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Ferrovia intercidades volta ao Brasil em 2031 com ligação São Paulo a Campinas

  • Foto do escritor: Redação Brasil
    Redação Brasil
  • 1 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura
Ferrovia intercidades volta ao Brasil em 2031 com ligação São Paulo e Campinas

O Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, liderado pela Comporte Participações, apresentou a melhor proposta no leilão de concessão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Trem Intercidades São Paulo – Campinas (TIC Eixo Norte), realizado hoje (29/02), na B3, em São Paulo (SP). O consórcio foi o único a apresentar proposta.


O edital estabeleceu o valor máximo de contraprestação de R$ 8,06 bilhões e aporte de R$ 8,9 bilhões.  O desconto apresentado pelo consórcio foi de 0,01%.


“O TIC Norte, São Paulo-Campinas, é uma oportunidade que temos de fazer o resgate do transporte regional de passageiros que, praticamente, foi abandonado no Brasil depois dos anos 60-70. É uma linha que tem viabilidade e servirá de paradigma para que outras sejam construídas”, explica Joubert Flores, Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a implementação TIC vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento. O empreendimento contempla o trem expresso, que ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí; e o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.


Além disso, o consórcio vencedor do leilão também será responsável pela Linha 7-Rubi, hoje operada pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), ligando a estação Barra Funda a Jundiaí, com 17 estações. A previsão do governo é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente, com previsão de transportar mais de meio milhão de pessoas.


Existe a projeção que a demanda aumente ao longo dos anos, com previsão, em 2035, de 564 mil passageiros transportados diariamente; chegando a 672 mil em 2050.


Além da circulação de pessoas, o TIC proporcionará geração de empregos e desenvolvimento em torno das estações, com a valorização imobiliária e atração de investimentos. Também ajudará na redução de veículos nas rodovias, proporcionando menos trânsito e maior rapidez no percurso.

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