top of page

Campeonato Mundial de MotoE 2023 apresentado em Vallelunga


Campeonato Mundial de MotoE 2023 apresentado em Vallelunga

O Campeonato Mundial de MotoE 2023 reservado para motos elétricas, no qual a Ducati está envolvida como fornecedora exclusiva do protótipo "V21L", foi oficialmente apresentado no circuito de Vallelunga, nos arredores de Roma. Claudio Domenicali, CEO da Ducati juntamente com Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports e os representantes dos principais parceiros apresentaram à imprensa a quinta edição do “campeonato de emissões zero”, que pela primeira vez terá o estatuto de título mundial.


Claudio Domenicali, CEO da Ducati: " A decisão de participar do Campeonato Mundial de MotoE como único fornecedor das motos é um dos pilares da estratégia da Ducati. De fato, a eletrificação, juntamente com a introdução de combustíveis neutros em carbono para motores de combustão interna (e-fuel), será necessária para reduzir a pegada de carbono da Ducati e nos permitir atingir nossas metas de sustentabilidade de longo prazo. No entanto, toda verdadeira Ducati é acima de tudo emoção, por isso é muito importante administrar essa transição com muito cuidado, cuidando para manter o caráter esportivo e as características divertidas de pilotar de cada moto de Borgo Panigale. Com a V21L, queríamos desafiar os limites do setor, com o objetivo de criar a motocicleta elétrica de maior desempenho já feita para a pista. Acima de tudo, queríamos desenvolver o conhecimento interno da empresa para estarmos prontos quando a tecnologia das baterias, em particular o peso, permitir criar uma motocicleta elétrica de rua com todas as características que distinguem uma Ducati. Ter 18 pilotos com diferentes necessidades e estilos de pilotagem na pista ao mesmo tempo representa uma grande oportunidade para a Ducati estudar o que poderia se tornar o caráter de uma futura Ducati elétrica. Os primeiros testes em Jerez correram muito bem. Apesar do tempo desfavorável, o feedback dos pilotos e equipes em relação à moto foi muito bom, com o novo recorde não oficial do circuito. A Ducati nunca construiu um número tão grande de protótipos e isso também representa um desafio dentro de um desafio para nós”.

Campeonato Mundial de MotoE 2023 apresentado em Vallelunga

Após os primeiros testes oficiais em Jerez no início de março, a série verá novamente todos os pilotos testando em Barcelona de 3 a 5 de abril para então iniciar oficialmente o campeonato mundial em 13 de maio com o Grande Prêmio da França em Le Mans. O calendário inclui Mugello (10 de junho), Sachsenring (17 de junho) e Assen (24 de junho). Após as férias de verão, as motos Ducati MotoE estarão de volta à pista em Silverstone em 5 de agosto, antes de enfrentar os três Grandes Prêmios finais no Red Bull Ring (19 de agosto), Catalunha (2 de setembro) e Misano (9 de setembro).


O formato terá duas sessões de treinos livres na manhã de sexta-feira, seguidas de duas sessões de qualificação a tarde. As duas corridas serão disputadas no sábado, a primeira no final da qualificação do MotoGP e a segunda após o Sprint Race, outra característica introduzida na temporada de 2023. Um novo formato está previsto para a classificação enquanto as equipes poderão contar com uma estrutura totalmente nova no paddock.


O protótipo Ducati "V21L" tem um peso total de 225 kg (menos 12 kg do que os requisitos mínimos impostos pela Dorna e pela FIM para uma moto capaz de completar distâncias de corrida) e apresenta valores máximos de potência e torque respetivamente de 110 kW (150 cv). ) e 140 Nm, que num circuito como o de Mugello lhe permitem atingir a velocidade de 275 km/h. "V21L" é o MotoGP das motocicletas elétricas, combina as tecnologias eletrônicas e as dimensões do chassi desenvolvidas pela Ducati Corse com um processo de design e gerenciamento de projeto típico de uma motocicleta de rua como a Panigale V4. É a união do melhor expertise dos dois mundos, competições e produção, um protótipo com o qual a Ducati está experimentando um mundo ainda a ser descoberto, o das motos esportivas elétricas.

Campeonato Mundial de MotoE 2023 apresentado em Vallelunga
 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Motocicletas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page