.
Tecnologia de ponta: A capacidade todo-o-terreno em qualquer clima traduz-se quer em diversão, quer em segurança e o Avenger lidera no segmento B-SUV em ambos os aspetos. Um conjunto completo de características de segurança e ADAS que na versão elétrica proporcionam condução autonoma de nível 2 incluem: monitorização do ângulo morto, travagem de emergência autónoma com proteção de utilizadores de estrada vulneráveis (peões e ciclistas), estacionamento automático e câmara traseira de 180 graus com vista do tipo drone.
Totalmente conectado: pensado para clientes "sempre conectados", o novo Jeep Avenger assegura uma excelente experiência digital a bordo. O ecrã de 10,25 polegadas do sistema de infotainment Uconnect combina-se com um painel digital disponível em duas variantes (7 e 10,25 polegadas) oferecido de série. O sistema de infotainment foi concebido para proporcionar uma experiência de utilização semelhante à de um smartphone, com projeção Android Auto e Apple CarPlay sem fios, função "mix&match" para construir a sua própria interface (até 5 páginas, até 12 widgets por página), navegação incorporada TomTom com reconhecimento de voz natural melhorado e atualizações “over-the-air”.
Graças aos serviços Uconnect™ e à aplicação móvel Jeep®, o cliente pode manter-se sempre em contato com o Avenger, independentemente da sua localização. Com a aplicação móvel JEEP Mobile App, os utilizadores podem localizar o seu automóvel, trancar e destrancar as portas, verificar o nível da bateria, programar o carregamento da bateria e ativar a climatização. Tudo isto diretamente a partir do seu smartphone, tocando no ecrã ou perguntando ao seu assistente de voz.
As novidades em termos de sistema de navegação dizem respeito ao “On street Parking” (estacionamento na cidade) e ao reconhecimento de voz natural. O primeiro facilita a vida quando se está na cidade para encontrar lugares de estacionamento na via pública sem perda de tempo. O sistema dispõe, assim, de dados que lhe permitem identificar, estatisticamente, as ruas mais disponíveis em termos de vagas de estacionamento disponíveis. Funciona um pouco como o chamado “boca a boca” quando lhe são dados nomes de ruas onde existe uma maior probabilidade de encontrar lugares para estacionar o seu veículo, pesquisando pontos públicos de carregamento e mostrando o mapeamento dinâmico da autonomia.
O segundo torna possível acentuar a sensação de segurança ao conduzir. De facto, ter uma conversa quando se conduz o automóvel com o smartphone na mão é multiplicar por três o risco de acidente e é multiplicá-lo por 23 quando se lê um SMS. Ser capaz de falar e ser compreendido pelo seu sistema de navegação sem ter de repetir é completamente seguro. No novo sistema de navegação, o reconhecimento da voz humana foi melhorado para aumentar a eficiência e a compreensão das ações solicitadas. E, claro, ter uma navegação conectada significa, também, ter a certeza de saber sempre para onde ir porque não é necessário estar sempre ligado à Internet para seguir o seu caminho. Não há desconexão da navegação ao passar por túneis ou em parques de estacionamento. A vantagem da navegação é o facto do mapa ser atualizado todas as semanas sem qualquer ação por parte do cliente. Ele só é informado da atualização realizada.
Para aumentar ainda mais a utilidade, foram acrescentadas algumas características Premium, tais como a porta da bagageira de acionamento elétrico e abertura sem mãos, um conteúdo raro e distinto nesta categoria de automóveis que, no Avenger, é oferecido de série nas versões mais procuradas Altitude e Summit. O banco do condutor tem regulação elétrica e função de massagem sendo revestido a pele, a iluminação ambiente é multicolorida e está igualmente disponível um tejadilho panorâmico. Todos eles combinam praticidade e benefícios funcionais com um toque jovial.
Capacidade máxima
Expressão pura de "liberdade concentrada", o Avenger oferece a performance que é a marca registada da Jeep, numa forma compacta para garantir a paz de espírito em todas as condições atmosféricas. Ágil, reativo e agradável de conduzir, oferece dinâmicos níveis de desempenho graças ao seu binário instantâneo e destaca-se pelo seu silêncio. O novo Avenger é o primeiro modelo Jeep com tração dianteira equipado de série com as tecnologias Selec-Terrain® e Hill Descent Control, o que, juntamente com a distância ao solo de 200 mm, os 20 graus de ângulo de entrada e 32 graus de ângulo de saída, fazem dele um veículo com capacidade inesperada para o segmento todo-o-terreno e asseguram a máxima proteção, também, na vida citadina, por exemplo, ao subir uma rampa de estacionamento íngreme.
A fim de melhorar os seus ângulos de desempenho, o Avenger adota a nova plataforma elétrica modular e-CMP2, que foi significativamente personalizada com afinações específicas para proporcionar a melhor capacidade Jeep do segmento, com cerca de 60% dos seus componentes a serem específicos da Jeep.
A partir desta plataforma, os vãos dianteiro e traseiro foram minimizados, com caixas de absorção de impacto totalmente novas, que são 30 mm mais curtas e oferecem o mesmo desempenho de absorção de energia. O veículo viu a altura ao solo aumentar para maximizar o espaço livre entre o ponto mais baixo, como a proteção do motor, onde existem 209 mm livres ao nível da suspensão até 223 mm ao nível da placa da bateria, face ao solo. A parte inferior do Avenger é totalmente plana e foi concebida para proteger a bateria e o motor de danos, melhorando, ao mesmo tempo, a eficiência aerodinâmica.
Mas o Avenger encarna, perfeitamente, a "alma dupla" Jeep e é tão competente em estrada como fora dela. De facto, para o melhor desempenho em estrada, graças ao seu tamanho compacto e ágil, proporciona um círculo de viragem de apenas 10,5 metros, o que é ideal nas ruas de um centro histórico da cidade, bem como em caminhos sinuosos fora de estrada. Para além de tudo isto, o Avenger oferece o máximo conforto de condução combinado com um comportamento extraordinário. Como exemplo, ao afinar o sistema de suspensão, a capacidade de amortecimento foi aumentada em 20%. Ao fazê-lo, reduziu-se a aceleração vertical da carroçaria em 20%, o rolamento da carroçaria em 12% e o mergulho da frente em 18%, fazendo do Avenger um SUV muito confortável – seja no uso fora de estrada, mas também na filtragem das lombas em estradas normais.
Novíssimo grupo propulsor elétrico
O Avenger oferece um consumo de energia líder na classe com 15,4 kWh aos 100 km (ciclo WLTP). Este resultado só é possível graças à extrema eficiência do novo sistema de propulsão, mas também pela extrema leveza do veículo - apenas 1.500 quilogramas. Isto deve-se à compacidade do modelo, mas, também, à sua extrema eficiência no que toca ao peso.
Para alargar a autonomia, cada elemento específico do Avenger foi desenvolvido para alcançar o máximo desempenho e eficiência. O ponto de partida foi a leve e eficiente plataforma elétrica eCMP2. O novíssimo motor elétrico melhorou a autonomia em 5%, a nova bateria ofereceu um benefício de 12% e mais 5% foram obtidos trabalhando na aerodinâmica, relação de transmissão e pneus. Além disso, a bomba de calor, oferecida de série, também contribui, uma vez que aumenta a autonomia até 10% em condições extremas de calor ou frio.
O propulsor M3 adotado para o Avenger é um motor elétrico de segunda geração, altamente eficiente de 400 Volts. É a primeira unidade de potência lançada pela eMotors - a joint venture detida em partes iguais pela Stellantis e pela Nidec - debitando 115 kW – potência correspondente a 156 cv - e 260 Nm de binário máximo.
Outro elemento-chave que permite uma elevada autonomia é a bateria. A nova bateria de 54 kWh do Avenger é produzida pela Stellantis na fábrica de Tychy e oferece uma densidade de energia superior, em conjunto com uma excelente relação entre a energia nominal e a energia utilizável de 51 kWh. A bateria consiste em 17 módulos e 102 células com química NMC 811 de iões de lítio.
A bateria é muito compacta e está localizada debaixo dos bancos dianteiros e traseiros e do túnel central, com impacto praticamente nulo no habitáculo do veículo. Destaque para o facto da bateria estar duplamente protegida: quer por uma elevada distância ao solo e quer por placas específicas debaixo da carroçaria, cuja resistência em caso de colisão excede os requisitos dos regulamentos mais rigorosos.
Outro elemento-chave da propulsão elétrica do Avenger é o sistema de carregamento. O carregador de bordo oferecido de série permite 100 kW de potência em corrente contínua (correspondente a 20 a 80% de carga em 24 minutos em modo de carregamento rápido) e 11 kW em corrente alternada (correspondente a 0 a 100% de carga em 5 horas e meia quando ligado a uma estação pública). A elevada potência e binário e uma calibração específica do propulsor elétrico permitem ao Avenger oferecer diversão sem cedências para conduzir em estrada e fora dela numa plataforma compacta.
O sistema foi desenvolvido e testado para suportar condições meteorológicas extremas: até 30 graus negativos nas estradas de inverno e até mais de 40 graus no verão.
Finalmente, a aerodinâmica contribui de forma importante para a eficiência e grande autonomia. Graças a uma área frontal de apenas 2,25 metros quadrados e a um coeficiente de arrasto de apenas 0,33, o Avenger é um dos melhores modelos da sua categoria em termos de resposta aerodinâmica.
Os preços de uma gama simples e completa
Com o Avenger, as características distintivas oferecidas de série começam logo no nível de entrada, mas a gama de três níveis propõe elementos como a capacidade, segurança e conectividade como padrão e diferencia as versões de acordo com a sua missão específica.
O nível Longitude oferece um ecrã de 10,25 polegadas para o infotainment que oferece uma experiência idêntica à de utilização de um iPhone e incorpora o lado dinâmico da competência, oferecendo mais estilo e mais conveniência com jantes de liga leve de 16 polegadas e sensores de estacionamento traseiro.. De série é oferecido o “Select Terrain” e o “Hill Descent Control para condução em todas as estradas e em todas as condições meteorológicas, algo que é um "dado adquirido" num Jeep.Além disso, também integra sistemas de segurança de nova geração, tais como a Travagem de Emergência Autónoma, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem.
O nível Altitude oferece mais tecnologia e exclusividade, com bancos Premium que combinam com o painel de instrumentos e detalhes interiores prateados, painel digital de 10,25 polegadas e porta da bagageira elétrica mãos-livres.
O nível Summit é o topo de gama e inclui: faróis e farolins traseiros full LED, luz ambiente multicor, condução autónoma de nível 2, sensores de estacionamento de 360 graus e câmara traseira com visão do tipo drone.
A paleta de cores - onde as cores correspondem aos elementos da natureza - é composta por Ruby (vermelho), Volcano (preto), Stone (cinza areia), Lake (azul-claro) Sun, Granite, e Snow. Todas as cores - exceto a Volcano - podem ser combinadas com um tejadilho preto.
A lista de preços começa a partir de 39.700 euros. Para além disso, a oferta dedicada a empresas começa a partir de 405 euros por mês sem entrada inicial e as soluções de crédito a partir de 395 euros.
E-Solutions Free2Move ao lado dos clientes Jeep
Lado a lado com o Jeep Avenger 100% elétrico - começando com a apresentação e os testes de condução dos meios de comunicação - está a Free2move eSolutions e as suas soluções de carregamento.
Em primeiro lugar a “eProWallbox”, uma família completa de dispositivos de carregamento capazes de satisfazer as muitas necessidades de todo o tipo de clientes: quer aqueles que precisam de carregar os seus automóveis na garagem da sua casa, gestores de frota ou responsáveis por parques de estacionamento públicos ou privados.
O “eProWallbox” oferece alta flexibilidade em termos de funcionalidade e custo. Tem uma gama de potência modular de 7,4 a 22 kW e permite a gestão de carregamento remoto, apenas para aqueles que são autorizados, diretamente a partir de um smartphone graças ao controlo de acesso.
A fim de desfrutar da máxima liberdade para carregamento do novo Jeep Avenger em movimento, a Free2move eSolutions oferece eSolutions Charging, a aplicação concebida para satisfazer as necessidades tanto de quem dá os primeiros passos na eMobility como de quem necessita de fazer uso mais frequente da mobilidade elétrica "fora de casa".
Graças à eSolutions Charging, a cobertura é garantida em 29 países e cerca de 450 mil pontos de carregamento. Com a aplicação, é possível carregar e também gerir todas as atividades relacionadas com o carregamento do Avenger. Duas possibilidades são oferecidas aos utilizadores: "Pay as you move Beginner” e "Pay as you move Advanced”.
A primeira é dedicada àqueles que estão a dar os seus primeiros passos na mobilidade elétrica e carregam ocasionalmente; a outra é a solução dedicada àqueles que utilizam o carregamento fora de casa com mais frequência e de forma habitual e querem aproveitar ao máximo as vantagens da mobilidade elétrica.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments