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Dakar2023: Piloto brasileiro de apenas 18 anos leva ao lado experiente navegador português


Último treino de Conti foi no Deserto do Atacama (Chile) no início de dezembro
Último treino de Conti foi no Deserto do Atacama (Chile) no início de dezembro

A partir da próxima semana tem início o maior e mais desafiador rali do mundo que, pela quarta vez, será na Arábia Saudita. A 45ª edição do Dakar acontecerá de 31 de dezembro a 15 de janeiro, com Prólogo e 14 etapas e terá um roteiro de 8.528 km (4.607 de trechos cronometrados). O piloto Bruno Conti estreará na competição e fará dupla com o português Pedro Bianchi Prata.


Até o momento, Bruno Conti, 18 anos, é o piloto sul-americano mais jovem do grid do Dakar 2023 e vem se preparando desde o início da temporada. Estreou na edição de 30 anos do Sertões e também disputou duas provas internacionais de peso com aproveitamento bem expressivo: o South American Rally Race – SARR (fevereiro), na Argentina, e o Rally do Marrocos (outubro), na África. Há poucos dias retornou do Deserto do Atacama, no Chile, onde fez um treinamento intensivo com piloto chileno Chaleco Lopez, que tem mais de uma década no Dakar. “Os dias com Chaleco foram de muito aprendizado. Fizemos 300 a 400 km/dia nas dunas e ele me ajudou demais com estratégia e dicas para o Dakar. Isto, juntamente com a experiência no Marrocos me deram uma boa base. Não teria fase melhor para estrear no Dakar. Meu objetivo principal é terminar todos os dias”, explica Conti, de Vinhedo (SP), que mostrou muita evolução desde que começou a competir nos UTVs em 2018.

Multicampeão português nas motos, Bianchi Prata, navegará para Conti
Multicampeão português nas motos, Bianchi Prata, navegará para Conti

Com 31 anos de off-road, sobretudo nas duas rodas, o multicampeão português nas motos tem 11 edições do Dakar no currículo (10 de moto e uma como navegador de UTV). Bianchi Prata reúne uma vasta experiência em leitura de terreno, especialmente na Arábia Saudita. “Meu objetivo é ajudar o Bruno com minha experiência. Tentar transmitir o que aprendi ao longo de minha trajetória para podermos andar rápido e com segurança. Gosto muito de trabalhar com navegação e navegar para quatro rodas é bem mais fácil do que nas duas, quando preciso pilotar e navegar ao mesmo tempo”, diz o competidor natural de Porto, segundo maior cidade de Portugal.


O jovem Conti vai ter no outro carro da equipe seu pai, que faz parte da dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo e que seguem para segunda participação consecutiva. Pai e filho vão pilotar na categoria T4, a bordo dos Can Am Maverick XRS, preparados pela equipe South Racing.


Luppi e Conti já competiram no mesmo grid por duas vezes, no SARR e no Sertões, mas poder estar com o filho no maior rali do mundo é algo especial. “É um misto de preocupação, responsabilidade e orgulho ter o Bruno comigo neste Dakar. Ele evoluiu muito neste último ano mas acredito que o maior desafio que enfrentará será controlar o ímpeto da juventude e o domínio próprio, por isso a escolha pelo trabalho do Pedro foi fundamental para fazer uma corrida estratégica”, fiz Luppi.

Rodrigo Luppi/Maykel Justo na chegada do Dakar em janeiro de 2022
Rodrigo Luppi/Maykel Justo na chegada do Dakar em janeiro de 2022
Bruno Conti (ao centro) acompanhou Luppi/Justo no apoio no último Dakar
Bruno Conti (ao centro) acompanhou Luppi/Justo no apoio no último Dakar

No Dakar 2022 Luppi fez uma estreia bem consistente, ao lado de Justo. A dupla terminou o rali em sexto nos UTVs T4, mostrou muita competitividade, venceu o 5º dia na categoria, liderou por duas etapas e das 12 Especiais, em nove chegou entre os Top 5. “Para essa edição estou muito otimista, após a experiência do último Dakar, um excelente Sertões (vice-campeões na geral dos UTVs), estou mais preparado para traçar novas estratégias e oportunidades na prova e também por conhecer mais nossos adversários”, completa o piloto paulista.


O navegador de São José dos Campos (SP) segue para a 12ª participação no Dakar, tendo já competido nos caminhões, carros e, agora, segue para a sua quarta vez nos UTVs. “Posso afirmar que esse novo roteiro será o mais difícil de todos, pois andaremos nas dunas nas quais quase ninguém passa. Pelas informações, será o pior deserto de dunas da Arábia, justamente quando enfrentaremos a etapa Maratona (competidores não podem receber auxílio mecânico externo). Mas o UTV está impecável e temos equipamento para fazer uma boa prova”, afirma Justo que navegou para Conti no Rally do Marrocos, quando puderam testar o UTV de Luppi.


Os brasileiros seguem para a competição no próximo dia 26. O Dakar 2023 somará pontos para o Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM).

Dupla brasileira Luppi/Justo competirá novamente nos UTVs T4
Dupla brasileira Luppi/Justo competirá novamente nos UTVs T4

Roteiro Dakar 2023 (Arábia Saudita)


31/12 - Prólogo - SEA CAMP > SEA CAMP - 11 km


01/01 – Etapa 1 - SEA CAMP > SEA CAMP

Total 602.56 km | 367 km (Especial)


02/01 – Etapa 2 - SEA CAMP > ALULA

Total 589.07 km | 430 km (Especial)


03/01 - Etapa 3 - ALULA > HA'IL

Total - 669.15 km | 447 km (Especial)


04/01 - Etapa 4 - HA'IL > HA'IL

Total 574.01 km | 425 km (Especial)


05/01 - Etapa 5 - HA'IL > HA'IL

Total 645.04 km | 373 km (Especial)


06/01 – Etapa 6 - HA'IL > AL DUWADIMI

Total 876.24 km | 465 km (Especial)


07/01 - Etapa 7 - AL DUWADIMI > AL DUWADIMI

Total 641.46 km | 472 km (Especial)


08/01 – Etapa 8 - AL DUWADIMI > RIYADH

Total 713.85 km | 398 km (Especial)


09/01 – Dia de Descanso – RIYADH


10/01 - Etapa 9 - RIYADH > HARADH

Total 686 km | 358 km (Especial)


11/01 - Etapa 10 - HARADH > SHAYBAH

Total 623.94 km | 113 km (Especial)


12/01 - ETAPA 11 - SHAYBAH > EMPTY QUARTER (MARATONA)

Total 428.27 km | 275 km (Especial)


13/01 - Etapa 12 - EMPTY QUARTER (MARATONA) > SHAYBAH

Total 374.86 km | 183 km (Especial)


14/01 - Etapa 13 - SHAYBAH > AL-HOFUF

Total 675.6 km | 154 km (Especial)


15/01 - Etapa 14 - AL-HOFUF > DAMMAM

Total 417.3 km | 136 km (Especial)


Total de Especiais = 4.607 km

Total do roteiro = 8.528,35 km

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