Mundo motorizado, transporte, mobilidade, turismo, lazer e entretenimento
Buscar
Brasil recebe 11º caça F-39E Gripen; chegada ocorre após certificação de reabastecimento em voo com o KC-390
Redação Publiracing
há 6 horas
2 min de leitura
A Força Aérea Brasileira recebeu nesta quarta-feira (19) a 11ª unidade do caça F-39E Gripen. A aeronave, produzida na Suécia com aeroestruturas brasileiras, pousou na Base Aérea de Anápolis (GO) poucos dias depois da certificação de reabastecimento em voo pelo KC-390, ampliando o alcance operacional da frota.
Gripen 4111 reforça frota nacional em Anápolis
O caça F-39E Gripen matrícula 4111 pousou às 10h26 na Base Aérea de Anápolis, sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). O voo de uma hora e três minutos partiu de Navegantes (SC), conduzido pelo major aviador Thiago Camargo. Com a nova entrega, o Brasil passa a contar com dez aeronaves em operação no 1º GDA, enquanto a primeira unidade segue em campanha de ensaios em Gavião Peixoto (SP).
Posicione a Sua Marca Aqui
Segundo a Saab, a chegada do 4111 demonstra a continuidade do ciclo binacional de produção e logística coordenado entre Brasil e Suécia, sustentado pelo programa de transferência de tecnologia.
Entrega ocorre logo após marco operacional: REVO Gripen + KC-390
A chegada deste caça acontece poucos dias depois da certificação do reabastecimento em voo (REVO) do Gripen pelo avião de transporte e multimissão KC-390 Millennium. O novo marco operacional permite ampliar significativamente o alcance do caça sem paradas intermediárias, fortalecendo a capacidade de pronta resposta da aviação de defesa.
Logística multinacional coordena deslocamento do caça ao país
Assim como nas entregas anteriores, o caça foi enviado da sede da Saab, em Linköping, até o Brasil por via marítima. O processo envolveu mais de 30 áreas de 10 instituições, com a participação de autoridades civis, equipas militares e equipes técnicas dos dois países. A operação inclui desembarque, inspeções, montagem final e voo inaugural em território brasileiro.
Projeto FX-2: evolução industrial e transferência de tecnologia
O programa Gripen foi oficializado em 2013 para substituir a frota de caças da FAB e fortalecer a indústria nacional de Defesa. O contrato prevê:
36 aeronaves (28 F-39E e 8 F-39F)
Suporte logístico e sistemas associados
Treinamento e armamentos
Acordo de cooperação industrial
Um dos maiores programas de transferência de tecnologia já realizados pela Saab
Desde 2015, mais de 350 brasileiros foram capacitados na Suécia e no Brasil em engenharia, testes, produção e manutenção.
O avanço do programa também se reflete na infraestrutura instalada no país. Entre os centros estratégicos estão:
GDDN – Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen
GFTC – Centro de Ensaios em Voo do Gripen
Linha de produção do Gripen em Gavião Peixoto
Unidade da Saab em São Bernardo do Campo, que fabrica aeroestruturas e realiza manutenção de sensores e radar AESA
A planta paulista também inaugurou a segunda linha de produção da fuselagem traseira, duplicando a capacidade anual de oito para dezasseis unidades.
👉 A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.
Comentários