top of page

Ford na Fórmula 1: o novo capítulo de uma história vitoriosa

Ford na Fórmula 1: o novo capítulo de uma história vitoriosa

Com a volta à categoria máxima do automobilismo em 2026, a Ford é a terceira fabricante de motores com mais vitórias na história da Fórmula 1, mesmo após 20 anos fora da competição. Grandes ídolos foram campeões com motores Ford, como Ayrton Senna, que estreou na Fórmula Ford em 1981

 

A Ford dominou as pistas da Fórmula 1 do final dos anos 60 até o começo da década de 80, com um total de 174 vitórias em Grandes Prêmios, 10 títulos de construtores e 13 campeonatos de pilotos. Apesar de ter deixado a categoria em 2004, continua a ser até hoje a terceira fabricante de motores mais vitoriosa da sua história, atrás apenas da Mercedes e da Ferrari.



Com seu anunciado retorno à Fórmula 1 em 2026, a marca inaugura um novo capítulo nessa jornada. Seguindo o novo regulamento da FIA que introduz o uso de combustíveis sustentáveis e eletrificação, o seu objetivo é usar os circuitos como laboratório e vitrine para tecnologias de nova geração.


A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e competição da marca, atualmente desenvolve em parceria com a Red Bull peças complexas que vão equipar a unidade de potência do novo F1, incluindo o motor a combustão e o sistema híbrido.


Grandes ídolos


O legado de vitórias da Ford na competição inclui grandes pilotos, como Jim Clark, Graham Hill, Jackie Stewart, Carlos Reutemann, Keke Rosberg, Michael Schumacher e os brasileiros Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.


A ligação de Ayrton Senna com a Ford vem desde o início da carreira. Sua primeira corrida no automobilismo foi na Fórmula Ford em 1981, quando conquistou o título da categoria, e no ano seguinte avançou para a Fórmula Ford 2000. Ele depois quebrou recordes nos campeonatos britânico e europeu, incluindo nove vitórias consecutivas, feito inigualável que atraiu a atenção das grandes equipes.


Já na Fórmula 1, Senna fez história com a McLaren MP4/8 equipada com motor Ford Cosworth V8 de 720 cv, ganhando cinco Grandes Prêmios na temporada de 1993 (Brasil, Europa, Mônaco, Japão e Austrália). Com esse carro, Senna realizou no GP da Europa o que viria a ser considerada a melhor primeira volta da história da categoria, ultrapassando quatro adversários (Schumacher, Wendlinger, Hill e Prost).


Senna conquistou outras marcas importantes com a McLaren MP4/8: o recorde de vitórias no GP de Mônaco (6), superando Graham Hill; sua vitória número 40 na Fórmula 1 (GP do Japão); e sua última vitória na carreira, em 1993, no GP da Austrália (foto), dando a ele e à McLaren o vice-campeonato mundial de pilotos e de construtores.


Legado nas pistas

A Ford estreou na Fórmula 1 com o lendário motor DFV, desenvolvido em parceria com a Cosworth Racing, que foi apresentado em abril de 1967. Apenas dois meses depois, ele estreou com vitória no Grande Prêmio da Holanda com a Lotus Ford de Jim Clark. O DFV tornou-se o motor de corrida de F1 de maior sucesso de todos os tempos, conquistando 155 vitórias de 1967 até sua última corrida em 1983, quando Keke Rosberg venceu o Grande Prêmio de Mônaco, pouco antes do início da era dos motores turbo.


Após a aposentadoria do DFV, a Ford continuou a competir com motores turbo e aspirados naturalmente, culminando com o Ford Zetec R V8, que impulsionou Michael Schumacher no seu primeiro título mundial de F1 em 1994.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDEEEEC2025_CARROSSEL_A.png

Testes Revista Publiracing

📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

Publiracing Portal de Notícias
📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente
📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

01:35
Reproduzir vídeo
Para o Opel Grandlang Portugal ficou pequeno!🌍

Para o Opel Grandlang Portugal ficou pequeno!🌍

01:34
Reproduzir vídeo
📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

01:59
Reproduzir vídeo
bottom of page