
Redação Publiracing
19 de out.



Artur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br
12 de out.



Redação Publiracing
4 de out.




Depois de três corridas cheias de ação na Arábia Saudita, Senegal e Groenlândia, o paddock da Extreme E chegou à Sardenha para o Enel X Island X Prix disposto a enfrentar em um percurso que tem tudo para ser, do ponto de vista técnico, o mais desafiador da temporada até agora.
O circuito de características únicas, localizado na área de treinamento militar de Capo Teulada, no interior da cidade costeira de Porto Pino, na costa sudoeste da Sardenha, representou um novo desafio para os 18 pilotos de classe mundial que participam do campeonato, com uma variedade de linhas e rotas que oferece àqueles que estão no volante das suas máquinas ODYSSEY 21, uma série de possibilidades para maximizar seu desempenho.
Mais uma vez, entretanto, a dupla formada por Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez, da X44, foi quem terminou a classificação deste sábado à frente do pelotão. Apesar da saída de Gutiérrez da pista durante sua volta na Qualificação 1, o ritmo geral da equipe na sessão da manhã garantiu a sua liderança na tabela de tempos, mantendo seu recorde de 100 por cento como a mais rápida na classificação. Uma Classificação 2 sem problemas significou um tempo ainda mais rápido na sessão da tarde, que garantiu que Gutiérrez e Loeb, quatro vezes vencedor do Rally da Sardenha quando no WRC, e assim liderassem a classificação mais uma vez e confirmassem seu quarto primeiro lugar consecutivo em uma classificação da Extreme.
A X44 somou um máximo de 18 pontos - sete a mais que sua concorrente mais próxima e principal rival no campeonato, a Rosberg X Racing-, o que acirra a disputa no dia da final.

A Rosberg X Racing foi a segunda equipe mais rápida na classificação, recuperando-se de forma impressionante depois que a equipe abriu a classificação de hoje de forma espetacular. Molly Taylor fez o ODYSSEY 21 da equipe rodar na sua primeira volta, mas assim como ocorreu no Arctic X Prix da Groenlândia, a estrela australiana não se deu por vencida e completou a corrida para terminar a sessão matinal da RXR com o sexto melhor tempo. Isso deixou os líderes do campeonato com muito trabalho a fazer na Classificação 2, e apesar de Johan Kristoffersson ter perdido tempo na segunda volta - depois que a traseira do carro voasse pelos ares em uma das seções de ondulação no final do percurso de sete quilômetros-, seu ritmo foi bom o suficiente para terminar em terceiro lugar na sessão e em segundo lugar na classificação geral.
A equipe ABT CUPRA XE mostrou uma velocidade constante durante a classificação após superar os problemas de direção assistida que teve nos treinos livres de ontem. Tanto Mattias Ekström quanto Jutta Kleinschmidt fizeram corridas limpas na sessão da manhã para terminar com o quarto melhor tempo na Classificação 1. Apesar do pequeno giro de Ekström durante a sessão da tarde, a ABT CUPRA XE terminou a sessão de Classificação 2 com o quinto melhor tempo e garantiu o terceiro lugar geral.
Apesar de ter sofrido danos na carroceria na Classificação 1, a dupla da ACCIONA | Sainz XE, composta por Carlos Sainz Sr. e Laia Sanz, teve um começo impressionante e foi a segunda mais rápida na sessão da manhã. No entanto, uma rodada de Sanz em sua segunda volta de classificação, causado por um problema de direção, prejudicou o progresso da equipe na sessão da tarde, enquanto um reinício do carro por parte de Sainz na zona de troca de pilotos causou mais atrasos. Sainz levou o carro para casa com segurança para terminar com o oitavo melhor tempo na Classificação 2 e o desempenho anterior da equipe ACCIONA | Sainz XE Team garantiu o quarto melhor tempo geral.

A SEGI TV Chip Ganassi Racing foi rápida nos treinos livres, mas o desastre veio no início da Classificação 1, quando Sara Price foi forçada a abortar sua volta com uma suspensão quebrada. Isso significou que a equipe não pode marcar nenhum tempo e terminou a sessão da manhã em último lugar. No entanto, a equipe SEGI TV Chip Ganassi Racing se recuperou de forma impressionante na Classificação 2, com Kyle LeDuc e Price estabelecendo o segundo melhor tempo da tarde, para terminar o dia na quinta posição.
A vencedora do Arctic X Prix, Andretti United Extreme E, teve um início difícil na Classificação 1, com Timmy Hansen sofrendo por um problema na direção assistida. Embora o problema tenha sido resolvido na zona de troca de pilotos a tempo para a primeira volta de Catie Munnings, os problemas de confiabilidade anteriores fizeram com que a equipe só pudesse chegar à sétima posição na sessão da manhã. Hansen e Munnings, no entanto, foram capazes de demonstrar a velocidade de seu carro na sessão da tarde, terminando a Classificação 2 com o quarto melhor tempo, o que os deixou em sexto lugar na classificação combinada.
Depois de sofrer danos na suspensão nos treinos livres, o ODYSSEY 21 da JBXE foi reparado e ficou pronto para a Classificação 1. Kevin Hansen e Mikaela Åhlin-Kottulinsky recuperaram o tempo perdido no circuito e a sua velocidade constante garantiu-lhes o quinto lugar na sessão da manhã. No entanto, Åhlin-Kottulinsky rodou no final da sua volta na Classificação 2, e Hansen sofreu pequenos danos em sua volta, o que deixou a JBXE com o sexto lugar na sessão da tarde e o sétimo na classificação geral.
Depois de se mostrar rápida nos treinos livres, a Veloce Racing reafirmou seu desempenho com uma impressionante Classificação 1, na qual Stéphane Sarrazin e Emma Gilmour fizeram uma sessão limpa e conseguiram o terceiro melhor tempo. Entretanto, seu progresso foi limitado na sessão da tarde, já que Sarrazin sofreu danos significativos na pista, o que fez com que a equipe não pudesse estabelecer um tempo na Classificação 2 e terminasse em oitavo lugar na classificação geral.
A XITE ENERGY RACING sofreu danos na direção no início da Classificação 1, razão pela qual não pôde estabelecer um tempo e terminou a sessão em oitavo lugar. No entanto, Oliver Bennett e Christine GZ puderam completar suas voltas na Classificação 2, apesar de Bennett ter recebido uma penalidade de 10 segundos por ignorar um ponto de controle. Isto fez com que a equipe terminasse a sessão da tarde com o sétimo melhor tempo e o nono na classificação geral.
X44, SEGI TV Chip Ganassi Racing e Andretti United Extreme E passaram para a Semifinal 1, enquanto Rosberg X Racing, ABT CUPRA XE e ACCIONA | A Sainz XE Team estarão na Semifinal 2, e os dois primeiros colocados de cada corrida ganharão uma vaga no grid para a final. As três últimas equipes (JBXE, Veloce Racing e XITE ENERGY RACING) participarão da Crazy Race e o vencedor ganhará uma vaga na final. Como cada semifinal oferece agora a chance de chegar à final, tudo está em jogo no último dia do Enel X Island X Prix.
Resultados da classificação:
1 X44 (Sébastien Loeb / Cristina Gutiérrez) 18 pontos
2 Rosberg X Racing (Johan Kristoffersson / Molly Taylor) 11 pontos
3 ABT CUPRA XE (Mattias Ekström / Jutta Kleinschmidt) 11 pontos
4 ACCIONA | Sainz XE Team (Carlos Sainz / Laia Sanz) 10 pontos
5 SEGI TV Chip Ganassi Racing (Kyle LeDuc / Sara Price) 9 pontos
6 Andretti United Extreme E (Timmy Hansen / Catie Munnings) 9 pontos
7 JBXE (Kevin Hansen / Mikaela Åhlin-Kottulinsky) 9 pontos
8 Veloce Racing (Stéphane Sarrazin / Emma Gilmour) 8 pontos
9 XITE ENERGY RACING powered by myenergi (Oliver Bennett / Christine Giampaoli Zonca) 5 pontos
Semifinal 1: X44, SEGI TV Chip Ganassi Racing e Andretti United Extreme E
Semifinal 2: Rosberg X Racing, ABT CUPRA XE e ACCIONA | Sainz XE Team
Crazy Race: JBXE, Veloce Racing e XITE ENERGY RACING
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