Aviação: Japan Airlines finaliza encomenda de 31 unidades do Airbus A350-900 e A321neo
- Redação Publiracing
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

A Japan Airlines (JAL) assinou um pedido firme com a Airbus para 20 aviões widebody A350-900 e 11 unidades do A321neo de corredor único, finalizando um compromisso anunciado no início deste ano.
O pedido foi anunciado no Farnborough Air Show 2024 durante uma cerimónia de assinatura com Yukio Nakagawa, Diretor Executivo e Vice-Presidente Sénior de Aquisições da Japan Airlines, e Christian Scherer, Diretor Executivo do negócio de Aeronaves Comerciais da Airbus.
Os novos A350-900 vão juntar-se à frota de A350 da companhia aérea que serve rotas internacionais, enquanto o A321neo vai operar em serviços domésticos no Japão. Até à data, a JAL encomendou um total de 52 aviões A350, dos quais 18 estão ao serviço. O contrato do A321neo representa a primeira encomenda da JAL para a linha de produtos de corredor único da Airbus.
O Diretor Executivo e Vice-Presidente Sénior de Compras da Japan Airlines, Yukio Nakagawa, afirmou:
“Estamos muito satisfeitos por termos assinado o pedido firme para a introdução de A350 adicionais e novos A321. Aceleraremos a introdução de aeronaves de última geração e com baixo consumo de combustível para oferecer aos nossos passageiros um serviço de excelência e reduzir as emissões de CO₂. Acreditamos que esta introdução adicional de aeronaves Airbus irá aprofundar ainda mais a nossa parceria.”
O CEO do negócio de aviões comerciais da Airbus, Christian Scherer, afirmou: “Agradecemos à Japan Airlines por ter depositado mais uma vez a sua confiança no A350. Além disso, celebramos um novo marco na nossa parceria com a companhia aérea após a encomenda do A321neo. Estamos empenhados em prestar todo o nosso apoio à Japan Airlines à medida que a sua frota crescente é implantada em mais rotas na sua rede, tanto a nível nacional como internacional.”
Até ao final de junho de 2024, a Família A350 tinha conquistado mais de 1.300 encomendas firmes de 60 clientes em todo o mundo, o que a tornava uma das aeronaves widebody de maior sucesso de sempre.
O A321neo é o maior membro da família A320neo, a mais vendida da Airbus. Ao incorporar motores de nova geração e Sharklets, o A321neo traz uma redução de ruído de 50% e mais de 20% de economia de combustível e redução de CO₂ em comparação com as aeronaves de corredor único da geração anterior, ao mesmo tempo que maximiza o conforto dos passageiros na cabine de corredor único mais ampla do céu. Até à data, mais de 6.400 A321neos foram encomendados por mais de 90 clientes em todo o mundo.
Comments