top of page
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Expressas: Clássicos que marcaram época são destaque no 31º Salão do Automóvel de São Paulo

  • Foto do escritor: Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
    Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
  • 22 de nov.
  • 3 min de leitura

Expressas: Clássicos que marcaram época são destaque no 31º Salão do Automóvel de São Paulo

Bugatti EB110 GT, Lamborghini Miura, Batmóvel, DeLorean e raridades nacionais formam um dos espaços mais disputados do evento.


O retorno do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, após sete anos de ausência, trouxe uma das mostras mais emblemáticas desta edição: o espaço “Memória sobre Rodas”, assinado pelo Parque Dream Car de São Roque, que levou ao Anhembi uma seleção de 13 veículos históricos, entre supermáquinas europeias, clássicos americanos, modelos nacionais raros e ícones do cinema. Instalado numa área de 400 m² na esquina das ruas E e F, o estande recria a experiência do museu localizado a 60 km da capital paulista, que conta com 165 veículos em exposição, além de kartódromo, shopping temático, parque infantil e centro de convenções.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Um desfile de raridades: do único Bugatti EB110 GT do Brasil ao Lamborghini Diablo autografado por Valentino Balboni

A seleção apresentada pelo Dream Car reúne peças de valor histórico e emocional significativo. O destaque inicial é o Bugatti EB110 GT (1994), o único exemplar em solo brasileiro. O superesportivo azul, já exibido no Salão de 1994, permanece impressionante: o motor V12 3.5 quadriturbo entrega 611 cv e 65,3 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 s e alcança 350 km/h.


Ao lado, um dos carros mais fotografados do evento: o Lamborghini Diablo (1991), um dos cinco do país e o único consertado e autografado pelo lendário piloto de testes da marca, Valentino Balboni. Com motor V12 5.7 de 491 cv, o modelo atinge 331 km/h.

Outro representante da marca italiana é o Lamborghini Miura P400 S (1969), considerado por muitos o primeiro supercarro moderno, equipado com motor V12 3.9, de 385 cv, capaz de chegar aos 272 km/h.


Tesouros nacionais: Miura X8 e Hofstetter Turbo

O estande também destaca a memória automotiva brasileira com dois clássicos importantes:

  • Miura X8 Targa (1988) – esportivo gaúcho com motor Volkswagen 2.0 de 109 cv.

  • Hofstetter Turbo (1986) – um dos 18 produzidos no país, com portas asa-de-gaivota e carroceria inspirada no Alfa Romeo Carabo. O motor AP 1800 turbo gera 140 cv.

Esses dois modelos chamam atenção pela ousadia estética e fragmentam uma fase singular da indústria automotiva nacional.


Expressas: Clássicos que marcaram época são destaque no 31º Salão do Automóvel de São Paulo
Expressas: Clássicos que marcaram época são destaque no 31º Salão do Automóvel de São Paulo

Lendas da Nascar e um clássico absoluto da Ferrari

A mostra inclui ainda duas raridades americanas que ajudaram a escrever a história da Nascar:

  • Dodge Daytona 1969

  • Plymouth Superbird 1970

Ambos equipados com motores V8 7.0 Hemi de 425 cv e carrocerias de aerodinâmica extrema — características que marcaram a “era de ouro” das corridas norte-americanas.

A elegante Ferrari Dino 246 GT (1973) completa o conjunto europeu com suas proporções clássicas e motor V6 de 195 cv.


Expressas: Clássicos que marcaram época são destaque no 31º Salão do Automóvel de São Paulo

O cinema invade o Salão: DeLorean e Batmóvel chamam público de todas as idades

O espaço reserva uma área especial para dois ícones cinematográficos:

  • DeLorean DMC-12 (1981) – reproduzido fielmente como em De Volta para o Futuro.

  • Batmóvel 1989 – réplica oficial aprovada pela Warner Bros, construída ao longo de dois anos, equipada com motor V8 5.7 do Corvette.

O Batmóvel voltou a viralizar recentemente após ser visto circulando na Avenida Paulista durante o Batman Day.


Duas Ducati Senna: exclusividade absoluta sobre duas rodas

As motos completam a seleção:

  • Ducati Panigale 1199 S Senna (2014) – apenas 161 unidades no mundo.

  • Ducati Monster Senna (2024) – única no Brasil, unidade 159 de 341 produzidas.

Ambas homenageiam Ayrton Senna e figuram entre as motos colecionáveis mais cobiçadas do planeta.


Dream Car mostra força como polo automotivo temático

A participação no Salão também reforça a proposta do Parque Dream Car, que reúne em São Roque:

  • Museu com 165 veículos

  • Kartódromo profissional

  • Shopping com 23 lojas

  • Parque infantil

  • Centro de convenções e heliponto

Durante o evento, visitantes podem comprar ingressos para o museu com 50% de desconto, além de ofertas especiais na Black Friday.


Expressas: Clássicos que marcaram época são destaque no 31º Salão do Automóvel de São Paulo

OS 13 MODELOS EXPOSTOS

  1. Bugatti EB110 GT (1994)

  2. Lamborghini Miura P400 S (1969)

  3. Lamborghini Diablo (1991)

  4. Dodge Daytona (1969)

  5. Plymouth Superbird (1970)

  6. Ferrari Dino 246 GT (1973)

  7. Hofstetter Turbo (1986)

  8. Miura X8 Targa (1988)

  9. Batmóvel 1989

  10. DeLorean DMC-12 (1981)

  11. Ford GT (2005)

  12. Ducati Panigale 1199 S Senna (2014)

  13. Ducati Monster Senna (2024)


Galeria de Imagens


👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo






Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

Publiracing Portal de Notícias
smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico
smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

smart #1 Brabus: aceleração brutal, tração integral e consumo real no nosso teste dinâmico

02:48
Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

Interior smart #1 Brabus (Parte 2): teto panorâmico, áudio premium e porta-malas elétrico

02:59
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
bottom of page