top of page

F2: Gabriel Bortoleto voltou a pontuar e se aproxima dos primeiros

F2: Gabriel Bortoleto voltou a pontuar e se aproxima dos primeiros

Nesse domingo (7) no Autódromo de Silverstone, na Inglaterra, foi encerrada a oitava rodada do Campeonato Mundial de Fórmula 2. O brasileiro Gabriel Bortoleto, que na pista havia conquistado a terceira colocação na Sprint Race, realizada no dia anterior, fez mais uma corrida de grande ação e concluiu as 29 voltas da prova na sexta colocação.


O que aconteceu no sábado?

Como sempre acontece nos finais de semana da Fórmula 2 o sábado é destinado as provas Sprint Race – disputa com uma quantidade menor de voltas e que oferece menos pontos aos concorrentes. Numa corrida chuvosa, que teve interrupção por conta do volume de água, safety car e vários incidentes Bortoleto mostrou seu talento. Em uma ultrapassagem por fora sobre Jack Crowford ele assumiu a quarta colocação e seguiu à caça de Kush Maini, seu companheiro de equipe, terceiro colocado. Com todas as adversidades da corrida Gabriel ficou no encalço de seu adversário até a última volta. Nesse momento, na última curva do circuito, ele se posicionou por fora do traçado e estava ultrapassando seu adversário que, por sua vez, espremeu o carro de Gabriel para fora da pista. O brasileiro seguiu acelerando e cruzou a linha de chegada em terceiro. Gabriel comemorou o resultado, foi ao pódio e deu entrevistas. Porém, algumas horas depois, Bortoleto acabou recebendo uma punição de 5 segundos por ter cruzado a linha de chegada fora dos limites da pista e, com isso, seu resultado foi o quarto lugar.


“Na pista eu fiz o que tinha que fazer. Meu companheiro de equipe jogou duro a corrida inteira e tentou, por algumas vezes, até mesmo acertar a asa dianteira do meu carro. Ele me bloqueou de todas as formas e, quando eu vi a oportunidade, realmente parti para cima para ganhar a posição. A ação dele na última curva poderia ter jogado nos dois para fora da pista, mas, acabei só eu sendo prejudicado e, em apenas uma posição. Ao meu ver foi coisa de corrida, mas, acatei a decisão dos comissários e vamos para a próxima”, comentou o paulista de 19 anos.

F2: Gabriel Bortoleto voltou a pontuar e se aproxima dos primeiros

Feature Race – Somando importantes pontos

Superada a história de sábado os 22 pilotos alinharam seus carros no grid de Silverstone para a Feature Race. Gabriel, no sexto lugar, registrou uma largada conservadora e se viu envolto numa série de disputas. Tentando desviar das confusões ele conseguiu se manter no primeiro pelotão e ainda ultrapassou Zane Maloney para assumir o quinto lugar. Na abertura da segunda volta o safety car foi acionado pela primeira vez. Na volta quatro a corrida foi reiniciada e Bortoleto acabou perdendo a posição de volta para Maloney. Mais duas voltas se passaram e, novamente, o carro de segurança tomou o traçado e permaneceu na pista por mais três voltas. Na relargada as posições foram mantidas e mais duas voltas foram necessárias para começar a rodada dos pit-stops.


Bortoleto, que havia largado com pneus de composto macio, trocou pelos de composto duro e voltou para a pista. Na troca a equipe Invicta se atrasou um pouco e, com isso, o brasileiro acabou perdendo algumas posições e, virtualmente, ele estaria na nona colocação. Com um ritmo muito bom com os novos pneus o brasileiro passou a impor seu estilo de pilotagem para ir superando seus concorrentes. Com belas ultrapassagens ele Enzo Fittipaldi, depois Richard Verschor e, por último, Oliver Bearman para cruzar a linha de chegada, ao final das 29 voltas, na sexta colocação.

 

Com o resultado de domingo Gabriel Bortoleto somou 14 pontos no fim de semana do Reino Unido e, agora, ocupa a quarta posição do Campeonato com 98 pontos, dois a menos que o terceiro colocado e 18 a menos que o vice-líder.


A nona rodada do Mundial de F2 acontece daqui dois finais de semana, em Budapeste, na Hungria, entre os dias 19 e 21 de julho.

Comentários


350x250.gif
300.250.png
bottom of page