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Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Atualizado: 31 de dez. de 2021


Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron
Ficha técnica do Audi e-Tron
Ficha técnica do Audi e-Tron

O Audi E-tron Sportback no acabamento Performance Black foi um dos automóveis mais fantásticos a visitar nossa garagem ao longo do ano de 2021. Primeiro automóvel totalmente elétrico da marca das quatro argolas, ele foi para nós uma fantástica experiência, não só pela excelência do produto, mas por ser um digno representante da mobilidade e esportividade nesse novo universo totalmente elétrico.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

No teste de alguns dias que realizamos com o e-tron tivemos a oportunidade de conhecer algumas das soluções técnicas desenvolvidas pela engenharia de uma das marcas mais avançadas em termos tecnológicos no atual processo de transformação da mobilidade como a conhecíamos até aqui, com motores a combustão interna, para os novos veículos com powertrain totalmente eletrificado.


Além de observar os detalhes externos e internos, afinal são eles que representam as características individuais de cada produto, tínhamos no caso especifico do teste ao modelo da Audi uma curiosidade em interpretar como é atualmente uma rotina de mobilidade totalmente elétrica numa cidade como São Paulo, além de desvendar como se comportaria dinamicamente um veículo com mais de 2.600 kg e que no papel é capaz de ir de 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Mas ainda antes de falarmos especificamente do alvo de nossa atenção, aproveitamos para agradecer desde já a vossa leitura, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião e agradecendo também o compartilhamento da matéria com conhecidos, amigos e família. Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, além de sugerir que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e Twitter.


Vocês também podem encaminhar vossas dúvidas sobre os modelos que testamos para o e-mail redacao@revistapubliracing.com.br, que nossa equipe terá o maior prazer em elucidar todas elas.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Design Imponente

Hora então de conhecer este fantástico modelo. Sem dúvida que a unidade que a Audi do Brasil gentilmente nos cedeu para realizarmos este teste, incorpora uma cor que destaca sua a esportividade. Um lindíssimo azul, que harmoniza com as diversas peças em preto brilhante utilizadas no acabamento da carroceria, da grade frontal à área onde habitualmente são instalados os faróis de neblina, passando pelo friso na parte inferir das portas e toda a moldura das janelas. Além disso, a cor do carro também realça as pinças do disco de freio, em tom laranja e ajudando a destacar a esportividade do modelo de dentro das esportivas rodas de aro 21 onde são instalados pneus de medida 265/45 R21.


Sua postura é de um veículo musculoso, com dimensões generosas. São 4 901 (mm) de comprimento, 1 935 de largura, altura de 1 616 e entre eixos de 2 928 com um vão livre em relação ao solo de 170 mm. Também considerável é seu peso, são 2 650 kg, lembrando que se trata de um veículo puramente elétrico e que carrega 36 módulos de baterias com peso total de cerca de 700 kg.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Em termos de design ele é impactante, principalmente pela envergadura, com destaque obvio para a ausência dos espelhos retrovisores, substituídos por duas câmeras que ficam em duas pequenas hastes instaladas nas portas e que acompanhando em seu acabamento os detalhes em preto brilhante. Este é um dos pormenores que mais chama a atenção de quem passa por perto do e-tron, a ausência os espelhos retrovisores.


Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Já que falamos do item que é uma das características do modelo, referir que as imagens das câmeras são exibidas para o condutor na área superior das portas, e que demora algum tempo até nosso cérebro deixar de procurar os retrovisores no exterior do veículo, para assim conseguirmos o automatismo de olharmos para as telas numa área que, até esta experiência, nunca havia sido utilizada para esta solução.


Confesso que só após algumas horas de condução ao volante do e-tron começamos a usufruir em toda a plenitude da tecnologia entregue. Também mantemos a dúvida se esta foi uma solução que veio para ganhar espaço, ou apenas uma experiência de exposição tecnológica da marca germânica aplicada neste produto especifico. Todas as grandes mudanças em nossas vidas requerem uma rotura com hábitos adquiridos, por isso temos a opinião que esta solução possa ser uma opção para o futuro da mobilidade, já que através de diversos ajustes ela entrega mais dinamismo e segurança em relação à informação que chega até nossos olhos do que acontece nas laterais do veículo.



Terminamos as referências ao exterior do Audi e-tron falando, primeiro, do eficaz sistema de faróis Full LED com luz de mudança de direção dinâmica e uma excelente capacidade de iluminação noturna, incorporando ainda uma elegante e marcante luz de condução diurna. O toque final chega através do spoiler que dá acabamento à tampa do porta malas.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Interior luxuoso e tecnológico

O acesso ao interior é realizado pela chave presencial que nos dá acesso a um habitáculo digital, moderno e naturalmente luxuoso. A mesma sensação de grandiosidade do exterior é exposta no interior, onde a tecnologia e o conforto marcam presença em todos os pormenores. Do teto panorâmico aos bancos de acabamento em couro alcantara de ergonomia muito boa, tudo é pensado no conforto. São 4 zonas de ar-condicionado automático digital, com bancos dianteiros de ajuste elétrico e o do condutor com memória, sistema de iluminação interno com opção de conjugação de várias cores, algo verdadeiramente impactante quando anoitece ou entramos numa garagem, imediatamente nos deparamos com um fascinante mundo iluminado, tornado o interior do e-tron no ambiente noturno ainda mais incrível.


Não faltam recursos considerados básicos como encosto de cabeça e cinto de três pontos para todas as posições, sistema de fixação e cadeirinha infantil ISOFIX, e outros não tão básicos, mas já obrigatórios até em veículos de segmentos inferiores, como porta luvas climatizado, espelhamento de celular sem fio com carregamento por indução e navegador de GPS nativo.


Continuando a lista de itens que não foram esquecidos pela Audi estão; freio de estacionamento elétrico, sistema que auxilia a saída em rampa, câmera traseira e de visão 360° do veículo com sensores na dianteira e traseira para ajudar nas manobras, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência com alerta de colisão frontal, e sistema de comutação do foral alto.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

O Audi e-tron é verdadeiramente surpreendente, e no interior três telas de LCD tão vida à digitalização da proposta, uma no painel de instrumentos, outra ao serviço do central multimídia, e logo abaixo, uma terceira, para funções como climatização e opções de iluminação do interior do veículo.


Todo o painel frontal é acabado com materiais de ótima qualidade e a solidez na integração de todas as peças do interior chama a atenção pela qualidade irretocável. Ainda de design que nos agradou muito, a área entre os bancos dianteiros, com o console em posição elevado, parecendo cabine de avião, pelo cuidado em iluminar cada comando, além da distribuição muito acertada de todas as funções disponibilizadas, sem esquecer naturalmente o espaço imprescindível para objetos.



Como tudo no e-tron é grandioso, literalmente, nesta versão Performance Black as soleiras das portas são de alumínio e iluminadas, harmonizando com a projeção no solo do logotipo e-tron na abertura das portas, tornado o momento de entrar e sair do e-tron algo irresistível. Além disso, o teto preto harmoniza com os bancos esportivos de acabamento em alcantara, e a marca inclui um sistema de áudio da Bang & Alufsen 3D com o som distribuído por 16 saídas espalhadas pelo interior do habitáculo.


Finalizamos o resumo ao interior com uma nota de destaque para as generosas dimensões da cabine, apesar do espaço “roubado” pela distribuição das baterias abaixo do piso, mas ainda assim de dimensões pouco comuns, amplitude extensível ao porta-malas que tem abertura elétrica sem mãos (através do movimento dos pés) e disponibiliza 555 litros de volume para bagagens.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Dinamismo de verdadeiro esportivo

Mas após falarmos de tanta tecnologia no espetacular modelo, ainda restava muito para sermos surpreendidos. Antecipamos nossa avaliação dinâmica com aspectos relacionados à segurança e destaque para o ótimo pacote de oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelho), numa proposta que naturalmente adiciona soluções técnicas como o controle eletrônico de estabilidade e tração, fazendo parte de um pacote de tecnologias que permitiram um comportamento dinâmico que superou claramente nossas expectativas


Mas vamos lá! Acionado o botão que inicia todo o sistema, imediatamente toda a capacidade do e-tron fica disponível. São dois motores elétricos, um deles posicionado no eixo dianteiro, com 183 cv e torque de 31,5 kgfm de torque, e outro no eixo traseiro, entregando 225 cv com torque de 36,2 kgfm. Os dois juntos disponibilizam uma potência total de 408 cv com torque combinado de 66,7 kgfm.


Com estas referências partimos para alguns dias de contato com uma proposta totalmente elétrica e esportiva. Os números impressionam, e vale relembrar o peso já informado, precisamente 2 650 kg, ainda assim, a esportividade do modelo é surpreendente. Naturalmente que seu torque é praticamente imediato e sua capacidade de aceleração impressionam. São 5,6 segundos da imobilidade aos 100 km/h e é necessário frearmos nosso ímpeto em relação ao prazer de dirigir que o modelo proporciona, já que havia outro aspecto não menos importante para avaliar, até onde nos levava em termos de autonomia o Audi e-tron em nosso habitual circuito misto (urbano e estrada).

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Logo nos primeiros quilômetros ficou evidente o ótimo trabalho da suspensão, que se ajusta eletronicamente e é independente nas quatro rodas, de braços sobrepostos na dianteira e multibraço na traseira proporciona um comportamento exemplar ao modelo. Com o ótimo trabalho de distribuição das baterias e naturalmente do seu peso na estrutura do veículo, isso possibilitou uma proposta de centro de gravidade baixo, entregando um desempenho verdadeiramente esportivo, rápido, preciso e ágil. E tudo no mais puro silêncio, já que ao interior nada chega do mundo lá fora, tudo por conta do magnifico trabalho no isolamento acústico do habitáculo, verdadeiro trabalho de arte da engenharia germânica.


Descobrimos então uma forte essência esportiva no modelo, e como qualquer carro com estas características, e neste caso particular, com toda a já referida massa dinâmica em deslocamento, os freios são fundamentais para a segurança, e no caso do e-tron de fantástica eficiência, com discos ventilados de grandes dimensões nas quatro rodas. Como referido no inicio do nosso texto, o sistema de freios é composto por umas lindíssimas pinças em tom laranja que entregam ainda mais esportividade ao modelo.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Com tração integral e distribuição de torque entre os dois eixos, a proposta consegue um nível de desempenho em curva muito próximo a um carro de corrida, com contato total das rodas com o solo, e permanente ajuste da potência aplicada de acordo com a dinâmica da manobra. Ainda contribuindo muito para a sensação de carro esportivo, sua direção de assistência elétrica muito direta, entregando reações precisas e seguras.


Mas se a esportividade do modelo ficou explicita de forma surpreendente, faltava saber mais sobre sua essência puramente elétrica. E sua autonomia nos deixou realmente tranquilos desde o inicio do teste, percebendo de imediato que sua eficiência não sofria aceleradas surpresas, pelo contrário, é muito fácil rapidamente entender como são gastos os 95 KWh de capacidade total das baterias, o que segundo a marca permite algo em torno de 440 km de autonomia.



É claro que a distância total possível com uma única recarga tem variações de acordo com o estilo de condução e até mesmo a adaptação do condutor ao estilo próprio de um veículo elétrico, que regenera a energia utilizada em frenagens e desacelerações, sendo notório quando estamos em descidas mais longas, e a autonomia cresce de forma clara no indicador do painel de instrumentos. Mas no Audi e-tron tudo é bem tranquilo para podermos programar uma viagem em família, embora sabendo da atual realidade em relação à infraestrutura de recarga nas principais rodovias do Brasil, ainda bem restrita. Com o e-tron já dá para programar viagens mais longas, sabendo que com um carregador rápido de 150 kW recarregamos 80% da bateria em pouco mais de 30 minutos e num tomada normal são cerca de 13 horas, uma boa noite de sono.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Além de alguns hotéis, supermercados, e postos de abastecimento, restaurantes e outros lugares de lazer já incluem em sua infraestrutura pontos de recarga para veículos elétricos. Em nosso caso, e após dois dias de condução urbana, decidimos ir para a estrada com uma autonomia que excedia (por segurança) o necessário para ir de São Paulo a São Roque e voltar, cerca de 140 km (ida e volta). O destino programado nos levou até ao simpático restaurante Vila Don Patto onde sabíamos está disponível um carregador para veículo elétrico.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Ao chegarmos, nosso Audi e-tron ficou “abastecendo” de forma gratuita por cerca de 45 minutos, tempo suficiente para um café e um pastel de Belém, adicionando mais 85 km de autonomia às nossas baterias.


Este momento é oportuno para referir que, embora requerendo um planejamento para o qual nosso cérebro muitas vezes não está (ainda) preparado, já é possível com um veículo da qualidade do e-tron, e muito por conta dos seus dados precisos e sem surpresas, ter uma rotina de mobilidade totalmente elétrica em algumas regiões do país, nomeadamente São Paulo. Com ele, além do dia a dia urbano, conseguimos realizar viagens de ida e volta entre algumas das principais cidades do estado, e também podemos chegar a outras importantes capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Curitiba, naturalmente com pequenas paradas programadas para recarga rápida, tudo sem surpresas e de forma segura.


Cabe aqui ressaltar que a Audi tem como objetivo para 2022, instalar carregadores rápidos em todas as suas concessionárias espalhadas pelo país e que ficarão disponíveis para quem utiliza veículos da marca, ampliando as possibilidades para viagens mais rápidas em distâncias maiores.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Conclusão do editor – O Audi e-tron nos remete para o futuro da mobilidade elétrica, talvez nos deixe com uma referência alta de mais para o que vem por ai, já que chegarão ao nosso mercado veículos elétricos mais acessíveis (não mais populares) e com toda a certeza com bem menos qualidade.


O Audi e-tron é tão tecnológico que por vezes chega a necessitar de uma atenção especial para determinados detalhes dos quais necessitamos de novas referências, mesmo nós, que habitualmente mudamos de carro praticamente toda a semana, e que, por isso mesmo, já carregamos conosco uma “chave” especial que desliga as referências de um modelo testado anteriormente, para outro que acabamos de receber para conhecer. Mereceu uma atenção especial a observação da movimentação lateral do veículo através das imagens disponibilizadas nas telas na área superior das portas e que substituem os espelhos retrovisores, embora, após algumas horas, sejam claras as vantagens pelas configurações permitidas em beneficio da segurança. Mas no inicio é sim, complicado, até para pequenas manobras na garagem do condomínio, já que as referências visuais em termos de profundidade mudam completamente.

Avaliação: A esportividade totalmente elétrica do fascinante Audi e-Tron

Também suas grandes dimensões e seu diâmetro de giro de 12,2 metros exigem alguma adaptação para manobras em pequenos espaços. No entanto, e após estas pequenas referências, tudo no e-tron é marcante e apaixonante, incluindo sua esportividade e dinamismo, comportamento de verdadeiro esportivo que permite emoção em alta velocidade, com a certeza de estarmos contribuindo para um mundo melhor para nossos filhos e netos.


Um habitáculo de qualidade rara que entrega um fascinante mundo interior, numa proposta que tem preço de referência para o mês de dezembro de R$ 679.990 . Para sermos totalmente justos com o produto, teremos que dizer que o Audi e-tron Sportback Performance Black foi um dos veículos mais surpreendentes que já visitou nossa redação ao longo dos últimos anos, e, confirmando isso, a primeira vez que em 10 anos de avaliações e comparativos na Revista Publiracing um veículo atinge em nossos testes a marca de 94 pontos dos 100 possíveis.


Um abraço e Boas Festas a todos!

Classificação do teste Audi e-tron
Classificação do teste Audi e-tron



 

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