Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Ferrovia: Alstom entrega o primeiro trem para a Linha 6-Laranja, em São Paulo
Redação Publiracing
10 de jul.
3 min de leitura
Um total de 22 trens de seis vagões serão produzidos pela Alstom na sua fábrica de Taubaté (SP). Fabricado em aço inoxidável, as unidades têm capacidade para transportar até 2.044 passageiros.
A Alstom, entregou o primeiro trem da Linha 6-Laranja. Faz parte da frota de 22 unidades de seis vagões cada, produzidos na fábrica da Alstom, localizada em Taubaté, no estado de São Paulo. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros e atingir velocidades até 90 km/h. A linha deverá transportar cerca de 633.000 passageiros por dia.
Fabricados em aço inoxidável e destacados em laranja para reforçar o nome e a identidade da gama, os novos trens são mais leves em comparação com os que têm carroçarias em aço carbono, consomem menos energia e apresentam um layout concebido para oferecer uma melhor experiência de viagem aos passageiros. Outra característica é a durabilidade: as estruturas dos comboios são concebidas para durar mais de 40 anos.
Os comboios foram concebidos utilizando o Lab 4.0 da Alstom, um laboratório de realidade virtual que emprega tecnologia avançada para simular uma experiência ferroviária realista num ambiente virtual, permitindo ajustes técnicos antecipados. Este processo fornece uma visão detalhada de vários aspetos, como o design dos bancos, a altura do corrimão, os itens de segurança e o posicionamento do motor e outros componentes.
“A Alstom é líder em mobilidade ferroviária no Brasil há 70 anos, e este projeto comprova que continuamos a investir e a inovar neste mercado vital”,
afirmou Suely Sola, Diretora Geral da Alstom Brasil.
“Temos muito orgulho em ter a Linha 6-Laranja no nosso portefólio. Este projeto é um marco na mobilidade urbana na América Latina e reforça o nosso compromisso com o Estado de São Paulo e com o Brasil. Com 70 anos de presença no país, continuamos dedicados a oferecer soluções de transporte público eficientes, seguras e de alta qualidade. A iniciativa contribui também para um sistema mais sustentável e melhora a qualidade de vida, especialmente para os estudantes que irão utilizar a linha”, afirma Suely Sola.
"A chegada do primeiro comboio ao Pátio Morro Grande dá-nos a certeza de que a operação da Linha 6 está cada vez mais perto de se tornar realidade. Foi mais um marco importante para o Projeto, para o bairro da Brasilândia e para toda a cidade de São Paulo. A mobilidade está a avançar e orgulhamo-nos de fazer parte deste momento histórico",
afirma Jaime Juraszek, diretor-presidente da Concessionária Linha Uni.
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Apelidada de "linha universitária", a Linha 6-Laranja vai ligar pelo menos sete instituições de ensino superior na cidade de São Paulo, bem como escolas próximas da Avenida Paulista. Um estudo de 2022 do Governo do Estado de São Paulo indicou que mais de 40% das viagens na Linha 6 implicarão deslocações de ida ou de regresso a estas instituições de ensino. A expectativa é que a maioria dos passageiros seja constituída por estudantes universitários, com idades entre os 18 e os 24 anos.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja do Metro de São Paulo vai ligar o bairro Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, no centro da cidade, reduzindo o tempo de viagem para apenas 23 minutos, percurso que atualmente demora cerca de uma hora e meia de autocarro. A previsão é que a linha transporte aproximadamente 630 mil passageiros diariamente. A maior obra de infraestruturas em curso na América Latina, o projeto é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade. O projeto está a ser executado pela ACCIONA, gerando atualmente mais de 10 mil postos de trabalho. Após a conclusão, a linha será operada pela Concessionária durante 19 anos.
Alstom Taubaté
Inaugurada em 2015, a unidade fabril da Alstom em Taubaté é um centro de excelência na produção de veiculos em aço inoxidável. Está estrategicamente localizada num polo industrial próximo de duas importantes rodovias (Dutra e Carvalho Pinto) e próxima do Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
A fábrica produziu 27 elétricos Citadis para o VLT do Rio de Janeiro, fabricados em tempo recorde para os Jogos Olímpicos no Brasil, demonstrando a agilidade, o empenho e o foco no cliente da Alstom. Este foi o segundo projeto no mundo a apresentar um sistema 100% livre de catenárias. Após a conclusão do contrato do metro ligeiro, a fábrica produziu também veiculos NS16 para o Metro de Santiago, no Chile.
Em novembro de 2022, a Alstom inaugurou a expansão da unidade após um investimento de 100 milhões de reais no âmbito da sua estratégia de crescimento, após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais. Desde então, mais de 170 trens (mais de 940 carruagens) foram produzidos em Taubaté para cidades como São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Roménia).
Comentários