A nossa redação recebeu para teste de alguns dias o fantástico Jaguar F-Pace SVR. Um carro carregado de atributos, apaixonante, que consegue harmonizar a carroceria ao estilo SUV com uma esportividade rara neste perfil de veículos. Também como elogio antecipado ao design e ao trabalho da engenharia britânica, o elegante casamento entre as linhas esportivas e agressivas, mas sem deixar de lado os traços tradicionais e até de certa forma conservadores da Jaguar.
Como curiosidade em nosso teste, o fato de todos os dias em que estivemos com o carro terem sido dias de chuva continua, sem dar muita trégua para fotos. Ainda assim reunimos um conjunto de bons momentos para ilustrar nossa pauta, e mais importante, não deixámos de rodar mais de 800 km com ele, o que nas condições em que foi realizado o teste serviu para observar o altíssimo nível de segurança do modelo em pisos especialmente molhados.
Mas ainda antes de detalharmos nossa experiência ao volante do Jaguar F-Pace SVR, queremos agradecer desde já a vossa leitura e o compartilhamento da matéria com conhecidos, amigos e família, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião sobre o modelo testado e o nosso conteúdo. Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, além de sugerir que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e Twitter.
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Esportividade e elegância
Como antecipado, o design desta versão SVR reserva detalhes que entregam ao modelo uma maior esportividade, o suficiente para na observação externa logo percebermos que não é um F-Pace “comum”, e sim um veículo carregado de capacidade e performance. A marca britânica tem o kit especial para a versão que se destaca pelo para-choque dianteiro SVR, frisos laterais na cor da carroceria e para-choque traseiro também com o mesmo tipo de acabamento. Também atrás, destaque mais que perecido para a saída quádrupla de escape com ponteiras de 95 mm, que, além da sinfonia para os ouvidos, assinam a esportividade do F-Pace SVR quando visto de traseira.
Já os espelhos retrovisores são na cor da carroceria, elétricos e com memória, com sistema de rebatimento elétrico, aquecimento, incluindo sinalizadores dinâmicos de mudança de direção além de luzes de aproximação. Ainda olhando para as laterais, é visível a “assinatura” SVR, numa proposta que entrega faróis dianteiros com sistema de comutação automática, assinatura em DRL, além de lanternas traseiras em LED.
Outro grande destaque são as esportivas rodas de 21” onde são instalados pneus de medida 265/45R21 da Pirelli com sistema de monitoramento da pressão. No interior das rodas, nossos olhos são direcionados para observar os freios dianteiros e traseiros de 395 mm com pinças na cor vermelha, chamando a atenção para a esportividade do modelo.
Antecipando dados do teste dinâmico, parte do nosso teste foi desenvolvido com uma viagem para o interior e retorno para São Paulo, e como referido logo no início do nosso texto, nesse percurso sempre tivemos a chuva como companhia, em muitos momentos com índices de queda elevadíssimos, e foi muito interessante observar a capacidade de dissipar a água dos pneus italianos, algo que foi motivo de elogios entre os elementos da nossa equipe, entregando uma sensação de segurança e de domínio do veículo total, naturalmente com o auxílio de todos os muitos recursos tecnológicos disponibilizados pelo Jaguar, itens dos quais falaremos mais na frente.
Como referências em termos de dimensões, o F-Pace SVR tem altura (mm) de 1.670, comprimento 4.762, largura com os retrovisores rebatidos de 2.071 e distância entre eixos de 2.874 mm. Ainda destaque para seu generoso peso de 2.133 kg, vão livre em relação ao solo de 218 mm e, antecipando a entrada no interior, referência para o espaço do porta-malas com amplos 650 litros de volume. Finalizando a observação ao exterior, reiteramos que o F-Pace SVR carrega com rara capacidade a harmonização das elegantes e sóbrias linhas da Jaguar, com detalhes que imediatamente nos fazem perceber que esta versão é esportiva e poderosa.
Pormenores como pinças de freio em vermelho, sinalizadores de mudança de direção dinâmicos, faróis de LED e assinatura DRL fecham uma carroceria que utiliza os detalhes em plástico preto brilhante para dar personalidade ao veículo, do para-choques dianteiro a saídas de ar no capô a peças nas laterais, com isso o F-Pace SVR se consolida como um carro de uma elegância rara, mas que imediatamente chama a atenção pela sua aparência que não esconde seu DNA esportivo.
Hora de olhar para o luxuoso interior do Jaguar F-Pace, a começar pela qualidade dos materiais utilizados, o acabamento primoroso, e um excepcional isolamento acústico, o que fazem do habitáculo do modelo britânico um local ideal para horas e horas de prazer, onde o tempo passa rápido demais. O acesso é, naturalmente, pelo sistema presencial sem chave.
Antecipamos para vocês que tivemos de tomar a decisão de listar apenas alguns dos itens que consideramos mais relevantes, já que a lista de tecnologias, detalhes e facilidades é muito extensa, sabendo, no entanto, que vamos deixar de fora outros tantos pormenores que fazem do F-Pace SVR um carro tão apaixonante.
Requinte e Tecnologia em amplo espaço interno
De imediato salta aos nossos olhos a elegante cor dos bancos em Alcântara e couro Windsor com apoios de cabeça onde o emblema SVR se destaca, identificação da versão que é extensível aos apoios de cabeça (3) traseiros. Ainda nos bancos dianteiros, destaque para o ajuste elétrico com 14 modos, aquecimento, resfriamento, memória e um apoio lateral bem significativo, principalmente na área das costas.
Também o volante (aquecido) em couro de ótima textura nos lembra a exclusividade da versão SVR. Aliás, o F-Pace SVR é marcado pelos detalhes, já que que cada peça que tocamos ou olhamos é inspirada no luxo, requinte e seu DNA esportivo. Referir ainda que a coluna de direção tem ajuste elétrico, além de atrás do volante serem disponibilizadas as chamadas “borboletas” para troca de marchas.
Continuando nosso olhar atento, imediatamente se destaca uma iluminação primorosa de todos os comandos, botões e áreas para objetos. As boas-vindas são dadas pelas soleiras metálicas com a sigla SVR. Igualmente com acabamento em metal observamos os pedais esportivos que ficam imediatamente acima dos tapetes, também eles exuberantes e com o distintivo SVR.
Ainda se destacando no elegante interior que utiliza diversos tons, observamos o revestimento do teto em Alcântara, chamado de Ebony, além de peças com acabamento em Fibra de Carbono.
O sistema de áudio Meridian é dos mais refinados que já vivenciamos no universo dos veículos Premium, entregando um ambiente interno de verdadeira “sinfonia” sonora. O sistema de áudio é comandado, além de opções no volante, através da tela Touchscreen de 11.4", corretamente posicionada, e que permite conexão sem fio aos sistemas Android Auto e Apple Car Play. Falando em celular, não faltava em nossa unidade o carregador sem fio para dispositivo móvel e o sistema de Head-Up Display que projeta algumas informações no para-brisa em frente do motorista, estes dois itens opcionais do modelo.
O habitáculo do Jaguar F-Pace SVR é um mundo de emoções em que todos os nossos sentidos são estimulados, contribuindo para isso o ar-condicionado automático digital de quatro zonas, com saídas para os bancos traseiros além de um sistema que filtra o ar que entra na cabine, diminuindo o risco de bactérias e vírus no interior, entregando um ambiente de maior qualidade, algo que marcas como Jaguar, Land Rover ou Volvo, por exemplo, levam muito a sério, melhorando consideravelmente o ar na cabine de seus modelos.
Ainda no interior destaques merecidos para o lindíssimo painel de instrumentos digital e dinâmico, o amplo console central com apoio de braço, área que disponibiliza alguns comandos como o freio de estacionamento elétrico e a elegante manopla de câmbio. Teto panorâmico que permite um contato ainda mais prazeroso com a paisagem a nossa volta é outro importante argumento no conforto, além de não faltarem itens obrigatórios como cintos de segurança de três pontos em todas as posições além do sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil. Terminando nossa observação ao interior do Jaguar, referência ao porta-malas, que tem abertura e fechamento da tampa de forma elétrica, entrega 650 L e tem soleira em metal para consolidar a elegância e exclusividade como característica de todos os pontos de acesso ao interior do F-Pace SVR.
Carroceria de SUV mas dinâmica de carro esportivo
Poderíamos dizer que a versão mais rápida e luxuosa do britânico Jaguar F-Pace é uma plataforma tecnológica que entrega um nível bem elevado de conforto, segurança e esportividade.
A Jaguar não esqueceu itens “básicos”, como freio de estacionamento elétrico, 6 airbags, auxilio de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica com ajuste ao estilo de condução e progressiva, controle de velocidade de cruzeiro com assistente na direção e manutenção na faixa de rodagem, assistente a frenagem de emergência, auxilio e monitoramento dos pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, entre muitas outras tecnologias que, listadas aqui, tornariam o nosso texto muito longo.
Mas a todo o vasto conteúdo já descrito, a marca adicionou argumentos que elevam o desempenho dinâmico, o que torna a condução do F-Pace SVR a prova de que um SUV também pode ser um fantástico carro esportivo e onde os limites são bem mais além.
Para iniciar a explosão de sensações, acionamos o botão start/stop e imediatamente o lindo ronco do motor de 8 cilindros e 5.000 cm³ é revelado. Para apaixonados por carros, como nós, soa a uma verdadeira sinfonia o som emitido pelas 4 saídas de escapamento. A potência máxima deste motor é de 550cv, conseguida nas 6.250 rpm, e o torque máximo é de 71,4 kgfm nas 3.500 rpm. Um poderoso propulsor aspirado, de injeção eletrônica e duplo comando de válvulas no cabeçote que entrega uma impressionante capacidade de deslocar os mais de 2100 kg de peso da proposta, não faltando agilidade e grande elasticidade, sobrando potência em praticamente todos os regimes de giro. Para se ter uma ideia da capacidade deste motor, ele é capaz de levar o F-Pace SVR da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,0s.
No Jaguar F-Pace SVR nós podemos escolher o modo de condução, do Econômico ao Sport, são diversos parâmetros de disponibilidade, tanto do motor, como de ajustes nas relações da transmissão e até mesmo o ajuste fino da suspensão. Obviamente que o prazer de dirigir no modo Sport ficou restrito a lugares fechados onde pudemos tirar todo o partido da capacidade do veículo.
E já que falamos de suspensão, ela se apresenta dinâmica e de altíssima capacidade, se adaptando a todas as circunstâncias de pista que enfrentamos, sendo independente nas quatro rodas com braços sobrepostos na dianteira (Double Wishbone) e multibraço (ou Multilink) na traseira. Com isso o Jaguar se comporta como um verdadeiro esportivo quando dirigido como tal, ou pode também desempenhar com muita capacidade e conforto as funções de carro da família. É claro que o foco da versão é a esportividade e o desempenho, e isso é exposto a todo o momento. Como expoente máximo ao que a Jaguar tem de melhor em termos de conteúdo tecnológico, dirigir o F-Pace SVR é meio que um convite a superar limites. Se no interior dirigimos com um nível de bem-estar raro, em termos dinâmicos nos sentimos sempre capazes de ir mais além.
Com um sistema 4x4 com tração sob demanda, na estrada ele parece um trem sobre trilhos, já que da forma que você o direciona, ele segue, sendo destaque o rolamento da carroceria em níveis bem reduzidos, e quando necessário, seus freios de altíssima capacidade nos deixam totalmente seguros quanto a sua eficiência. Como referido no início do nosso texto, praticamente todos os dias que tivemos o Jaguar conosco a chuva foi companheira inseparável, o que se dava um certo charme britânico ao cenário observado a partir do confortável interior, dificultou na hora de fazer as fotos para esta matéria. No entanto as condições climatéricas serviram, principalmente, para apreciar a capacidade de devorar uma pista por vezes bem molhada, com índices pluviométricos altíssimos, capazes de formar verdadeiros rios no asfalto, mas onde, tanto a já mencionada capacidade de dissipar a água dos pneus, como ainda o trabalho da eletrônica ao interpretar e ajustar em tempo real o comportamento do veículo ao cenário dinâmico que enfrentamos a cada momento, elevando a segurança para um patamar impressionante, onde o carro está na “mão” o tempo todo.
O câmbio ZF de oito marchas com conversor de torque é mais um item digno de elogio, e com o auxílio da tecnologia ele entrega suavidade na evolução quando em estrada ou até mesmo em condução urbana, optando nossa equipe nesses cenários pelo modo ECO, ou sendo rápido e preciso no poderoso modo SPORT, sendo que a opção pelas trocas manuais de marcha no volante, fazem, neste caso, todo o sentido. O casamento entre motor e câmbio permite uma evolução linear e ampla, entregando elasticidade, potência e capacidade em todos os níveis de giro.
Terminamos com uma referência para o consumo, mais por necessidade protocolar, já que para o feliz proprietário do F-Pace SVR o consumo não deverá ser uma grande preocupação, a não ser por questões ambientais, mas ainda assim, e com o nosso tanque de 82 litros abastecido com gasolina, (este motor não é Flex) o modelo apresentou 6,9 km/l de média em nosso circuito misto (estrada, urbano e pequeno circuito fechado para testar modo Sport na sua plenitude), um resultado que podemos considerar o esperado para um modelo pesado e de alto desempenho.
Conclusão do Editor – O Jaguar F-Pace SVR é para afortunados, aqueles (poucos) que têm o privilégio de poder sair por aí dirigindo uma máquina que surpreende a cada quilometro, que desperta todos os nossos sentidos, literalmente, seja pelo conforto ou tecnologia, pelo bem-estar total no habitáculo, ou ainda, pela surpreendente e contínua capacidade de surpreender no seu dinamismo. Ele se apresenta também com uma rara harmonia entre a tradicional elegância de um Jaguar com a esportividade da versão SVR que adiciona elementos de design que chamam a atenção para um veículo, poderoso e irresistível. A única referência não tão boa que fazemos nesta matéria é para a nossa carteira, que não permite disponibilizar os cerca de 800 mil reais que custa o modelo, reiterando que alguns dos itens da unidade que testámos eram opcionais o que eleva ainda mais nossa frustação, já que o modelo na configuração do nosso teste adiciona algo em torno de 30 mil reais ao preço final. Quanto ao carro – e sem esconder a emoção, ele é fantástico e maravilhoso!
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