Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Expressas: Citroën leva monoposto da Fórmula E ao Salão do Automóvel e destaca o novo C5 Aircross elétrico
Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br
há 15 minutos
3 min de leitura
Marca francesa retorna oficialmente ao automobilismo com o monoposto GEN3 Evo e apresenta ao público brasileiro o C5 Aircross elétrico, além de ampliar experiências com ativações e test-drives durante o Salão de São Paulo.
Posicione a Sua Marca Aqui
A Citroën iniciou sua participação no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo com dois pilares estratégicos: o retorno ao cenário global do automobilismo, por meio da Fórmula E, e a exibição do novo C5 Aircross elétrico, modelo que simboliza a direção tecnológica adotada pela marca na Europa. Entre 22 e 30 de novembro, a fabricante também oferece experiências de condução, ativações temáticas e atrações interativas no Distrito Anhembi.
Monoposto GEN3 Evo marca o retorno da Citroën às pistas
O grande destaque do estande é o monoposto GEN3 Evo, que fará sua estreia na 12ª temporada da Fórmula E em 2025. Desenvolvido pela Stellantis Motorsport e exibido ao público antes da primeira corrida em São Paulo, o modelo representa uma evolução significativa em eficiência energética e desempenho.
Com apenas 859 kg, o monoposto utiliza dois motores elétricos — um dianteiro para regeneração e outro traseiro para propulsão — capazes de recuperar até 600 kW de energia em frenagens, reutilizando cerca de 50% da energia consumida em uma prova. O desempenho impressiona: aceleração de 0 a 100 km/h em 1,86 s e velocidade máxima de 320 km/h.
O visual também chama atenção: a pintura utiliza tons de vermelho, branco e azul numa homenagem à França, combinados ao novo logotipo da Citroën. O modelo reforça a tradição esportiva da marca, que inclui conquistas no WRC, WTCC e Rally Raids.
Visitantes ainda participam de uma ativação que sorteia ingressos diários para a corrida inaugural da temporada 2025 em São Paulo.
C5 Aircross elétrico: conforto, tecnologia e novo rumo para os SUVs da marca
Outro destaque é o Citroën C5 Aircross elétrico, flagship europeu que começa a ser apresentado ao público brasileiro. Exposto na cor exclusiva Verde Hulk, o SUV antecipa a estratégia da Citroën para modelos eletrificados.
A dianteira redesenhada traz assinatura luminosa de três pontos, faróis Matrix LED e elementos aerodinâmicos integrados. Sua plataforma STLA Medium permite melhor eficiência energética, mais espaço interno e aprimoramento estrutural.
O interior adota o conceito C-Zen Lounge, com foco em conforto e bem-estar. Entre os recursos:
nova central multimídia Waterfall Touchscreen de 13”
painel digital 3D de 10”
bancos Citroën Advanced Comfort com massagem, ventilação e aquecimento
suspensão Progressive Hydraulic Cushions
head-up display ampliado
iluminação ambiente configurável
porta-malas de 565 litros
O modelo elétrico oferece duas opções de autonomia:
520 km WLTP (210 cv, bateria de 73 kWh)
680 km WLTP (230 cv, bateria de 97 kWh)
Há ainda alternativas híbrida e híbrida plug-in. O C5 Aircross carrega 160 km em 10 minutos em carregadores ultrarrápidos e contará com tecnologia V2L a partir de 2026.
Experiências e ativações: Tardezinha, Basalt Vision e atrações imersivas
O estande inspirado no “sistema solar” reúne modelos da marca, incluindo:
Citroën Basalt Vision, conceito com suspensão rebaixada, rodas cromadas de 18” e detalhes em vermelho
Citroën Ami Tonic e Ami Buggy, expostos de forma suspensa
Espaço interativo da Tardezinha, com karaokê e piscina de bolinhas com prêmios
Presença de influenciadores parceiros para conteúdos ao vivo
Diariamente, visitantes concorrem a ingressos para a estreia da Fórmula E e para o último show da turnê Tardezinha em São Paulo.
Test-drive com modelos recentes da Citroën
No espaço de testes do salão, o público pode dirigir:
Citroën C3 XTR (motor 1.0 Firefly)
Citroën Aircross XTR 7 (SUV compacto de sete lugares, motor Turbo 200)
Citroën Basalt Dark Edition Turbo 200
Os veículos contam com central multimídia de 10,25” com espelhamento sem fio e acabamentos próprios da linha XTR ou Dark Edition. O test-drive está disponível para maiores de 18 anos com CNH válida.
👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.
Comentários